Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/05/2012
SAE BRASIL discutirá em Minas Gerais logística reversa na manufatura

Encontro é voltado aos profissionais de toda a cadeia industrial com interesse em aprimorar seus conhecimentos e melhorar essa prática nas empresas

A preservação ambiental cada vez mais influencia a rotina da cadeia industrial automotiva, principalmente às vésperas da Convenção Global Rio+20. É neste contexto que será realizada mais uma edição do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura, em Nova Lima, Minas Gerais. Com o tema Logística Reversa, a Seção Minas Gerais da SAE BRASIL agendou o encontro para 10 de maio, no Amcham Business Center.

Alessandro Bagni, chairman do Simpósio, afirma que a logística reversa, que é o caminho inverso da produção, ou seja, que trata do produto desde o ponto de consumo até o seu local de origem, vem sendo debatida no Brasil em razão do grau de importância. “Nossa intenção é trazer o tema à tona, disponibilizar esse conhecimento para todos os elos da cadeia produtiva e para os estudantes também. Abordaremos meio ambiente e legislação, relacionando-os à logística reversa, além de explorarmos o assunto em apresentações didáticas”, diz.

Segundo o dirigente, determinados setores da cadeia produtiva do Brasil tem se mostrado muito preocupados com o reaproveitamento e conservação dos recursos finitos. “A maior e melhor consequência da logística reversa é o reaproveitamento desses recursos, algo que atualmente nosso País tem em abundância. E, além disso, todos nós seremos beneficiados com a adoção de práticas mais sustentáveis”, comenta.

Esse simpósio é promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL e visa reunir diversas camadas da industria que, de alguma forma, poderão fomentar a disseminação de práticas sustentáveis. “Entre os palestrantes teremos representantes de indústrias, advogados, ambientalistas e pessoas ligadas ao meio acadêmico”, conta o chairman do encontro.

O objetivo do simpósio é agrupar num mesmo local os profissionais de toda a cadeia envolvida no processo e mostrar que, para fazer logística reversa basta se planejar e se adequar à legislação. “Quando bem administrada essa prática gera lucros, fomenta negócios e traz produtividade para as pequenas e médias empresas”. Para Bagni, encontros como esse ajudam na discussão de tendências, evoluções do setor e atualização sobre como cada um pode contribuir para o avanço tecnológico do País.

A Seção Minas Gerais é uma das 10 Seções Regionais da SAE BRASIL distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, todas voltadas à consolidação do conhecimento técnico do setor da mobilidade no País, contando com o trabalho e dedicação de valiosos grupos de voluntários.

Para Carlos Eugenio Dutra, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os encontros técnicos da associação são excelentes oportunidades para a comunidade de engenharia da mobilidade trocar informações, pois abordam temas muito atuais, que contribuem para a constante evolução das tecnologias aplicadas no desenvolvimento de produtos. “Além disso, fomentamos nossos objetivos, com a disseminação de know how entre a comunidade de engenharia”, afirma Dutra.

O simpósio contará com palestras sobre a visão geral da logística reversa, renovação de frota, o meio ambiente e a logística reversa, a logística reversa e a sustentabilidade, além de debates para promover a interação dos participantes com os assuntos discutidos e com os palestrantes.

Programação
8h15 - Credenciamento
8h45 - Palestra de abertura com Alessandro Bagni
9h - Palestra – “Manufatura Reversa: impactos logísticos e ambientais”, com Adalberto Pazan, presidente da ADS Micrologística e vice-presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog)
11h30 - Palestra – “Renovação da frota de veículos automotores”
12h15 - Palestra – “O Meio Ambiente e a Logística Reversa” com Aluízio Durço, professor do Centro Universitário UNA e sócio da Oktupus Consultoria Ambiental
14h30 - Palestra – “Reciclagem e sustentabilidade”, com Marcelo Loureiro, diretor comercial do Grupo SADA
14h20 - Palestra – “Visão geral sobre manufatura reversa”, com dr. Hugo Tadeu, professor do Centro Universitário UNA e Fundação Dom Cabral
16h10 - Painel com os palestrantes mediado por Alessandro Bagni
17h - Encerramento – com Márcia Borda, vice-diretora da seção Minas Gerais






Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308