Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
22/03/2012
SAE BRASIL discutirá os desafios da cadeia nacional de logística em Porto Alegre-RS

Encontro de engenheiros visa debater os desafios e a importância estratégica da logística como indutor de investimentos no Brasil

Discutir possíveis melhorias e formas de tornar a cadeia logística no Brasil mais competitiva é o objetivo do 2º Simpósio SAE BRASIL de Logística Automotiva e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. O encontro realizado pela Seção Regional Porto Alegre da SAE BRASIL acontecerá dia 26 de abril, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Para Carlos Panitz, chairman do encontro, o caminho para um crescimento sólido e sustentável do Brasil exige que as empresas e o governo desenvolvam estratégias e políticas que alavanquem investimentos e a atividade econômica local, tanto produtiva quanto de serviços. “Projetos de longo prazo não se perenizam apenas com benefícios temporários ou artificiais, como condição cambial favorável ou renúncia fiscal, mas por meios reais de ganhos de competitividade”, argumenta.

Manter no Brasil uma cadeia de suprimentos ágil e sincronizada é algo muito custoso para as corporações, pois vários fatores contribuem para dificultar esse processo, como estradas ruins, grandes congestionamentos, altos impostos, entre outros. “Para investir por aqui uma empresa precisa analisar muito bem as condições de logística e a sua estratégia de sourcing, pois se esse custo for elevado o investimento poderá não se concretizar ou, se já realizado, poderá não obter o retorno esperado”, acrescenta o chairman.

Por isso, entre os temas abordados estarão os desafios de logística e de gestão de cadeia existentes hoje, que as empresas e o governo brasileiro precisam vencer. “Iremos debater essas dificuldades e o quanto o País perde por não ter bom escoamento de sua produção”, explica Panitz.

O simpósio contará com a participação de empresas como Renault, VW e Mercedes-Benz, que apresentarão cases de como conseguiram resolver e administrar as dificuldades de logística e, também, de representantes do governo, que irão falar sobre o que é necessário para alavancar e o quanto é preciso investir para que esse gargalo seja sanado para tornar o setor competitivo.

Panitz destaca que o ponto mais alto do encontro será o momento dos painéis, pois haverá espaço para discussão dos temas entre os palestrantes e participantes. “A interação é necessária, pois proporciona grande troca de ideias e experiências, e isso deixa nosso simpósio muito mais rico”, diz.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, também afirma que é muito importante o fomento deste debate, pois a logística influencia diretamente na mobilidade. “Os simpósios da SAE são fóruns adequados para as discussões dos assuntos da mobilidade, pois reúnem os melhores especialistas em debates que aprofundam os temas na medida necessária ao desenvolvimento da engenharia para fazer frente aos desafios da competitividade”, avalia o executivo.

Programação

8h - Credenciamento
9h - Abertura
9h20 - Painel: “A LOGÍSTICA E O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO INDUTORES DE COMPETITIVIDADE PARA INVESTIMENTOS NO BRASIL”, com Marco Weinstock, gerente de Logística Internacional da VW do Brasil; André Perez, diretor de Supply Chain Região América da Renault do Brasil; e Roberto Bastian, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil. Mediação de Carlos Eduardo Panitz.
13h45 - Palestra: “MELHORES PRÁTICAS NA LOGÍSTICA DOMÉSTICA: DO MILK RUN AO ABASTECIMENTO DE LINHA DE PRODUÇÃO”, com Roberto Takami, gerente geral de Projetos da TK Logística do Brasil.
14h15 - Palestra: “A INFLUÊNCIA DA LOGÍSTICA NA VINDA DE INVESTIMENTOS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL”, com Junico Antunes, secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.
15h45 - Painel de infraestrutura logística: “O PAPEL E AS PERSPECTIVAS DOS MODAIS PARA A CADEIA AUTOMOTIVA E DE AUTOPEÇAS”, com Ademir Casartelli, chefe da Divisão de Controle e Qualidade da Superintendência do Porto de Rio Grande (marítimo); Jorge Herdina, superintendente do Aeroporto Internacional Salgado Filho (aéreo); e Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes (rodoviário). Mediação do jornalista Fred Carvalho.
17h15 - Encerramento




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308