Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/11/2011
A importância de andar junto com o varejo

Alexandre Xavier*

No dia 23 de maio, nós, do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, participamos de reunião com representantes de empresas varejistas de autopeças, em encontro marcado no Sincopeças, em São Paulo, para definir novos procedimentos para a certificação das lojas de autopeças.

Esse encontro marcou um novo horizonte para o mercado de reposição automotivo, pois o setor de varejo teve uma oportunidade especial de adequar o modelo da certificação às necessidades das empresas, por meio de desenvolvimento conjunto com o IQA e o Sincopeças. Essa é uma oportunidade que vai beneficiar todos os varejistas interessados em investir em processos de qualidade, pois vai proporcionar um conhecimento mais aprofundado de todos os processos do negócio e, como resultado final, melhor rentabilidade.

Na prática, o trabalho IQA/Sincopeças iniciado agora busca nova abordagem para a certificação do varejo de autopeças, com foco em melhores resultados para o negócio. Ao IQA, cabe, além do processo de certificação, monitorar o andamento do projeto, alinhar conhecimento dos consultores envolvidos e oferecer treinamentos. Ao mesmo tempo, será dada mais ênfase aos aspectos prioritários identificados pelos lojistas, como por exemplo, gestão da garantia, layout de loja com foco em vendas, gestão de estoque e inadimplência.

Nesse contexto, o varejo de autopeças desenvolverá condições para usufruir dos principais benefícios da certificação: melhoria de processos, abertura de mercados (um participante do encontro citou grandes empresas que exigem esse diferencial para definir a compra de autopeças para suas frotas, o que é definitivamente uma tendência), ferramenta de marketing e apoio para padronização de redes. A certificação, no final das contas, ocorrerá como uma consequência natural do processo desenvolvido junto às próprias empresas.

Apesar de não oferecer consultoria, pois esse não é seu papel, o IQA apoiará empresas, Sincopeças, e todos os profissionais envolvidos, indicando os pontos em que os processos podem ser melhorados para que sejam feitas as melhorias. Muitos empresários ainda veem a certificação como custo e não investimento, e esse projeto é um importante passo para mudar essa opinião, mostrando na prática como tornar o negócio mais eficiente e produtivo, além de agradável para o cliente. E tudo isso com condições especiais técnicas e de investimento para as empresas.

*Alexandre Xavier é gerente de Novos Negócios do IQA




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308