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 Release
29/05/2012
Estudantes brasileiros constroem carros mais leves para a Formula SAE LINCOLN

Universitários da FEI e Unicamp participam de competição internacional entre os dias 20 e 23 de junho, nos Estados Unidos

Os estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apostam na redução de peso dos dois carros tipo Fórmula para se destacar na Formula SAE LINCOLN. Os protótipos, construídos dentro das duas instituições de ensino, competirão com mais de 80 carros originários dos EUA, México, Japão, Canadá e Índia, entre os dias 20 e 23 de junho, em Lincoln, nos EUA.

A equipe Fórmula FEI, pentacampeã nacional, será representada nos EUA por nove integrantes. O projeto, denominado RS7, sofreu várias alterações em relação ao que venceu a competição brasileira, em novembro. “O chassi é o menor já construído pela equipe, o que contribuiu para reduzir 10% do peso total do carro”, explica Lucas Kira, capitão da equipe. O carro, movido a etanol E85, atinge velocidade máxima de 120 km/h e pesa 160 kg.

Entre outras alterações, o conjunto de amortecedores e molas, que compõe o sistema de suspensão, está posicionado na parte inferior do veículo e somado com a posição mais baixa do motor geraram diminuição de 240 mm para 225 mm no centro de gravidade e melhoria no desempenho em curvas. Além disso, os estudantes redimensionaram os coletores de admissão e escapamento do veículo, para aumentar a potencia em médias e altas rotações.

Tração inteligente - O carro da FEI também possui controle de tração inteligente, que compara as velocidades das quatro rodas e controla o torque do motor garantindo desempenho ideal, principalmente em condições de chuvas. “Modificamos o projeto com o objetivo de superar nossa própria marca de 10º colocado mundial, conquistada em Michigan, em 2009”, afirma Kira.

Unicamp - A equipe FSAE-Unicamp, estreante em competições internacionais da categoria, viaja com 20 integrantes. Os estudantes construíram a carenagem do carro com fibra de carbono e, com isso, reduziram 3 kg no peso do veículo, agora com 205 kg.

A FSAE-Unicamp utilizou aço microligado em substituição a maioria das peças em aço 1020. “Esse material oferece maior resistência, dessa forma, em alguns conjuntos do carro, foi possível reduzir até 20% de peso, além de ganhar mais segurança”, comenta André Stuart Nogueira, capitão da equipe, que espera aumentar o conhecimento na engenharia em Lincoln. O carro de Campinas atinge velocidade máxima de 125 km/h.

As equipes Fórmula FEI e FSAE-Unicamp ganharam o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE Lincoln após conquistarem o primeiro e segundo lugares, respectivamente, na Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, ocorrida em novembro de 2011.

Fórmula SAE - Os carros Fórmula SAE têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. A construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, sob a orientação de um professor, de acordo com regras definidas pela SAE International.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

“Essa competição é para os estudantes de nível superior uma experiência no gerenciamento de projeto e construção dos carros e uma oportunidade sem igual para aplicar o que aprenderam no curso de engenharia”, avalia Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.




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