Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/05/2012
Expoentes da academia debatem inovação na manufatura, dia 23 em Curitiba, PR

Terceira edição do Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura será realizada no dia 23 de maio, na Universidade Positivo

Para discutir a gestão do conhecimento e a inovação na manufatura, a Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL realizará no dia 23 de maio o 3º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura. O encontro será sediado no Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba, PR (rua Prof. Viriato Parigot de Souza, 5300).

No simpósio importantes nomes do meio acadêmico e industrial brasileiro apresentarão as últimas novidades para melhorar os processos de produção, entre eles Jefferson Gomes, doutor em mecânica pela RWTH-Aachen da Alemanha e professor da Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica e coordenador do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Gomes fará palestra com o tema “Futuro da Manufatura Moderna”.

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gomes tem a carreira industrial e acadêmica focada na Engenharia Mecânica e Produção, principalmente nos setores de análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais e sustentabilidade em processos de fabricação. Desde o ano passado o engenheiro acumula a gerência executiva do Departamento Nacional do SENAI para Tecnologia e Inovação.

Silvio Meira, presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), também participará do simpósio, em que falará sobre as singularidades no contexto da manufatura e do uso da tecnologia da informação na melhora dos sistemas de manufatura.

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e doutor em Ciência da Computação pela University of Kent at Canterbury no Reino Unido, Meira é professor titular da UFPE, colunista, comentarista e consultor independente. Autor de mais de 200 artigos científicos e tecnológicos, Silvio Meira é considerado um dos expoentes da tecnologia da informação do Brasil.

Ícone da aviação brasileira e ex-presidente da Embraer, Ozires Silva, também participará do simpósio com apresentação sobre inovação e empreendedorismo na indústria. Piloto militar e engenheiro pelo ITA, Ozires Silva foi um dos criadores da Empresa Brasileira de Aeronáutica, a qual presidiu por 16 anos. Foi professor de Ensaios em Voo no ITA, dirigente da Petrobras e ministro da Infraestrutura. Atualmente, é vice-presidente da Academia Brasileira de Estudos Avançados, presidente da Pele Nova Biotecnologia S/A e reitor da Unimonte, de Santos.


Além destes participarão do simpósio Wilson Lotério, presidente da Perkins; Daniel Kikina, representante do comitê de inovação Volvo; Ismael Akiyama, da Akiyama Soluções Técnicas; Alessandro Besen Barbosa, diretor da unidade da Tuper de São Bento do Sul; Larissa Rotondo, gerente industrial da Nutrimental; Ricardo Barros, secretário de Indústria e Comércio do Estado do Paraná, e Filipe Cassapo, diretor do Centro Internacional de Inovação (C2I), que irá mediar um debate com os palestrantes. “Esses nomes estão à frente nas pesquisas nacionais de manufatura e das novas tecnologias, portanto têm muito a agregar a quem for ao evento”, declara José Marcio Fernandes, chairman do simpósio.

Para Norberto Fabris, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os encontros são a vitrine dos avanços da engenharia da mobilidade em diferentes áreas, trazidas ao debate nas palestras de grandes especialistas. “Trata-se de uma oportunidade sem igual para a atualização nas tendências e novas soluções tecnológicas”, ressalta Fabris.

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Palestra de abertura com Wilson Lotério, presidente da Perkins.
8h45 – Palestra “CENÁRIOS DA INDÚSTRIA – REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA”, com o secretário da Indústria e Comércio do Estado do Paraná, Ricardo Barros.
9h15 – Palestra Magna “INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA”, com o ex-presidente da Embraer, Ozires Silva.

Painel 1 – Gestão do Conhecimento na Manufatura
10h30 – “GESTÃO DO CONHECIMENTO – WCM”, com o professor da FAE, José Vicente.
11h15 – “INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA NA MANUFATURA”, com a gerente industrial na Nutrimental, Larissa Rotondo.

Painel 2 – Inovação na Manufatura como fator de competitividade
13h30 – “O FUTURO DA MANUFATURA MODERNA”, com o Jefferson Gomes, professor do ITA.
14h30 – “SINGULARIDADES NO CONTEXTO DA MANUFATURA”, com o professor PhD. da UFPE, Silvio Meira.

Painel 3 – Eficiência operacional x inovação e criatividade
16h – “DESAFIOS DA INOVAÇÃO”, com Ismael Akiyama, da Akiyama Soluções Técnicas.
16h20 – “PROGRAMA DE INOVAÇÃO DA VOLVO”, com o representante do comitê de inovação Volvo, Daniel Kikina.
16h40 – “INOVAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS NACIONAIS EM MERCADOS GLOBAIS”, com o diretor da unidade da Tuper de São Bento do Sul, Alessandro Besen Barbosa.
17h – Debate mediado por Filipe Cassapo, diretor do C2I.
17h45 – Palestra de encerramento com João Boscardini, presidente e proprietário da Planair.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308