Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/02/2012
IQA oferece novos treinamentos sobre Seis Sigma

A oferta do novo formato, com formação e certificação pelo IQA, começa em fevereiro para formação de Green Belt; em abril para Black Belt; e maio para Master Black Belt

A partir deste mês, o IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, inicia novas turmas de treinamento em metodologia Seis Sigma, prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade, aumentar a participação de mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa.

Coordenado pelo prof. M. Sc. J. G. Buchaim, um dos pioneiros em Metodologia Seis Sigma no Brasil, o treinamento realizado pelo IQA é 100% voltado às necessidades do setor automotivo. “A Metodologia Seis Sigma surgiu da necessidade de se ter um roteiro para conseguir grandes melhorias em processos com mau desempenho, em termos de má qualidade, custos altos e atrasos, que afetam a competitividade”, explica Alexandre Xavier gerente de Novos Negócios do IQA. “A inovação do processo proposto pelo IQA é a possibilidade não apenas de formação, mas também a certificação do profissional. Durante o treinamento o participante desenvolverá em paralelo seu projeto, garantindo o máximo de resultado através dessa qualificação”, diz.

Certificação profissional – O treinamento de Metodologia Seis Sigma do IQA é dividido em formação e certificação de Green Belt, formação e certificação de Black Belt, e formação e certificação de Master Black Belt. Para Green Belt são duas turmas. A primeira inicia em 25 de fevereiro e finaliza em 30 de junho, e a segunda, vai de 14 de julho a 24 de novembro. “Os green belts participam de projetos de melhoria de qualidade analisando e solucionando problemas de qualidade, e dão suporte aos black belts”, explica Xavier.

Já o treinamento de formação e capacitação de black belt tem início em 14 de abril, com duração até 24 de novembro. “Este é um treinamento mais extenso, pois o black belt é um especialista em Seis Sigma e lidera as equipes de green belts nos projetos”, diz Xavier, ao lembrar que para ser black belt o aluno não precisa ser, necessariamente, green belt.

O professor Buchaim também coordena o grupo de instrutores que ministrará o treinamento de formação e certificação de masters black belt, no período de 5 de maio a 25 de agosto, voltado aos black belts mais experientes, para adquirirem conhecimento mais avançado da Metodologia Seis Sigma.

Seis Sigma – A Metodologia Seis Sigma foi desenvolvida no início dos anos 1980, para medir defeitos e melhorar a qualidade global, por meio de técnicas estatísticas apoiadas em softwares como o Minitab, e pelas metodologias DMAIC e DMADV.

A metodologia DMAIC (sigla em inglês para definir - define, medir - measure, analisar - analyse, melhorar – improve, e controlar – control) é utilizada para um processo já existente, enquanto o DMADV (definir, medir, analisar, projetar e verificar) é utilizado para a criação de um produto ou processo.

Os treinamentos ocorrem sempre aos sábados (veja datas específicas abaixo), com carga horária de oito horas por dia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do IQA (www.iqa.org.br). Mais informações pelo telefone 11.5533-4545.

Confira o calendário completo de treinamentos IQA 2012




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 7672-7107 – 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308