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 Release
08/02/2012
SAE BRASIL realizará Simpósio de Dinâmica Veicular, dia 14 de março, em Itupeva (SP)

Encontro é voltado aos profissionais de toda a cadeia da engenharia
da mobilidade ligados a dinâmica veicular

A busca pela economia de combustível para atender às necessidades do meio ambiente, sem alterar o desempenho e a segurança do veículo, é o tema do 2º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular, que será realizado dia 14 de março, em Itupeva, SP.

Promovido pelas Seções Regionais São Carlos/Piracicaba e Campinas, da SAE BRASIL, o simpósio reunirá representantes de montadoras, autopeças e universidades, além de referências na área de dinâmica veicular do Brasil e do Exterior. “Vamos debater quais as necessidades dos usuários e fabricantes de veículos e discutir tecnologicamente as possíveis saídas no âmbito da dinâmica veicular”, afirma Argemiro Costa, chairman do encontro.

Segundo Costa, o destaque desta edição fica por conta da simulação computacional na dinâmica veicular e os avanços nos modelos matemáticos. “Esse tema é muito importante para a engenharia, por isso iremos também expor simuladores de dinâmica para que a comunidade possa se familiarizar e conhecer de perto esses equipamentos”, comenta o chairman.

O objetivo do simpósio é agrupar em um mesmo local a comunidade científica e os fabricantes de automóveis e autopeças. “Isso ajuda na discussão de tendências, nas evoluções do setor e atualização sobre como cada um pode contribuir para o avanço tecnológico”, acrescenta Costa.

O Simpósio contará com painéis temáticos, palestras técnicas e talk show com nomes importantes do automobilismo brasileiro. Contudo, o ponto alto do encontro será a apresentação do professor doutor Michael Gipser, fundador do Cosin Scientific Software e consultor das principais montadoras e fabricantes de pneus, que falará sobre simulações nas áreas de dinâmica veicular com foco no conforto e durabilidade.

Outro destaque será Tom Gillespie, PhD, professor do University of Michigan Truck Research Institute (UMTRI) e autor de livros como o bestseller da SAE Internacional ‘Fundamentals of Vehicle Dynamics’. Ele irá falar sobre as novidades mundiais em tecnologias de sistemas de suspensão e sobre testes de estabilidade veicular utilizando simulação computacional.

As seções regionais da SAE BRASIL São Carlos/Piracicaba e Campinas são dois pólos vocacionados na área de dinâmica veicular, onde se concentram três das maiores universidades com cursos dedicados à matéria (a UFSCar/Universidade Federal de São Carlos, a Escola de Engenharia de São Carlos, da USP e a Unicamp/Universidade Estadual de Campinas), além de vários campos de provas em que as empresas realizam seus testes.


Programação

8h30 - Abertura
8h50 - Painel - PNEUS – “REDUÇÃO DA RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO E IMPACTO NA DINÂMICA VEICULAR” , com Evandro Odlevak da IVECO; e Kaio Machado, gerente de desenvolvimento de produto da Pirelli. Mediação de Álvaro Costa Neto, diretor da Multicorpos.

9h55 - Palestra técnica – “FTIRE FOR PRIMARY RIDE, SECONDARY RIDE AND NVH APPLICATIONS”, com o consultor Michael Gipser, fundador da Cosin Scientific Software.

10h55 - Palestra técnica – “APLICAÇÕES DIFERENCIADAS DE AMORTECEDORES – SLOW ACTIVE SUSPENTION”, com Luiz Bloem, gerente de pesquisa e desenvolvimento de amortecedores; e Robson Iezzo, engenheiro de produto, ambos da Magneti Marelli/Cofap.

11h30 - Painel – “COMO PROJETAR VEÍCULOS MAIS CONFORTÁVEIS?”, com Narciso Ichano, supervisor do Laboratório de Ensaios e Desenvolvimento da Tenneco; Marcelo Prado, diretor da Multicorpos; e Rômulo Castro, da PSA. Mediação de Alexandre Pinto, Gerente Geral de Chassis & Vehicle Dynamics da PSA.

12h35 - Palestra técnica – “TESTING ELECTRONIC STABILITY CONTROL PERFORMANCE USING SIMULATION”, com o professor emérito da Universidade de Michigan e Ph.D Thomas Gillespie.

14h - Palestra técnica – “POSICIONAMENTO DOS VEÍCULOS NACIONAIS FRENTE AOS DO MERCADO MUNDIAL EM RELAÇÃO À DINÂMICA VEICULAR”, com Cesar Augusto Urnhani, piloto de testes da Pirelli.

14h35 - Painel – “VEÍCULOS COMERCIAIS”, com Gabriel Gueler, diretor da Smarttech; Paulo Muller, da Volvo Caminhões; e Antonio Carlos Canale, professor da USP- São Carlos. Mediação de Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.

16h10 - Palestra técnica – “VEHICLE DYNAMICS TUNING ON COST EFFECTIVE FULL SCALE DRIVING SIMULATORS”, com David Chardoniere, da Oktal, empresa desenvolvedora de softwares de simulação.

16h45 - Palestra técnica – “COMPETIÇÕES AUTOMOBILÍSTICAS E A DINÂMICA VEICULAR”, com Vinícius Sá, gerente de Marketing para Pneus de Automóvel da Goodyear; e com Celso Duarte, supervisor de Engenharia da Ford Motorsports.

17h25 - Talk show – “COMPETIÇÕES AUTOMOBILÍSTICAS E A DINÂMICA VEICULAR”, com Andreas Mattheis, chefe de equipe da Stock Car Red Bull Racing; Vinicius Sá, gerente de Marketing para Pneus de Automóvel da Goodyear; Franz Kurd Schmidt, da equipe F-Truck Mercedes Benz; Celso Duarte, supervisor de Engenharia da Ford Motorsports e Atila Abreu, piloto da Stock Car. Mediação do jornalista Bob Sharp.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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