Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/03/2012
Cuidados com a frota valorizam patrimônio

* Por José Palacio

No dicionário a palavra frota é definida como conjunto de veículos pertencentes a uma mesma empresa. Seja qual for o tipo de frota, o mais importante é realizar a manutenção preventiva para que os veículos operem com segurança e respeito ao meio ambiente. O motivo é simples: evitar problemas, pois o risco de se utilizar uma frota sem manutenção é muito grande.

A manutenção preventiva é a opção mais inteligente de gestão da frota. Evita acidentes, multas, gastos desnecessários com reparos emergenciais e ainda possibilita a programação das paradas. Deve ser realizada, periodicamente, nos sistemas de segurança (direção, freios, iluminação, suspensão, pneus etc, inclusive espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa e extintor de incêndio), de emissões (regulagem do motor e sistemas de admissão e escape) e também nos itens de estética (funilaria, pintura, carroceria, implementos etc).

É importante lembrar que a escolha de um local confiável para a realização desse tipo de serviço é fundamental. As oficinas certificadas pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo acreditado pelo Inmetro, passam por diversas auditorias e avaliações de processos para que os serviços sejam padronizados e tenham com o mesmo nível elevado de qualidade. Todas elas exibem o selo IQA de qualidade. Vale à pena consultar no www.iqa.org.br a lista atualizada das oficinas mecânicas, retíficas e concessionárias que investem em qualidade.

A condução de veículo em mau estado de conservação ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído é qualificada no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) como infração grave, com pena de multa e retenção do veículo para regularização. Saiba que sempre é muito mais econômico prevenir do que corrigir. Na manutenção corretiva, além do risco de comprometimento de outros componentes, o veículo fica parado por um período maior, o que para uma empresa significa prejuízo.

Outro ponto importante a destacar é a manutenção do investimento. Conservar os veículos em dia e em boas condições, inclusive em relação às partes não mecânicas, como carroceria, funilaria etc., deprecia menos o valor do bem. Alguns acreditam ganhar mais ao carregar o veículo com peso acima do especificado pelo fabricante. Além de ser esta uma infração média segundo o CBT, é também um erro que só traz mais desgaste em sistemas como suspensão, freios e pneus, danifica o asfalto e pode ocasionar multas.

Fazer a gestão da frota com uma planilha para acompanhar diariamente o uso e desgaste do veículo pode ser muito útil. Com uma tabela simples que registre todas as manutenções realizadas e guarde as notas fiscais, é possível até monitorar e obter indicadores bem mais confiáveis. Para quem já tem um processo implantado, a dica é manter a frota o mais jovem possível, por que veículos com muito tempo de uso precisam manutenção com maior frequência e têm menor valor de revenda.

* José Palacio é coordenador de Certificação de Serviços Automotivos do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br 11.4435-0000
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br 11.7672-7107

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
José Palacio é coordenador de Certificação de Serviços Automotivos do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308