Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/04/2012
SAE BRASIL debate desafios na manufatura, em Piracicaba, SP

Sétima edição do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura será realizada
no dia 17 de maio, na Universidade Metodista de Piracicaba

Manter-se competitivo num mercado que se modifica e se moderniza a cada dia é o desafio que a indústria de transformação precisa vencer nos dias atuais. Centrado no assunto, a Seção Regional São Carlos e Piracicaba da SAE BRASIL realizará no dia 17 de maio o 7º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura, na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), campus Taquaral, em Piracicaba, SP (rodovia do Açúcar, km 157).

Segundo o chairman do simpósio, Waldemar Ceglio, nos próximos anos a indústria nacional passará por grandes transformações, o que exigirá a modernização e inovação dos processos industriais. “Somente as empresas que estiverem preparadas para essa mudança continuarão no mercado”, enfatiza.

O executivo afirma que, com a competitividade acirrada, é preciso buscar destaque e procurar novas formas de melhorar o desempenho da produção. A melhor maneira é enxugar os processos e, assim, gerar custos menores. “É na produção que se busca a eliminação dos desperdícios. Na manufatura moderna você precisa ter velocidade, flexibilidade, qualidade e custos competitivos e o lean manufacturing é a ferramenta que tem sido utilizada com sucesso. Nas empresas do ramo automobilístico essa metodologia já é utilizada há muito tempo e, agora, queremos levá-la para toda a cadeia produtiva”, diz.

Ceglio diz que o lean manufacturing é a ferramenta que ajuda as empresas a melhorarem os seus processos de produção. “Esse método é essencial para quem quer continuar no mercado nos próximos anos. Ter uma empresa enxuta não é modismo, mas necessidade para se manter atuante”, afirma.

O objetivo do simpósio é proporcionar às empresas mais conhecimento sobre essa metodologia que tem sido muito importante para a redução de custos em todos os processos produtivos, aumento do valor agregado e ganho de competitividade.

DOIS BLOCOS - O simpósio terá dois blocos, um exclusivo sobre lean manufacturing, que abordará exemplos de sucesso em empresas da cadeia automobilística. E outro que destacará a inovação na manufatura com a utilização da TI, novas técnicas e possíveis formas de melhorar a produção, bem como exemplos de aplicação da mesma na área de Logística.

São Carlos e Piracicaba são importantes pólos de educação na engenharia, por isso o Simpósio também quer atrair os estudantes, considerados os futuros profissionais do mercado.

“Os seminários, colloquiuns e fóruns realizados pelas 10 seções regionais que representam a SAE BRASIL são focados em temas ligados à vocação específica de cada região, o que estimula a geração de novas tecnologias”, explica Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Cerimônia de abertura
8h40 – Palestra "MERCADO MUNDIAL DE MANUFATURA E TENDÊNCIAS LEAN", com Barth Laton, vice-presidente agregados da Mercedes-Benz.

Painel 1 – SISTEMAS DE PRODUÇÃO
9h15 – Palestra "MOVE-NEW WAYS WITH AN INTEGRATED LEAN SYSTEM AT SCHAEFFLER", com Andreas Schick, vice-presidente Business Unit Transmission application Schaeffler.
9h45 – Palestra "PRODUTIVIDADE COM SUSTENTABILIDADE", com Klaus Wagner Acerbi, gerente de Meio Ambiente Saúde e Segurança da Delphi América do Sul.
10h45 – Palestra "A IMPORTÂNCIA DA MANUFATURA ENXUTA NA REDUÇÃO DO LEAD TIME", com Marco A. Casadei, 6 Sigma Master Black Belt da Caterpillar.
11h15 – Palestra "CULTURA LEAN MANUFACTURING", com Hirton Browne Maia Filho, diretor industrial da Continental Gravataí.
11h45 – Debate com os palestrantes do painel mediado por Waldemar Ceglio.
13h30 – Apresentação SAE BRASIL

Painel 2 – INOVAÇÃO EM MANUFATURA
13h40 – Palestra "ENERGIA E PRODUÇÃO INDUSTRIAL: UM GRANDE DESAFIO E MUITAS OPORTUNIDADES", com Paulo Seleghim Jr., Professor de Engenharia da USP.
14h10 – Palestra "LOGISTICA DE ABASTECIMENTO DAS FÁBRICAS DA MERCEDES BENZ DO BRASIL", com Roberto Bastian, diretor de Logística Central e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil.
14h40 – Palestra "MANUFATURA INTELIGENTE: O PAPEL DA TI PARA A MELHORIA CONTÍNUA", com Marcelo Pinto, diretor de Marketing da PPI Multitask.
15h40 – Palestra "INOVAÇÃO: UM MODISMO PASSAGEIRO OU UMA NECESSIDADE COMPETITIVA?", com Henrique Rozenfeld, coordenador da Fábrica do Milênio, da Escola de Engenharia da USP São Carlos.
16h10 – Debate conclusivo com os palestrantes do painel mediado por Waldemar Ceglio.
16h40 – Encerramento




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308