Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/11/2011
Estudantes de SP testam nove carros para a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Competição reunirá 22 carros construídos por estudantes de oito Estados brasileiros, além do Distrito Federal, de 18 a 20 de novembro, em Piracicaba/SP

Estudantes de engenharia do Estado de São Paulo participam com nove carros da 8ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, de 18 e 20 de novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, SP. Das nove equipes paulistas, quatro são da Capital e cinco do Interior. Elas concorrerão com outras 13 inscritas, somando 22 equipes e 500 estudantes das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste.

Projetados e construídos pelos universitários, todos os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, do ponto de vista técnico (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) e de viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) além das provas dinâmicas. No domingo (20), acontecerá a prova mais difícil: o enduro de resistência de 22 km, em pista travada, que oferece condições severas para carros e pilotos.

As duas equipes que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o País nas competições da SAE International, em Michigan (primeiro colocado) e Nebraska (segundo), nos EUA, em 2012.

Grande SP – As quatro equipes que representam a Grande São Paulo são Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana); Fórmula UNIP, da Universidade Paulista; Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia; e Poli Racing, da Poli-USP.

Com o objetivo de alcançar o pentacampeonato nacional e garantir vaga na competição mundial, a equipe Fórmula FEI, construiu um carro de alto desempenho, dirigibilidade, ergonomia e fácil manutenção. Os estudantes optaram pelo uso de aço, alumínio, fibra de carbono, de vidro e policarbonato, entre outros materiais. O protótipo pesa 177 kg e alcança velocidade máxima de 150 km/h, com consumo de 8 km/l (etanol). “Construímos um carro confiável, rápido e seguro, além de barato, econômico e leve. São características difíceis de conciliar”, diz o capitão Lucas Kira, da equipe Fórmula FEI, que investiu R$ 50 mil entre projeto e despesas de viagem.

Interior – As cinco equipes do Interior são Solid Edge EESC/USP, da Escola de Engenharia de São Carlos (USP); V8 Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba; FSAE Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Fênix Racing, da Universidade Estadual Paulista campus Ilha Solteira; e a Unesp Racing, da Universidade Estadual Paulista campus Guaratinguetá, que concorrerá com carro equipado com computador de bordo aliado a módulos de injeção e ignição eletrônica para captar informações de velocidade, rotação, pressão de combustível, temperatura do motor, entre outras.

Para garantir leveza, os estudantes usaram fibra de vidro e de carbono, kevlar e alumínio na construção protótipo. O carro pesa 150 kg, 10% mais leve do que em 2010, e atinge velocidade máxima de 120km/h e consome 6 km/litro (gasolina). “O projeto fórmula é motivador e desafiante, promove desenvolvimento técnico e pessoal para todos os integrantes”, comenta Pedro Bento, capitão da equipe formada por 17 universitários.

ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. São projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia sob a orientação de um professor, de acordo com regras definidas pela SAE International. Têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. As normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, exigem equipes com até 20 integrantes, especializadas nos variados sistemas que compõem um carro Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

Na visão de Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis representam, sobretudo, uma porta aberta para os futuros engenheiros demonstrarem seu talento e criatividade. “É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, tão necessárias à formação profissional”, afirma o presidente da SAE BRASIL.

VIII Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
18 a 20 de novembro – ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - Piracicaba/SP

SUL

Paraná – (1 equipe / 1 instituição)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador URFPR

Rio Grande do Sul - (2 equipes / 2 instituições)
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe RS Racing Team
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina - (2 equipes / 1 instituição)
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Joinville) – equipe Fórmula Cem


SUDESTE

Minas Gerais – (2 equipes / 2 instituições)

CEFET MG – equipe Fórmula Cefast
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – equipe Fórmula UFMG

Rio de Janeiro - (2 equipe / 2 instituições)
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Icarus UFRJ
UFF– Universidade Federal Fluminense – equipe Buffalo

São Paulo – (9 equipes / 9 instituições)
Grande São Paulo
Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) – equipe Fórmula FEI
UNIP – Universidade Paulista – equipe Fórmula UNIP
IMT – Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing
Poli USP – Escola Politécnica da USP– equipe Poli Racing

Interior de SP
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe Solid Edge EESC USP
Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe V8 Racing
Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – equipe FSAE-Unicamp
Unesp – Univ. Estadual Paulista/Guaratinguetá – Unesp Rancing
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Ilha Solteira – Fênix Racing


CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (1 equipe / 1 instituição)

UnB – Universidade de Brasília – equipe Apuama Racing


NORDESTE

Bahia - (2 equipes / 2 instituições)

UFB – Universidade Federal da Bahia – equipe Krt UFBA
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – equipe Fast Track

Paraíba - (1 equipe / 1 instituição)
UFPB – Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB



8ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS - 18 a 20 de novembro de 2011 - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo EPCA (rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP - MAPA

 Dia 18 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise) - das 9h às 16h;
 Dia 19 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad) e auto cross - das 9h às 16h.
 Dia 20 (domingo) – Enduro de resistência - das 9h às 12h.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Luisa Peliello – luisa@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308