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 Release
02/04/2012
Cursos SAE BRASIL - ABRIL E MAIO

ABRIL


Vibrações e Ruídos Veiculares
Dias 03 e 04 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 14h

Instrutor – Prof.Dr. Samir N.Y.Gerges

Ementa - • Conceitos básicos em vibrações e acústica. Geração, propagação e transmissão. Vibrações de um grau e multi-grau de liberdade. Pressão, intensidade, potência e impedância sonora. Adição e subtração de decibel, ondas unidimensionais e tridimensionais; esféricas e cilíndricas.

• Vibrações de corpo humano, audição Humana e escalas de Medição.

• Seleção, utilização e técnicas de medição de vibrações e ruído: seleção dos equipamentos e calibração, analise modal experimental, medições de potência sonora, medição de absorção sonora, medição de isolamento de vibrações e acústico, medição de resposta vibroacustica, entre outras. Demo prático com equipamentos na sala de aula.

• Vibrações de estruturas veiculares e sua radiação sonora (porta, painel, etc.).

• Isolamento de vibrações e ruído com aplicação na “Fire wall” e outras.

• Materiais de amortecimento de vibrações e revestimento veiculares: Materiais de absorção e isolamento vibratório. Medição de coeficiente de absorção. Medições de isolamento vibratório. Revestimento interno. Isolamento de Vibrações;

• Vibrações e propagação sonora em dutos com aplicação em silenciadores, resonadores tipo Helmholtz, escapamento veiculares, entre outros;

• Métodos numéricos em vibroacústicas: Elementos finitos/infinitos, elementos de contornos e Análise estatística de energia (SEA);

• Qualidade sonora, grandezas físicas (sharpness, laudness, etc), demonstrações prática usando aparelhos "Noisebook" de "Head Acoustics" gravação bi-aurilar, análise e playback.

• Exemplos de aplicações de modelagem: Vibrações e Ruído veicular interno, escape, caixa de engrenagem, filtro do ar, Fire wall, sistema de direção hidráulica, acústica de cavidade veicular, entre outros;

• Discussão aberta sobre problemas específicos dos participantes Fontes.


Público Alvo Profissionais de nível superior ou técnicos especializados nas áreas de medição, projeto, desenvolvimento, engenharia, instalação, gerência, controle de qualidade, PD e campos afins, da indústria automotiva e setor de autopeças, também estudantes de engenharia.

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Ferramenta Lean – Indicadores de Desempenho
Dia 9 de abril – São Carlos/Piracicaba - SP


Carga Horária - 4h

Instrutores – Pedro Perin

Ementa - A correta definição dos indicadores a serem implantados ou monitorados no sistema de manufatura, deve responder as necessidades mais imediatas do sistema de melhoria continua. Desta forma indicadores, simples, rápidos e fáceis, que sejam acessíveis a todos colaboradores e que adicionem valor ao processo lean, devem ser cultivados e incentivados no chão de fábrica.
Esta visão lean dos indicadores nos leva a ganhos substanciais no sistema produtivo, eliminando formas tradicionais de monitoramento que não agregam valor e por conseguinte demandam desperdício de tempo e controle, que não contribuem para melhoramento do resultado final.
Público Alvo - • Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos na gestão da produção.
• Pré-requisito: Tenha concluído o 2º Grau e conhecimento básico de estatística

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Método dos Elementos Finitos Aplicados à Indústria Automotiva
Dias 9 e 10 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Valmir Fleischmann

Ementa - 1. Introdução ao Método dos Elementos Finitos (FEM)

2. Malha de elementos finitos

2.1 Tipos de elementos utilizados na discretização do modelo
2.1.1 Elementos unidimensionais (vigas e treliças)

2.1.2 Elementos bidimensionais (cascas)

2.1.3 Elementos tridimensionais (sólidos)

2.2 Funções de interpolação e discretização

2.3 Refinamento da malha e seus efeitos nos resultados

3. Estimativa de erros da solução

3.1 Erros envolvidos no estudo: Norma da Energia

4. Propriedade dos materiais

4.1. Comportamento mecânico

4.2. Elasticidade linear

4.3. Plasticidade

4.4. Material linear versus material não linear

5. Tipos de análises

5.1. Estática linear

5.2. Análise modal

5.3. Análise de fadiga

6. Critérios de Aprovação de Projeto

6.1. Teoria da Tensão Máxima Principal

6.2. Teoria da Máxima Tensão Equivalente (Critério de Von Mises)

6.3. Teoria da Máxima Tensão Cisalhante (Critério de Tresca)

Público Alvo Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos alem de ser distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.

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Administração do Tempo
Dia 10 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Ricardo Rodrigues Buonanni

Objetivo - Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.

Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.

Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.

Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo.

Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.

Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.

Ementa - 1 Pois se não podemos mudar o curso do tempo, dispomos de um trunfo capital: graças ao nosso cérebro, podemos andar mais rápido que ele.
J.L Servan Scseiber

Público Alvo - Profissionais que buscam melhorar sua eficiência e eficácia no uso do tempo.

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Ferramenta Lean – Análise e Soluções de Problemas
Dias 11 de abril – São Carlos/SP


Carga Horária - 4h

Instrutor – Eugenio Stipp

Objetivo - Capacitar o aluno num Método de Análise e Solução de Problemas, que tenha como enfoque a identificação das causas e um planejamento eficaz para sua eliminação.

Ementa - A prática sistemática de solucionar problemas é um dos principais elementos do Lean Manufacturing para o Sistema Toyota de Produção. Na maioria das empresas esta sistemática de solução de problemas é um problema crônico, pois é aplicada somente para atender os requisitos dos clientes, o que acaba sendo de uma forma muito superficial e muito pouco cultural. Na maioria das vezes os problemas são solucionados atacando apenas os efeitos, onde permanecendo as causas os problemas são reincidentes.
Tópicos :
• Diagrama de causa e efeito;
• Noções de Gestão por Processo
• A importância dos Indicadores;
• Método de Análise e Solução de Problemas (PDCA)
• Aplicação das sete ferramentas da qualidade na sistemática de solução
• Equipes de Trabalho/Brainstorm
• Exercício: Prática do PDCA

Público Alvo Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos na elaboração de estratégias para solucionar problemas.

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Aerodinâmica Veicular
Dias 12 e 13 de abril – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutores – Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Ementa - . Princípios básicos de Aerodinâmica
- Tipos de escoamentos e Número de Reynolds
- Comprimento crítico
- Camada Limite fluidodinâmica
- Separação da Camada Limite
- Efeito Coanda

2. Modelos em Escala
- Análise dimensional e semelhança
- Túnel de vento virtual
- Aplicações no desenvolvimento de protótipos

3. Aerodinâmica com Transmissão de Calor
- Princípios básicos de Transmissão de Calor
- Grupos adimensionais importantes
- Coeficiente de Película
- Aplicações em veículos frigoríficos
- Aplicações no resfriamento de componentes

4. Efeitos Aerodinâmicos
- Tensão superficial e Coeficiente de Atrito
- Coeficientes de Sustentação e de Arrasto
- Pressão Dinâmica
- Velocidade Terminal

5. Perfis de Aerofólio
- Curva Polar
- Centro de Pressão
- Resultante Aerodinâmica
- Aplicações Veiculares

6. Aerodinâmica de Alta Velocidade
- Número de Mach
- Onda de choque
- Aplicações em Turbinas, Compressores e Bocais
- Aplicações em aviões e helicópteros

Público Alvo Este curso se destina a estudantes e profissionais de nível técnico ou superior dedicados ao projeto aerodinâmico de carroçarias e carenagens de veículos automotores, preparadores de veículos de competição, construtores de protótipos e modelos, fornecedores de equipamentos de refrigeração veicular e de troca
térmica em geral.

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Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais
Dia 12 e 13 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutores – Prof. Dr. Luiz Carlos Rolim Lopes

Objetivo - Fornecer conceitos de fadiga, durabilidade em condições de carregamentos de amplitude constante e variável, além de teoria de propagação de trinca com aplicação na indústria automotiva e aeronáutica.

Ementa - Parte I – Fundamentos da Fadiga

1.0 Propriedades Mecânicas
2.0 Materiais de Engenharia: revisão de características de interesse para a fadiga
3.0 Tipos de Falha dos Materiais
4.0 Fadiga dos Materiais: Importância, Conceitos e Definições
4.1 Tensão local – Tensão Nominal: Concentradores de tensão;

Parte II – Abordagem da Fadiga por Ciclos de Tensão

5.0 Fadiga de Alto Ciclo
5.1 Curvas S-N: Tensão – Vida
5.2 Origens das cargas cíclicas
5.3 Testes de Fadiga: Métodos e Dispositivos
5.4 Fatores que afetam a curva S - N - Efeitos: da microestrutura dos materiais; da freqüência do carregamento cíclico; da tensão residual
5.5 Consideração da tensão média: Diagramas para representar o efeito da tensão média
5.6 Tensões multiaxiais: Abordagem para fadiga
5.7 Carregamento de amplitude variável: estimativa de danos e contagem de ciclos estimativa de vida em fadiga
5.8 Efeitos de Entalhe: Abordagem Tensão-vida em componentes entalhados
5.9 Exemplos de estimativa da vida em fadiga através da Curva S-N

Parte III – Abordagem da Fadiga por Ciclos de Deformação
6.0 Fadiga de Baixo Ciclo e-N: Deformação- Vida
6.1 Curvas , - N
6.2 Comportamento cíclico dos materiais
6.2 Fatores que afetam a curva , - N - Efeitos: tendência entre as liga metálicas; acabamento superficial, dimensões
6.3 Efeito da Tensão média: Abordagem de Morrow; abordagem do Parâmeto Smith, Watson e Topper
6.4 Tensões multiaxiais
6.5 Estimativa de vida: Carregamento de amplitude constante X carregamento de amplitude variável
6.6 Exemplos de estimativa de vida através da curva , - N
7.0 Natureza Física dos danos por Fadiga: Mecanismos de nucleação de trincas

Parte IV – Mecânica da Fratura e Propagação de Trinca por Fadiga
8.0 Necessidade da análise do crescimento de trinca num componente
9.0 Definições para crescimento de trinca: Fator de intensidade de tensão K; taxa de crescimento de trinca; curva da/dN X )K
10.0 Estimativa de para carregamento de amplitude constante: soluções analíticas e numéricas
11.0 Estimativa para carregamento variável

Parte V – Considerações Sobre Projeto para Fadiga
12.0 Considerações de projeto iniciação de trincas;
13.0 Considerações de Projeto envolvendo Propagação de trincas

Público Alvo Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos além de ser distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.


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Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Dias 14 e 28 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor - Profº. Dr. Felipe Soto Pau

Ementa - Introdução à Combustão
- Processos de combustão teóricos e reais
- Entalpia de formação e de combustão
- Análise de primeira lei da termodinâmica para os sistemas reagentes. Sistemas em Regime Permanente. Sistemas Fechados
- Temperatura adiabática de chama
- Variação da entropia em sistemas reagentes
- Análise da segunda lei da termodinâmica dos sistemas reagentes
- Células Combustíveis
- Quantidade versus Qualidade no dia a dia
- Aspectos da segunda lei na vida diária

Público Alvo Profissionais formados em curso superior e estudantes interessados em aprofundar conhecimentos em: aproveitamento de energia, combustão e emissões em motores de combustão interna.

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Dinâmica Básica de Veículos
Dias 19 e 26 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - 1 - VEÍCULO RÍGIDO

a- Estacionário:Sistemas de coordenadas; distribuição de massas e cargas; centro de massa e momentos de inércia.

b- Em movimento retilíneo:Limites de desempenho; esforços em velocidade constante; dinâmica da aceleração e da frenagem.

c- Em movimento curvilíneo:Geometria das direções de veículos com dois ou mais eixos; esforços e acelerações nas curvas; flexibilidade dos pneus, ângulos de deriva: sobre e sob-esterçamento; efeitos da tração e frenagem.


2. VEÍCULO SUSPENSO

a- Estacionário: Forças e cargas nas suspensões; posição e altura no solo.

b- Em movimento retilíneo:Oscilações no plano vertical longitudinal: balanço (“bounce”) e galope (“pitch”) provocadas pela estrada, frenagem e aceleração. Suspensões ativas e passivas.

c- Em movimento curvilíneo: Oscilações no plano transversal: inclinação lateral (“roll”); influência da geometria das suspensões; efeitos direcionais de auto-esterçamento ativo e passivo, pela cinemática das suspensões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS:
1 - Mitschke, M. - Dynamik der Kraftfaszeuge -Band A,B,C. Ed.Springer 1995.
2 - Gillespie, T.D. - Fundamentals of Vehicle Dynamics - SAE - 1992.
3 - Reimpell, J. - Faswerktechnik - Edit. Vogel - 1978.
4 – Madureira, O. M. de – Apostilas – MPEA – EPUSP.


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Ferramenta Lean – Mapeamento do Fluxo de Valor
Dias 23 de abril – São Carlos/Piracicaba /SP


Carga Horária - 4h

Instrutor – Albino Quiarelli

Ementa Enxergar os desperdícios gerados por um processo produtivo é muitas vezes tarefa difícil para os gestores de produção. A rotina acelerada do dia a dia de um gestor de produção muitas vezes o impede de perceber as fontes geradoras de desperdícios que atrapalham seu desempenho operacional. Todas as perdas de um processo produtivo podem ser sistematicamente eliminadas se o gestor saber exatamente quais são os problemas de sua linha de produção.

Tópicos :
• Conheça uma metodologia de Mapeamento segundo Rother e Shook.
• Aprenda a calcular o Takt Time para seu processo;
• Aprenda a como enxergar o fluxo atual de seu processo produtivo;
• Saiba o que é fluxo contínuo de produção;
• Entenda a diferença entre a programação puxada e empurrada;
• Aprenda a medir com precisão sua taxa de produção.


Público Alvo Profissionais que estejam atuando em chão de fábrica tenham interesse em desenvolver conhecimentos para atuar nas perdas geradas pelo processo produtivo

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Lubrificantes e Lubrificação Automotiva
Dias 23 e 24 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Eng. Gaston R. S. Schweizer

Ementa - Noções básicas sobre o petróleo, origem, exploração, processamento e produção de óleos lubrificantes.
- Características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade e tipos de bases (minerais e sintéticos).
- Tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.
- Lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca e problemas de formação de borra.
- Lubrificantes e lubrificação para sistemas de transmissão (caixas de cambio, diferenciais e direções hidráulicas) classificações de serviço, especificações de desempenho e períodos de troca.
- Especificações, desempenho e tipo dos Fluidos de Freio e Embreagem e dos aditivos para os Sistemas de Arrefecimento.
- Características, especificações, tipos e desempenho das Graxas Automotivas.
-Análise e interpretação de laudos de óleos e fluidos automotivos usados.
- Conceito de Lubrificação Integrada.


Público Alvo Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de manutenção, reparação, assistência técnica, oficinas mecânicas, controle de qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes e processos de lubrificação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.

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Ferramenta Lean – Sistema de troca rápida de ferramentas – SMED
Dia 25 de abril – São Carlos/Piracicaba /SP


Carga Horária - 4h

Instrutor – Albino Quiarelli

Ementa SMED – Single Minute Exchange of Die é uma das ferramentas do Lean Manufacturing para reduzir desperdícios de tempo em processos de manufatura. Ela propicia de forma simples e rápida a conversão de um processo em produção para outro, de outro modelo, reduzindo significativamente o tempo de máquina parada. A implantação do sistema de troca rápida de modelos é elemento chave para propiciar a produção em lotes menores e fundamental para produção Just-in-time. Como consequência melhora o aproveitamento do gargalo, reduzindo prazo de entrega ao cliente, estoque em processo, viabilizando a produção em lote menores e gerando maior flexibilidade no sistema produtivo.
A troca rápida de ferramenta fundamenta-se em técnicas que enfatizam o trabalho cooperativo em equipe e a proposição de formas criativas de melhoria de processos.

Tópicos:
• Conceituação de SetUp
• Dimensões de Atuação
• Terminologia Lean
• Produção Enxuta - 4 passos
• Desperdícios em setups
• Dinâmica - 5S
• Metodologia SMED - 4 passos
• Detectar perdas e praticar o conceito de setup externo
• Transferir atividades internas para externas
• Racionalizar/simplificar atividades internas e externas
• Padronizar procedimento de setup e treinar operadores
• Exercício prático

Público Alvo Profissionais que estejam atuando em chão de fábrica tenham interesse em desenvolver conhecimentos para atuar nas perdas geradas pelo processo produtivo.

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Sistema de Embreagem e Transmissão
Dia 26 de abril a 16 de agosto – São Paulo/SP


Período do Curso - 26 de Abril

- 3, 10, 17, 24, 31 de Maio

- 14, 21, 28 de Junho

- 5, 12, 19, 26 de Julho

Carga Horária - 48h

Instrutor – Prof. Leandro Tadeu R.Perestrelo

Objetivo Introduzir e desenvolver os conceitos básicos, funções e princípio de funcionamento dos sistemas do drivetrain; embreagem, transmissão mecânica manual, caixa de transferência, árvore de transmissão, diferencial e eixo motriz.

Público Alvo Engenheiros que atuam na indústria automobilística com interesse em conhecer e aprofundar os conhecimentos nos diversos sistemas ligados ao drivetrain de veículos. Estudantes de engenharia com interesse no drivetrain de veículos e com conhecimento nas seguintes disciplinas: Matemática, Física e Dinâmica.

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Ferramenta Lean – Sistema de troca rápida de ferramentas – SMED
Dia 25 de abril – São Carlos/Piracicaba /SP


Carga Horária - 4h

Instrutor – Albino Quiarelli

Ementa SMED – Single Minute Exchange of Die é uma das ferramentas do Lean Manufacturing para reduzir desperdícios de tempo em processos de manufatura. Ela propicia de forma simples e rápida a conversão de um processo em produção para outro, de outro modelo, reduzindo significativamente o tempo de máquina parada. A implantação do sistema de troca rápida de modelos é elemento chave para propiciar a produção em lotes menores e fundamental para produção Just-in-time. Como consequência melhora o aproveitamento do gargalo, reduzindo prazo de entrega ao cliente, estoque em processo, viabilizando a produção em lote menores e gerando maior flexibilidade no sistema produtivo.
A troca rápida de ferramenta fundamenta-se em técnicas que enfatizam o trabalho cooperativo em equipe e a proposição de formas criativas de melhoria de processos.

Tópicos:
• Conceituação de SetUp
• Dimensões de Atuação
• Terminologia Lean
• Produção Enxuta - 4 passos
• Desperdícios em setups
• Dinâmica - 5S
• Metodologia SMED - 4 passos
• Detectar perdas e praticar o conceito de setup externo
• Transferir atividades internas para externas
• Racionalizar/simplificar atividades internas e externas
• Padronizar procedimento de setup e treinar operadores
• Exercício prático

Público Alvo Profissionais que estejam atuando em chão de fábrica tenham interesse em desenvolver conhecimentos para atuar nas perdas geradas pelo processo produtivo.

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Curso Modular SAE BRASIL em Transmissões
Dia 26 de abril a 25 de outubro– São Paulo/SP


Carga Horária - 78h

Instrutor – Prof. Leandro Tadeu R.Perestrelo

Observação - Esse curso faz parte do Curso Modular SAE BRASIL em Transmissões. Clique aqui para conhecer o curso modular completo.


___MAIO___


Desempenho e Emissões em Motores de Combustão Interna
Dias 5 e 12 de maio – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Dr. Felipe Soto Pau

Observação - Esse curso faz parte do Curso Modular SAE BRASIL em Motores

Ementa -
- Auto-ignição e detonação
- Número de Octano
- Tipos de chamas e sua propagação
- Combustão em motores de ignição por centelha
- Combustão em motores de ignição por compressão
- Parâmetros dos processos do ciclo de trabalho do motor
- Índices do ciclo de trabalho do motor
- Influencia de diferentes parâmetros sobre o desempenho e emissões em motores
- Cálculo térmico em motores de combustão
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Ferramenta Lean – TPM – Manutenção Autônoma e Planejada - Dia 7 de maio – São Carlos/Piracicaba


Carga Horária - 4h

Instrutores – Prof. Carlos Marliére

Ementa - A influência da manutenção na eficiência da produção: o equipamento como principal meio de produção, as perdas de produção por problemas de manutenção, a busca da eficiência global para os equipamentos, zero defeito e TPM: sistemas de prevenção de defeitos, sistema de gerenciamento de manutenção.
Benefícios esperados com TPM. Impactos na mão-de-obra. Como implantar MPT com Sucesso: passos para organização da implantação, TPM através da atividade de pequenos grupos.

Objetivo Fornecer aos participantes uma visão ampla e sistêmica da metodologia TPM, possibilitando-os a entenderem o processo de implementação e manutenção na Organização.
Fornecer os conceitos do TPM, programa de maximização da performance dos equipamentos, disponibilidade e qualidade, com o total envolvimento dos participantes e discutir a aplicação da metodologia.
Apresentar os fundamentos desta metodologia que visa à melhoria do sistema produtivo e como esta ferramenta pode ser um dos pilares de sustentação do crescimento da empresa.

Público Alvo - Técnicos, engenheiros, profissionais da qualidade, produção, processos, manutenção e demais interessados em aprender a implantar a Metodologia TPM.



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Workshop da indústria ao mercado: Viabilizando o produto possível através da análise técnica, financeira e mercadológica – Dias 7 e 8 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutores – Prof. Heymann A R Leite e Prof. Paulo Roberto Garbossa

Ementa - Este workshop simula as condições reais do processo de proposição, planejamento e viabilização de um novo produto. Ele permite ao participante aprender e aplicar os métodos e processos utilizados em montadoras de veículos para estabelecer o Business Case que dá suporte à análise de novos programas. Nele se abordam, qualificam e quantificam parâmetros técnicos, financeiros e mercadológicos que estão envolvidos no processo. Estes parâmetros são apresentados, discutidos e analisados de tal forma que ao final do workshop o participante estará apto a compreendê-los e aplicar a metodologia de análise necessária ao julgamento da viabilidade para novos projetos, baseado em dados objetivos de realidade, dos pontos de vista técnico, financeiro e mercadológico.

Público Alvo Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, planejadores, técnicos e profissionais envolvidos em projetos e com os processos de gerenciamento do desenvolvimento, planejamento, manufatura, compras e logística de produtos, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo. Jornalistas, advogados, publicitários e demais profissionais envolvidos com a indústria automotiva que buscam informação diferenciada sobre ao setor.


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Ferramenta Lean – Padronização de Processos Produtivos - Dia 9 de maio – Seção São Carlos/Piracicaba

Carga Horária - 4h

Instrutor – Prof. Omar Moore de Madureira

Ementa - Muitas empresas têm dificuldade de responder aos seus clientes de maneira rápida se ela é capaz de atender os volumes de produção solicitados. Esta dificuldade está relacionada com a falta de conhecimento de suas restrições para diferentes processos e diferentes produtos. Com a implantação da padronização nos processos produtivos é possível estabelecer uma metodologia de análise de capacidade com base nas restrições, agora conhecidas, resultando em ações que buscam a adequação da capacidade com o demanda do cliente.

Tópicos:

• Aprenda a calcular e entender a importância do Takt Time;
• Desenvolva conceitos de atividades que agregam e não agregam valor ao produto;
• Pratique o processo de padronização definindo tempos de cada atividade do operador e encontre o gargalo do processo produtivo;
• Conheça os indicadores de um processo padronizado e sua importância na tomada de decisão quanto a alteração e adequação da capacidade instalada.
• Aprenda a usar a padronização para otimizar seus processo produtivos, produzindo mais com o mesmo, mantendo o nível de qualidade.

Enxergar os desperdícios gerados por um processo produtivo é muitas vezes tarefa difícil para os gestores de produção. A rotina acelerada do dia a dia de um gestor de produção muitas vezes o impede de perceber as fontes geradoras de desperdícios que atrapalham seu desempenho operacional. Todas as perdas de um processo produtivo podem ser sistematicamente eliminadas se o gestor saber exatamente quais são os problemas de sua linha de produção.

Objetivo - Capacitar o aluno na elaboração de prática de trabalho padronizado com foco na produtividade.

Público Alvo - Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos na elaboração de estratégias para solucionar problemas.


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Corporate Resources Management - Dias 10 e 11 de maio – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Dr. Luiz Antonio Negro M.Lopez

Objetivo - Desenvolver nos profissionais que atuam nas mais variadas áreas uma doutrina de gerenciamento de recursos visando a melhoria da eficiência corporativa

Ementa - - Pressões; Carga de trabalho; Stress; Fadiga; Drogas, Álcool e tabagismo; Assertividade; Comunicação; Liderança; Trabalho em Equipe; Clima de Grupo; Dinâmica das Equipes; Conflito; Ética e Comprometimento; Personalidade; Alerta situacional; Fatores de risco; Processo decisório; Cultura Corporativa.

Público Alvo Este curso se destina aos profissionais que dependem de uma boa interação pessoal para a garantia do desempenho em corporações tais como bancos, hospitais, empresas aéreas, transportadoras, escolas, montadoras, fábricas ou qualquer associação de profissionais que trabalhem em equipe.

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Tribologia em motores de combustão interna - Dias 14 a 17 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutores – Prof.Dr.Eduardo Tomanik

Objetivo - Rever os conceitos básicos de tribologia aplicada a motores de combustão interna, bem como conhecer desenvolvimentos recentes sobre o assunto.

Ementa - 1) Introdução a Tribologia

2) Contato entre corpos e lubrificação
Rugosidade e topografia
Contato macroscópico
Contato microscópico (área real)
Lubrificação limítrofe

3) Mecanismos de desgaste e de atrito
Atrito e mecanismos de atrito
Desgaste e mecanismos de desgaste

4) Testes e análises
Testes de bancada
Testes de motor com foco em tribologia

5) Aspectos tribológicos de alguns sistemas específicos de motores de combustão interna

6) Análise de falhas tribológicas
Analise de peças após uso/falhas
Análise de óleo
Ferrografia

7) Breve overview de alguns tópicos avançados
- efeitos tribo-químicos
- revestimentos e tratamentos de superfícies, recentes desenvolvimentos
- caracterizações 3D de superfícies
- modelamento computacional de fenômenos tribológicos
- overview de softwares comerciais

Público Alvo Engenheiros e outros profissionais que trabalham na área.






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Relacionamento Interpessoal
Dia 15 de maio – São Paulo/SP


Carga Horária - 8h

Instrutores – Profª Ilíada de Castro

Objetivo - Fornecer estratégias para dar e receber feedback.

. Aprimorar o relacionamento.

. Vivenciar processos de integração e formação de equipes.

. Identificar o potencial de trabalho de uma equipe integrada.

. Vivenciar as crises e “limitações” num trabalho em grupo.

. Sensibilizar para a importância do comportamento assertivo e da proatividade.

.Experimentar os benefícios da cooperação e tolerância para superação de dificuldades.

Ementa - Certa vez, Dom Hélder Câmara, escreveu que passamos a maior parte de nosso tempo procurando consertar situações conflituosas criadas por inabilidade de relacionamento.

Este curso pretende construir estratégias que favoreçam uma melhor relação interpessoal e aumentem a qualidade do ambiente de trabalho.

Público Alvo Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia.

Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, técnicos e profissionais envolvidos na execução projetos e com os processos de gerenciamento de projetos do desenvolvimento de produtos, planejamento, manufatura, compras e logística, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo.

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Workshop de Liderança e Gestão de Pessoas
Dias 17 e 18 de maio – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor - Prof.ª Celina Freitas

Objetivos - Sensibilizar os participantes para a necessidade de se desenvolverem como líderes e gestores de pessoas.
- Refletir sobre a evolução do pensamento e das práticas de gestão de pessoas, relacionadas às demandas do atual contexto de negócios.
- Conhecer estratégias para aumentar sua efetividade como gestores de pessoas.
- Elaborar um ‘plano de ação’ para implantar estratégias de gestão de pessoas em seu dia a dia na empresa.

Ementa Conteúdo Programático:


•O Contexto de negócio e os desafios da liderança
A evolução do pensamento e das práticas de gestão de pessoas

•Papel da liderança: a gestão do clima organizacional e do desempenho da equipe
Equilíbrio entre tarefa e relacionamento (orientação para resultados + orientação para pessoas)

•Dimensões da Liderança
Motivação, Delegação, Administração de Conflitos

•O Ciclo de gestão de pessoas
Contratando metas
Apoiando o desenvolvimento da equipe
Dando Feedback

•De volta ao trabalho: Criando seu “Plano de Ação” como Líder

Público Alvo Engenheiros e técnicos recém-promovidos a posições de gestão de pessoas; profissionais ocupando posições de média gerência interessados em aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas.


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Fundamentals of Vehicle Dynamics
Dias 21 e 22 de maio – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Thomas D. Gillespie, Ph.D.

Ementa -
Day 1
Introduction (Chapter 1)
* Course objectives, format, materials available, etc.
* Coordinate systems
* Newton's Second Law (applied to find wheel loads)
* Example problems

Acceleration Performance (Chapter 2)
* Power limited (engines, torque converters, transmissions, final drives)
* Traction limited (tire friction properties, calculating weights on wheels)
* Example problems

Braking Performance (Chapter 3)
* Braking equations (stopping distance, time, energy)
* Dynamic load transfer
* Maximum brake force equations
* Federal Motor Vehicle Safety Standards
* Brake proportioning
* Braking efficiency
* Example problems
* Introduction vehicle dynamics simulation

Ride (Chapter 4)
* Ride excitation sources (roads, tire/wheel and powertrain)
* Basic ride isolation properties of suspensions (quarter-car)
* Suspension friction (stiction) effects
* Active suspensions
* Pitch plane model equations (bounce and pitch centers and frequencies)
* Wheelbase filtering
* Olley criteria, Flat ride criteria, Dynamic index
* Ride perception (acceleration tolerance curves, NASA discomfort curves)
* Example problems

Day 2

Basics of Handling (Chapter 5)
* Low speed cornering, Ackerman steer, offtracking
* High speed cornering (turning equations)
* Understeer gradient (under-, neutral-, and over-steer)
* Characteristic and critical speed
* Lateral acceleration and yaw velocity gains
* Static margin
* Sideslip angle
* Example problems
* Introduction to truck dynamics simulation

Suspension Effects on Handling (Chapter 6)
* Tire properties (cornering stiffness, camber stiffness and aligning torque)
* Roll moment distribution (vehicle roll modeling)
* Roll steer
* Camber effects
* Lateral force compliance steer
* Aligning moment compliance steer
* Example problems

Suspension Design and Analysis (Chapter 7)
* Suspension functions
* Live axles, solid axles
* Independent suspensions
* Anti-dive and anti-squat
* Finding roll center locations
* Example problems

Steering Systems (Chapter 8)
* Steering system function
* Steering geometry errors
* Forces and moments in the steering system
* Steering models
* Understeer due to steering compliance
* FWD effects
* Example problems

Cada aluno receberá o livro: “Fundamentals of Vehicle Dynamics” do prof.Thomas D.Gillespie, como material didático de apoio.

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Liderança na Prática –
Dias 21 e 23 de maio – Seção São Carlos/Piracicaba


Carga Horária - 8h

Instrutor – Prof. Eugenio Stipp

Ementa - Existe uma dificuldade dos gestores, principalmente nas áreas técnicas, de aplicar os conceitos de liderança ligados à questão comportamental junto às suas equipes de trabalho. Identificar e executar atividades rotineiras para o desenvolvimento das pessoas, não é tarefa fácil, e normalmente não faz parte da agenda destes gestores. Assim o Método de Liderança na Prática oferece ferramentas para auxiliar nesta questão.

Objetivo - Capacitar o aluno na aplicação dos mais reconhecidos conceitos de Liderança, utilizando a Matriz de Desenvolvimento Pessoal, uma ferramenta que facilita a elaboração e execução de ações concretas no dia a dia, para o desenvolvimento de suas equipes.

Público Alvo - Profissionais que estejam exercendo a função de gestores e atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos para Gestão de Pessoas.


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Conceitos Gerais Sobre Torque, Processos de Aperto e Metodologia para Controle do Torque –
Dias 21 a 23 de maio – São Paulo/SP


Carga Horária - 24h

Instrutor – Dr.Roberto Garcia

Ementa - Aula expositiva, com apresentação de conceitos teóricos e exemplos reais.

Aula com atividades experimentais, utilizando apertadeira eletro-eletrônica, bem como o aparelho "DTT - Determinação Torque-Tensão" e posterior discussão dos resultados, com analogia direta com o que ocorre nas diversas linhas de montagem..

Objetivo - Engenheiros de produtos, engenheiros de processo, auditores, coordenadores, supervisores, líderes e operadores de equipamento de aperto.


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Dinâmica da Propulsão Veicular –
Dias 24 e 31 de maio – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa -
Estudo do movimento retilíneo do veículo.
Forças trativas e resistivas.
Simulação dinâmica do desempenho.
Aceleração e partida em aclives.
Adequação do moto-propulsor ao veículo.
Determinação do consumo de combustível em ciclos padrão.
Análise de propulsores alternativos..

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Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones - (11) 4435-0000 / 7204-1921

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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