Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/03/2012
Equipes da Poli USP e Federal de Pernambuco vencem a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

A competição foi realizada de 22 a 25 de março, em Piracicaba, SP, e reuniu 62 equipes de 15 Estados brasileiros mais o Distrito Federal

A equipe Poli Ciser Magnus, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), venceu a 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada neste domingo, dia 25 de março, em Piracicaba, SP. A segunda colocada foi a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco, seguida por outra equipe da Poli USP, a Poli Ciser Fênix. A quarta colocada foi a equipe EESC USP 1, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP; e a quinta classificada foi também pernambucana Mangue Baja 2, da mesma universidade vice-campeã.

Com o resultado, os estudantes das equipes da Poli USP, Universidade Federal de Pernambuco e da EESC USP poderão representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, que será realizada pela SAE INTERNATIONAL de 7 a 10 de junho deste ano, nos EUA. O Brasil é tetracampeão na competição internacional, que reúne anualmente mais de 120 equipes de vários países.

Em Piracicaba, foram quatro dias de avaliações estáticas e dinâmicas que terminaram com enduro de quatro horas sob forte sol e muita determinação das equipes. A prova final começou às 10h e foi realizada numa pista de 2 km, cheia de obstáculos e dificuldades, que exigiram máxima resistência dos carros, chamados Baja SAE e construídos pelas equipes de estudantes.

“A sensação é do dever cumprido, porque foram muitos finais de semana sem dormir e ver a família”, comemorou o capitão da equipe Poli Ciser Magnus, Paulo Yamagata, do quarto ano de engenharia mecânica da Poli USP. Com 20 integrantes, a equipe apresentou um carro leve. “Investimos em diversas peças em materiais compósitos e isso garantiu eficiência e bom desempenho”, contou o capitão da equipe, que foi ainda considerada a melhor na prova de Avaliação de Projeto.

A equipe Mangue Baja 1 comemorou muito o segundo lugar, porque foi a melhor colocação obtida até hoje por uma equipe de Pernambuco na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, na qual é veterana. “Foi resultado de um ano de trabalho duro, espírito de equipe e cumprimento de metas”, disse Diego Alexsandro Clemente Estima, também quartanista de engenharia mecânica. Para o capitão, um dos fatores que garantiu a confiabilidade do carro foi o projeto de suspensão traseira e dianteira, de autoria da equipe, que realizou o Melhor Enduro de Resistência. O carro fez 50 voltas em quatro horas de prova.

O carro da equipe Mangue Baja foi também um dos 15 projetos que atenderam ao desafio proposto pela competição: apresentar um sistema de reabastecimento automático de combustível, que evita vazamentos. Outra inovação tecnológica apresentada pelas equipes foi a adaptação de célula fotoelétrica para recarregar bateria e, consequentemente, reduzir o peso dos veículos.


Das 71 equipes inscritas, 62 compareceram à 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. As equipes representaram 48 instituições de ensino, de Brasília e mais 15 Estados brasileiros – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Realizada no Esporte Piracicabano de Automobilismo (ECPA), a competição homenageou as equipes em 9 categorias:
Melhor Avaliação de Projeto – equipe Poli Ciser Magnus, da Poli USP.
Melhor Aceleração – equipe FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, SP.
Melhor Conforto – equipe FEI Baja 2, Centro Universitário da FEI, SP.
Melhor Enduro de Resistência – equipe Mangue Baja 1, Universidade Federal de Pernambuco, com 50 voltas.
Melhor Relatório de Projeto – equipe FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, SP.
Melhor Tração – equipe Bombaja.UFSM 2, da Universidade Federal de Santa Maria, RS
Melhor Velocidade Máxima – equipe FEI Baja 2, Centro Universitário da FEI, SP.
Melhor Sistema de Reabastecimento – equipe Piratas do Vale, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Guaratinguetá.
Melhor Suspension&Traction – equipe FEI Baja 2, Centro Universitário da FEI, SP.

Veículos - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Luisa Peliello – luisa@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308