Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/04/2012
Estão abertas as inscrições para o Curso Modular SAE BRASIL em Transmissões

Aulas serão ministradas de 26 de abril a 25 de outubro, na SAE BRASIL (Avenida Paulista 2073, Edifício Horsa II, conjunto 1003, 10º andar), em São Paulo

São Paulo – Estão abertas as inscrições para o Curso SAE BRASIL em Transmissões, voltado à atualização, capacitação, e certificação de engenheiros do setor automotivo. As aulas serão ministradas de 26 de abril a 25 de outubro, na própria SAE BRASIL (Av. Paulista 2073, edifício Horsa II, conjunto 1003, 10º andar), em São Paulo.

“Focamos nos engenheiros que atuam na indústria automobilística, interessados em conhecer e aprofundar os diversos temas ligados ao drivetrain de veículos, e também nos estudantes de engenharia que tenham algum conhecimento em disciplinas, como Matemática, Física e Dinâmica”, diz José Luiz Albertin, diretor de Conhecimento da SAE BRASIL.

Com o total de 78 horas-aula, ministradas às quintas-feiras, das 19 às 22h, o programa tem foco em projetos e trará conceitos básicos, funções e princípio de funcionamento dos sistemas do drivetrain: embreagem, transmissão mecânica manual, caixa de transferência, árvore de transmissão, diferencial e eixo motriz.

O instrutor do curso é Leandro Tadeu Perestrelo, engenheiro mecânico graduado pela FEI, onde é professor das disciplinas Embreagem e Transmissão e Eixos Motrizes e Árvores de Transmissão do curso de pós-graduação em Mecânica Automobilística do Centro Universitário desde 2009. Perestrelo é também coordenador de Desenvolvimento de Produto na ZF do Brasil – Divisão ZF Sachs, com 10 anos de experiência na área de powertrain de veículos leves e comerciais pesados, seis deles na parte de testes e quatro em design.

PROGRAMA

Módulo I (48 horas)
1. Introdução - Introdução ao "Drivetrain"; configurações básicas do trem de força; e resumo de dinâmica veicular longitudinal.

2. Embreagem veicular – Função; princípio de funcionamento; tipos construtivos; nomenclatura; dimensionamento quanto à transmissão de torque; dimensionamento da carga do platô; características da embreagem; platô auto-ajustável; modulação e conforto do pedal de embreagem; sistema de acionamento da embreagem; dimensionamento quanto à energia de acoplamento; processo de acoplamento; fatores que influenciam a durabilidade.

3. Transmissão Mecânica Manual – função; princípio de funcionamento; nomenclatura; tipos construtivos; transmissões de veículos de passeio; transmissões de veículos comerciais; determinação das relações de marcha; engrenagens; valores característicos; mancais de rolamento; sistemas de seleção e engate de marchas e sistema de sincronização.


Módulo II (30 horas)

4. Introdução "Final Drive" – Função; caixa de transferência; redução final; redução final e diferencial; redução no cubo de roda.

5. Sistema diferencial – função; princípio de funcionamento; nomenclatura básica; diferencial - modelagem matemática; aplicação; características; tipos; comparativo: capacidade de tração.

6. Eixos motrizes – classificação; engrenamento cônico; arquitetura e funcionamento - exemplos
pré-carga nos rolamentos do pinhão.

7. Caixas de transferência - arquitetura e funcionamento – exemplos.

8. Juntas – Função; tipos; aplicação; fatores que influenciam a durabilidade; junta universal; modelagem matemática; limites; ângulo de funcionamento das juntas universais; dimensionamento de uma junta universal; junta homocinética; tipos; universal dupla; tracta; de esferas; tripóide.

9. Árvores de transmissão – Função; características; velocidade crítica – balanceamento.

Curso Modular SAE BRASIL em Transmissões
Quando - 26 de abril a 25 de outubro de 2012, às quintas-feiras, das 19 às 22h
Onde - SAE BRASIL - Escritório Central - av. Paulista, 2073 - Edifício Horsa II - Conjunto 1003, 10º andar, Cerqueira César - São Paulo



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308