Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/12/2011
Artigo - Test drive é passaporte para uma união feliz

*Francisco Satkunas

Diariamente somos bombardeados por ofertas de veículos novos e usados nos jornais, revistas, internet, radio e TV, que mostram uma infinidade de anúncios para chamar a nossa atenção. Estima-se que cerca de 50 diferentes marcas e mais de 600 modelos de veículos disputam palmo a palmo a preferência dos consumidores brasileiros.

Os jornalistas especializados são parte importante na forte corrente que influencia a decisão dos candidatos a compradores. Esses profissionais participam intensamente dos lançamentos de veículos, muitas vezes de duas marcas diferentes num único dia, e têm a oportunidade de receber a novidade para teste durante um período.

Sucede-se então a esse trabalho uma profusão de reportagens e análises de avaliação de desempenho, conteúdo, e comparativos do veículo em relação aos seus concorrentes diretos.

Essa é uma forma interessante para o leitor conhecer melhor o produto e tirar suas próprias conclusões para decidir a compra. Afinal, a aquisição de um veículo é vista pela maioria como o segundo degrau na escala de importância do consumo de bens, perdendo apenas para a moradia própria.

Além disso, a escolha do automóvel determina um convívio de médio e longo prazo, e todo proprietário quer uma relação de grande satisfação enquanto o casamento durar. Também pode significar a proteção do capital empreendido na hora da revenda ou da troca por outro carro.

Nos Estados Unidos, 80% dos consumidores que visitam as concessionárias para efetuar uma aquisição levam consigo os dados sobre o veículo que aspiram, normalmente acessados nos sites das próprias montadoras.

Esse é um nível de maturidade que ainda não se faz presente por aqui, mas caminhamos rapidamente nesse sentido. Convém ressaltar que o contato com experientes vendedores das concessionárias ajuda a esclarecer dúvidas, mas também pode fazer o consumidor sucumbir à ansiedade de levar de imediato o carro que estiver disponível, agregando acessórios, garantias e outros serviços, que se transformam em necessidades.

A alta dose de emoção que cerca a decisão da compra avisa que é importante preservar a liberdade de escolha sobre o que de fato se quer adquirir. Para isso, fazer a avaliação estática do automóvel, apenas testando a facilidade de entrar e sair, de empunhar o volante, de acessar os comandos e inspecionar os mostradores do painel, e de verificar o espaço para os ocupantes e para a bagagem no porta-malas, não basta.

Fazer o test drive, seja em conjunto com familiares ou um amigo, é fundamental para uma noção dinâmica mais precisa sobre um veículo ainda desconhecido, sentir seu comportamento geral e o funcionamento dos acessórios que o acompanham. Itens como piscas direcionais, buzina, limpadores de para-brisa, conforto dos bancos e posição ao dirigir devem ser testados, por menor que seja o percurso.

Alguns compradores mais experientes costumam até alugar um veiculo idêntico ao que pretende adquirir por uma semana, e testá-lo por mais tempo, de dia e à noite, eventualmente com chuva, para conhecer melhor o produto. A certeza da melhor escolha justifica plenamente o desembolso que se faz.

Nessa condição, um equipamento importante a ser testado é o freio ABS, item de segurança em breve obrigatório em todos os carros, que poucos motoristas tiveram a oportunidade de usar e conhecer na prática. Dificilmente um vendedor de concessionária concordaria com esse teste nos curtos percursos em que normalmente é feito.

A mesmo condição não se aplica a outro importante equipamento de segurança, o airbag, em que nos resta apenas confiar, pois só pode testado em uma colisão, quando se autodestrói. Portanto, toda a vez que comprar um carro novo ou usado faça do test drive mais que uma obrigação. Encare-o como um passaporte para uma futura união feliz.


*Francisco Satkunas é conselheiro da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308