Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/06/2012
SAE BRASIL discute novos materiais e avanços na nanotecnologia, dia 4 em SP

Encontro será no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana) das 8h às 18h

A evolução dos estudos da nanotecnologia e o surgimento de materiais que inovarão e proporcionarão mais qualidade de vida ao ser humano são alguns dos assuntos do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. O encontro será realizado dia 4 de junho, no Centro de Convenções Milenium, na Vila Mariana, SP.

Promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o simpósio terá como tema central os “Segredos na seleção de materiais dos novos projetos na indústria da mobilidade”, e este ano contará com visita técnica no dia 5 de junho ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o maior complexo de pesquisas do Hemisfério Sul, mantido pelo governo federal e que está sediado na cidade de Campinas, SP. Os participantes irão conhecer os Laboratórios Nacionais de Nanotecnologia (LNN), Bioetanol, Biociências e de Luz Síncrotron (LNLS), com o acelerador de partículas e ver na prática tudo o que foi apresentado no dia anterior.

“Essa visita será muito interessante, pois conhecer os tipos de equipamentos utilizados nas pesquisas ajuda a entender como realmente funciona o desenvolvimento da Nanotecnologia. Além disso, é importante saber o que já foi feito, o que está sendo realizado e o que será desenvolvido no futuro”, explica Ricardo Takeo Kuwabara, chairman do simpósio.

O encontro contará com a participação de todos os elos da cadeia produtiva: empresas desenvolvedoras, fornecedores da matéria-prima, entidades financiadoras de pesquisas e universidades. “Trabalhamos duro para que o simpósio deste ano seja tão bom quanto foi o de 2011. Novamente traremos especialistas de renome do Brasil e do exterior", ressalta o diretor da Seção São Paulo, Alberto Rejman.

Para o diretor geral do simpósio, mostrar os últimos estudos e possibilidades da nanotecnologia em materiais de diversas áreas da produção automotiva não é o único diferencial do simpósio deste ano. “Proporcionaremos um debate entre as lideranças de centros de pesquisa, engenharia e suprimentos das montadoras para discutir questões da viabilidade econômica dos projetos”, afirma Kuwabara.

Painéis – O primeiro painel sobre “Universidades, institutos de pesquisa e órgãos do governo” terá como destaque as pesquisas desenvolvidas em nanotecnologia e os incentivos do governo para esse mercado.

Em seguida, o painel “Materiais metálicos” trará os avanços na utilização de materiais sinterizados, aços de última geração na indústria da mobilidade.

No painel “Materiais poliméricos e compósitos com nanotecnologia” será possível conhecer o uso de nanoselantes na blindagem de automóveis, coberturas de proteção em autopeças e o que a indústria aeronáutica desenvolve em matéria de compósitos de última geração. A seguir, no painel “Novos materiais para autopeças”, os palestrantes mostrarão a possibilidade de construir componentes já existentes nos automóveis, porém com materiais que ajudarão na redução de peso, custos e melhoria da durabilidade.

Por último o painel “Lideranças da indústria e das instituições” trará os executivos de centros de pesquisas, engenharia e suprimentos das montadoras com o objetivo de proporcionar uma discussão para que estas áreas encontrem um caminho viável para a construção de produtos mais confiáveis, com materiais de última geração e a custos menores.

“Os eventos técnicos das seções regionais da SAE BRASIL adicionam ao calendário da entidade o debate de temas específicos aos interesses dos pólos industriais locais, com resultados extremamente positivos para o desenvolvimento de novos produtos”, aponta o presidente da SAE BRASIL, Vagner Galeote.

Confira a programação:
7h - Credenciamento
7h50 - Abertura com Alberto Rejman diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL

Painel universidades, institutos de pesquisas e órgãos do governo
8h - Palestra: "Ensino e resultado de pesquisas da Engenharia de Materiais em universidades brasileiras e institutos", com a professora Renata Simão (UFRJ).
8h20 - Palestra: "Os recursos do LNN para a indústria brasileira", com o professor Fernando Galembeck (LNNano).
8h40 - Palestra: "Institutos de pesquisa para a competitividade da industria", com o professor Jefferson Gomes (EMBRAPII)
9h - Palestra: "Nanomateriais para a industria automotiva", com o professor Koiti Araki (IQUSP).
9h40 - Perguntas e respostas: coordenação de Alexandre Barros (Ford)

Painel Materiais Metálicos
Tema: Novos materiais metálicos para a indústria da mobilidade.
10h10 - Palestra: “Desenvolvimentos de materiais sinterizados para a indústria da mobilidade”, com Henrique Lopes da Höganäs; e José Correa Neto da Mahle-Miba.
10h30 - Palestra: “Inflatable side impact beams in martensitic steel”, com Peter Alm, da SSAB Sweden.
10h50 - Palestra: “Aços compostos de última geração”, com André Sereno Lopes da Brasmetal Waelzholz.
11h10 - Perguntas e respostas: coordenação de José Luís Albertin (Hyuma).

Painel de Materiais Poliméricos e Compósitos com Nanotecnologia
Tema: Materiais poliméricos, resinas, compósitos e coberturas.
11h30 - Palestra: “Innovative Coatings for Automotive Applications based on Nano-X-Technologies” com dr. Stefan Sepeur da NANO-X GmbH da Alemanha.
11h50 - Palestra: “Aplicação de materiais compósitos na indústria aeronáutica”, com Fabiano Lobato e Luiz E. Rimoldi da Embraer.
12h10 - Palestra: “Uso de nanoselantes para a blindagem de veículos”, com Flávio Reina da Truffi Blindagens e Wang Chen da Adespec.
12h30 - Perguntas e respostas: coordenação de Ricardo Takeo Kuwabara (Keldak)

Painel Novos Materiais para Autopeças
Tema: Novos materiais alternativos desenvolvidos para veículos ‘Made in Brazil’
14h20 - Palestra: “Desenvolvimento de tanques de combustível metálicos com recobrimentos desenvolvidos por nanotecnologia”, com Marley de Souza Lemos da Aethra.
14h40 - Palestra: “Montagem de fiações elétricas 100% em alumínio de veículo”, com Antonio Rosati da Delphi.
15h - Palestra: “Tanque de combustível em alumínio”, com Rodrigo Santos da Bruning Tecnometal.
15h20 - Perguntas e respostas: coordenação de Marco Colosio da General Motors.

16h10 - Painel debate das lideranças de engenharia e suprimentos das montadoras
Tema: Como acelerar a introdução das novas tecnologias na produção, casos de sucesso, desafios e oportunidades.
Embraer: Luciano Pedrote - Engenharia
GM: Cláudio Bello – Suprimentos
Luciano Santos - Engenharia Experimental
FAPESP: professor Sérgio Queiroz
LLNANO: professor Fernando Galembeck
Mercedes Benz: Luiz Augusto Soares - Engenharia
Mauro Paraíso - Logística
Coordenação: Guilherme Sortino da FAAP.

17h40 - Encerramento e comentários finais
“Palestra Novos materiais e nanotecnologia na indústria da mobilidade” com Ricardo Takeo Kuwabara, chairman do Simpósio.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308