Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/05/2012
Ministério da Saúde apresenta Coap no 3º Ciclo de Palestras, em Santo André

3º Ciclo de Palestras RD Ideias Saúde no ABC – Desafios e Oportunidades será realizado nesta sexta-feira, na Faculdade de Medicina do ABC

O Ministério da Saúde apresenta nesta sexta-feira (11), em Santo André, o Contrato Organizacional de Ação Pública (Coap), que estabelecerá as responsabilidades dos municípios, Estados e União nas questões da saúde em todo o País. O lançamento será feito pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, na abertura do 3º Ciclo de Palestras RD Ideias Saúde no ABC – Desafios e Oportunidades. A realização é do jornal Repórter Diário, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O encontro será na Faculdade de Medicina do ABC e vai reunir importantes atores da saúde, como os prefeitos dos sete municípios, secretários de Saúde, representante da Secretaria Estadual de Saúde, Fundação do ABC, Associação Paulista de Medicina regionais ABC e dirigentes dos conselhos municipais de saúde e da iniciativa privada.

“O Coap aumentará a governança, pois enfatiza a responsabilidade de cada um com um pacto que aprimora as relações interfederativas”, diz Luiz Odorico Monteiro de Andrade. “Hoje, têm alguns casos de relação direta do município com a União sem passar pela presença do Estado. Queremos o alinhamento”, afirma o secretário do Ministério da Saúde, que anunciará o ABC como pioneiro na ação.

O 3º Ciclo de Palestras RD Ideias Saúde no ABC reunirá três painéis. O primeiro tratará do Coap no ABC e da situação do SUS (Sistema Único de Saúde). Outro painel abordará o papel da Fundação do ABC no sistema de saúde, enquanto case de sucesso no Estado. Os gargalos e as oportunidades da saúde suplementar, na visão da classe médica, Rede D’Or e dos conselhos municipais de saúde são o foco do terceiro painel.

Consórcio

Para alguns expoentes da saúde regional, o encontro é mais que necessário. “Teremos a oportunidade de colocar os temas desafiadores, sem solução local. É uma oportunidade de construir pontes, sob a expectativa de sairmos com boas ideias”, afirma Arthur Chioro, coordenador do GT de Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de São Bernardo.

“É um tipo de evento que tem a grande importância de se lançar ‘células’. É como um congresso de medicina, algo que a gente conhece ou lança de novo”, afirma Antonio De Giovanni Neto, secretário de Saúde de Santo André.

“É ótima oportunidade para a Fundação do ABC refletir sobre sua inserção na comunidade e como assumir o papel de protagonista na melhoria da saúde regional, introduzindo mais qualidade e humanização no atendimento”, comenta Mauricio Mindrisz, presidente da Fundação do ABC, que comemora 45 anos e é gestora de 13 hospitais públicos e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) no Estado.

Marco Akerman, vice-diretor da Faculdade de Medicina do ABC, lembra que a região precisa abrir diálogo com todos os setores da saúde. “Sobretudo porque entendemos que a Saúde não é uma questão só de médicos e de hospitais”, diz.

Luiz Antonio Della Negra, diretor técnico da Rede D’Or São Luiz, Hospital Brasil e Hospital Assunção, afirma que o encontro é oportuno. “É preciso estabelecer diálogo e ter uma visão geral do que cenário atual e dos próximos anos”, comenta o dirigente da rede que, na contramão do fechamento de diversos hospitais nos últimos anos no ABC, prepara novos investimentos na região, agora em São Caetano e Mauá.

“Mais uma vez vamos cumprir o nosso papel enquanto veículo de imprensa, que é estimular o diálogo em toda a sociedade e promover a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta o jornalista Airton Resende, diretor do Repórter Diário.

O encontro começa às 8h30, no anfiteatro Professor Doutor David Everson Uip, da Faculdade de Medicina do ABC (avenida Príncipe de Gales, 821 – Santo André). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo www.reporterdiario.com.br/inscricao/home




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Luisa Peliello – Luisa@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundado em fevereiro de 2005, o Repórter Diário circula no ABC Paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). O jornal tem as redações dos jornais eletrônico e impresso integradas com o foco no conteúdo regional. A versão em papel circula às sextas-feiras. No meio digital (www.reporterdiario.com.br), os leitores podem ler minuto a minuto as noticias do ABC, do Brasil e do Mundo. No final da noite, é editado o jornal eletrônico com as melhores matérias do dia e enviado para mais de 40 mil leitores cadastrados. O relatório Analytics, do Google, mostra que o site tem 220 mil acessos por mês. Já o impresso circula com 20 mil exemplares.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308