Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/05/2012
Equipe da UFMG é campeã da SAE Aero Design East na Classe Regular

Competição da SAE INTERNATIONAL foi realizada
neste final de 27 a 29 de abril, na Geórgia, Estados Unidos

Pela sexta vez uma equipe brasileira vence a SAE Aero Design East Competition, realizada neste final de semana – de 27 a 29 de abril -, na cidade de Marietta, Georgia, nos Estados Unidos. A equipe Uai, Sô! Fly!!!, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se sagrou campeã pela Classe Regular na competição, que contou com 75 equipes inscritas, oriundas de instituições de ensino superior da Europa, Américas e - pela primeira vez - Ásia.

A equipe Uai Sô Fly!!, integrada por 11 estudantes de engenharia, projetou um avião de 3,5 kg, que transportou 16,5 kg de carga, o segundo maior valor registrado pela Classe Regular. Para otimizar o desempenho do projeto a equipe lançou mão de uma estrutura do tipo sanduíche, leve e resistente, com uso de madeira fina e aramida.

A equipe AeroFEG, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), campus Guaratinguetá, estreante na competição americana, também representou o Brasil na Classe Regular, e conquistou a terceira colocação na classificação geral. A aeronave da equipe transportou 17 Kg, o que lhe valeu menção honrosa pela maior “Carga Paga Transportada”.

Vale registrar que, com as cargas transportadas pelas equipes AeroFEG e Uai Sô Fly, de 17 kg e 16,5 kg respectivamente, as equipes brasileiras voltam a deter o recorde absoluto de peso transportado da Classe Regular, superando valor estabelecido em 2011 por equipe da Universidade de Cincinatti, após longa hegemonia de equipes brasileiras no quesito específico.

Na Classe Avançada, a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, foi a terceira colocada. A equipe recebeu menções honrosas pela segundo melhor “Relatório Técnico” e terceira maior “Carga Paga Transportada”, com 17,9 kg.

A equipe Taperá Baby, do Instituto Federal Educacional de Ciências e Tecnologia de São Paulo, campus Salto, também estreante na competição americana, disputou a Classe Micro e recebeu menções honrosas nos quesitos ‘Apresentação Oral’ e ‘Ccarga Transportada’paga (1,95 kg)’. Na soma geral, a equipe ficou em oitavo lugar.

Competição brasileira - As quatro equipes brasileiras ganharam o direito de representar o País na competição, realizada pela SAE INTERNATIONAL, por somarem as melhores pontuações na 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, ano passado, em São José dos Campos (SP).

Na SAE Aero Design East Competition, as equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo quatro primeiros lugares na Classe Avançada e um primeiro lugar na Classe Micro. Na Classe Regular, outra equipe mineira, a ALE, da UFMG, sagrou-se campeã na competição em 2006.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância das competições promovidas pela SAE BRASIL e SAE INTERNATIONAL. “Nestes eventos, os futuros engenheiros descobrem como trabalhar em equipe e dentro das regras do jogo, situação que eles vão enfrentar mais tarde nas empresas como profissionais”, afirma o presidente da SAE BRASIL.

AS TRÊS CATEGORIAS – Na Classe Avançada, que admite também concorrentes em nível de pós-graduação, não existem restrições geométricas às aeronaves nem ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas não exceda 10.65cc (10.65cm3 ou 0.65in3). A distância máxima de decolagem é medida por um sistema eletrônico embarcado.

Já na Classe Regular os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10cc (10cm3 ou 0,61in3). O regulamento estabelece limite para as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada de 61m (200ft).

Na Classe Micro não há restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa comercial de 60.9 x 45.7 x 20.3cm (24 x 18 x 8in). Nessa categoria as aeronaves devem usar motores elétricos e decolar via lançamento manual ou com sistema de elásticos.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Luisa Peliello – luisa@compahiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308