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 Release
20/03/2012
Estudantes do Nordeste constroem 11 carros para competir em SP e avançar na carreira

Cerca de 200 alunos de engenharia do RN, BA, CE, PI, SE, PE e PB participam da Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, de 22 a 25 de março

Com o objetivo de aumentar o conhecimento na engenharia automobilística e se preparar para a futura carreira profissional, cerca de 200 universitários do Nordeste trabalham no projeto e construção de 11 carros off-road funcionais para disputar a 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS.

A competição de engenharia será realizada de 22 a 25 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP. Ao todo, a competição reunirá 71 equipes, que somam cerca de 1,4 mil estudantes de 15 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Do Nordeste, as equipes representarão 11 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí. Estreante na competição, a equipe Cactus Baja, composta por 19 estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, do Rio Grande do Norte, iniciou o projeto do veículo há quase um ano.

O Baja SAE potiguar possui sistema de transmissão por CVT, suspensão dianteira tipo Duplo A e traseira Swing Axle, utilizadas para garantir estabilidade durante as provas dinâmicas. O veículo pesa 185 kg e atinge velocidade máxima de 55 km/h. “Nossa principal motivação é o ganho de conhecimentos adquirido com o projeto”, adianta Mário Jorge, formando de Engenharia Mecânica. A equipe veterana Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também representará o Estado.

Piauí - Com projeto pronto desde novembro, a equipe IFPI Baja SAE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), será a única representante do Estado. A equipe desenvolveu uma coluna móvel para direção, na qual o volante se desloca conforme com a necessidade do motorista. “Para o desenvolvimento do sistema analisamos as condições de ergonomia para veículo de competição”, explica o capitão Pedro Rodrigues Veloso, estudante do 9º semestre de Engenharia Mecânica.

Outra equipe que aposta no conforto é a Siará de Baja, da Universidade Federal do Ceará. A equipe aumentou o chassi do veículo e posicionou as rodas na frente da estrutura de aço, habitualmente colocadas na parte lateral do carro. “Além de aumentar o espaço interno, a mudança evita danos estruturais em caso de colisões”, diz André Valente de Brito, capitão da equipe, única representante do Ceará.

Demais equipes - Também representam a região Nordeste as equipes Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); Carpoeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ford UFPBaja Improcrastinável e Ford UFPBaja Inexorável, da Universidade Federal da Paraíba; Parahybaja, da Universidade Federal de Campina Grande; Corisco Cavalo Doido e Corisco Vingador, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco; Mangue Baja 1 e Mague Baja 2, da Universidade Federal de Pernambuco; e equipe Serbaja, da Universidade Federal de Sergipe.

Os Bajas SAE são projetados e construídos pelos estudantes, supervisionados por um professor, dentro das instituições de ensino como projeto extracurricular. Em Piracicaba, as equipes e os veículos serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade. Entre as provas estão avaliações de projeto, por meio de relatórios e apresentação, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra com muitos obstáculos, em condições “off-road”.

No final, as equipes das três instituições representadas que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, de 7 a 10 de junho deste ano, nos EUA. Na competição norte-americana, que reúne mais de 90 equipes de diferentes países, o Brasil acumula quatro vitórias.

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto e a viagem da equipe ao local da competição.

O Projeto Baja é o primeiro e um dos programas de maior sucesso organizados pela SAE BRASIL na capacitação dos futuros engenheiros, no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, todas as equipes são submetidas a experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e diversas atividades, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças. Atualmente, muitas empresas priorizam a contratação de ex-participantes do Projeto por causa da preparação.

O engenheiro Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, comenta que as competições estudantis promovidas pela entidade desafiam os estudantes no que toca às habilidades mais desejadas pelo mercado nos profissionais da engenharia. “Os jovens aprendem a trabalhar em equipe, concebem, constroem e testam o projeto, tudo dentro das rígidas regras da competição”, conta Vagner Galeote.


Equipes na 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
71 equipes inscritas • 15 Estados mais DF • 57 instituições de ensino



CENTRO-OESTE
Distrito Federal (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Paulista (campus Distrito Federal) – equipe Calango Cross (carro 67)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 70)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 54)


NORDESTE - 7 Estados – (11 equipes – 11 instituições)

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 33)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 41)

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 37)

Paraíba (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Paraíba–equipes Ford UFPBaja Improcrastinável e Ford UFPBaja Inexorável (16-17))
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 40)

Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE) – equipes Corisco Cavalo Doido e Corisco Vingador (carros 26 e 25)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 6 e 5)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Cactus Baja (carro 62)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 27)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja (carro 58)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Piauí – equipe IFPI Baja SAE (carro 71)

SUDESTE - 4 Estados - 22 equipes – 30 instituições

São Paulo / Interior – (13 equipes / 11 instituições)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Baja UFSCar (carro 68)
Universidade de Franca – equipe Baja Unifran (carro 66)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 46)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara (carro 56)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 14 e 13)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 51)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Ita Baja (carros 49)
Universidade Estadual Paulista/UNESP Bauru–equipes PAC Baja Unesp 1 e PAC Baja Unesp 2 (carros 23-24)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 18)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 28)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 45)


Grande São Paulo – (9 equipes / 6 instituições)
Fundação Armando Alvares Pentado (Faap) – equipe Baja Faap (carro 69)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 29)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (Dipton) e FEI Baja 2 (Zaya) (carros 2 e 1)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack 51 (carro 47)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 22 e 21)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Titan e Poli Ciser Fenix (carros 4 e 3)

Minas Gerais – (7 equipes / 6 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 10)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 7)
Universidade Fed. de SãoJoão Del Rei-equipes Komiketo Baja UFSJ 1 e Komiketo Baja UFSJ 2 (carros 19-20)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 65)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 53)
Centro Universitário UNA – equipe Una Baja (carro 57)

Espírito Santo – (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipes Vitória Baja 1 e Vitória Baja 2 (carros 11 e 12)

Rio de Janeiro (7 equipes /6 instituições)
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do RJ - Nova Friburgo Beirute Baja SAE (carro 55)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe Super Baja (carro 59)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipes Minerva Baja UFRJ 1 e Minerva Baja UFRJ 2 (carros 34-35)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe Reptiles PUC-RIO (carro 61)
Universidade Federal Fluminense – equipe Tuffão (carro 48)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 50)


SUL - 3 Estados - 15 equipes – 13 instituições

Santa Catarina (5 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville – equipe Baja Cem (carro 63)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 15)
Universidade Federal de Santa Catarina–equipes UFSC Tupy Jaguar e UFSC Tupy Puma (carros 8 e 9)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Velociraptor (carro 30)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 5 instituições)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 39)
Universidade Federal do Rio Grande – equipe Baja Furg (carro 64)
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja/UFSM 1 e Bombaja/UFSM 2 (carros 31 e 32)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo Fahor (carro 52)
Universidade Regional Integrada - Santo Ângelo – Equipe URI Baja (carro 42)

Paraná (5 equipes / 4 instituições)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 60)
Pontifícia Universidade Católica / PUC PR – equipe CW Baja (carro 38)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná–equipes Imperador UTFPR 1 e Imperador UTFPR 2 (carros 43-44
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 36)

18ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 22 a 25 de março de 2012
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP





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Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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