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 Release
11/11/2011
Estudantes do Sul constroem cinco carros para a Competição Fórmula SAE

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão representados por 74 estudantes de engenharia, de 18 a 20 de novembro, em Piracicaba/ SP

Apaixonados pelo automobilismo, 74 estudantes de engenharia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participam da 8ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS com cinco carros tipo Fórmula projetados e construídos por eles. A prova, que será realizada de 18 a 20 de novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, SP, reunirá no total 22 equipes e 500 universitários de oito Estados brasileiros, mas o Distrito Federal.

Desafiadas a projetar e construir carros tipo Fórmula dentro das instituições de ensino, as 22 equipes terão seus protótipos avaliados em Piracicaba quanto à concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) e também quanto à viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto). Além disso, os veículos enfrentarão provas dinâmicas.

As duas equipes que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o País nas competições da SAE International, em Michigan (primeiro colocado) e Nebraska (segundo), nos EUA, em 2012.

Santa Catarina – O Estado de Santa Catarina será representado por duas equipes estreantes: Fórmula UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Fórmula Cem, da UFSC campus Joinville. O objetivo principal das duas equipes é completarem todas as provas e aprimorarem o carro para as próximas competições.

A aposta da equipe Fórmula Cem é um carro leve e ágil. “Projetamos um carro menor dos que os tradicionais e utilizamos fibra de vidro na carenagem, por ser um material mais barato”, comenta Guilherme Cordova, capitão da equipe, que, para os próximos anos, já estuda a utilização de fibra vegetal. Como o protótipo ainda está em fase de construção, informações sobre peso e velocidade máxima não estão disponíveis.

Paraná – Única equipe representante do Paraná, a Imperador UTFPR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, investiu no sistema de transmissão automática. “A utilização desse tipo de câmbio é o grande diferencial do protótipo, com isso o piloto pode se concentrar na pista e no desempenho do veículo, já que a troca de marchas é feita automaticamente”, explica o capitão Thiago Rocha, estudante do 10º período de Engenharia Industrial Mecânica.

Rio Grande do Sul – Duas equipes representam o Rio Grande do Sul, a RS Racing Team, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A inovação tecnológica desenvolvida pela equipe Fórmula UFSM, formada por 19 estudantes, é um módulo de gerenciamento denominado MOTEC, que controla eletronicamente a injeção de combustível além de armazenar dados dos sensores de deslocamento linear da suspensão durante a o trajeto percorrido na pista. Com o sistema, é possível saber em qual parte da pista a suspensão do carro é mais exigida. “O módulo de gerenciamento permite adquirir dados para projetar os sistemas de suspensão, freio, injeção eletrônica, entre outros, dos próximos protótipos da equipe”, explica Gabriel Tatsch, capitão da equipe, aluno do 3º ano do curso de Engenharia Mecânica.

ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. A construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas do carro, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, é projetado por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

Na visão de Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis representam, sobretudo, uma porta aberta para os futuros engenheiros demonstrarem seu talento e criatividade. “É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, tão necessárias à formação profissional”, afirma o presidente da SAE BRASIL.

VIII Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
18 a 20 de novembro – ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - Piracicaba/SP

SUL

Paraná – (1 equipe / 1 instituição)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador URFPR

Rio Grande do Sul - (2 equipes / 2 instituições)
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe RS Racing Team
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina - (2 equipes / 1 instituição)
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Joinville) – equipe Fórmula Cem


SUDESTE

Minas Gerais – (2 equipes / 2 instituições)

CEFET MG – equipe Fórmula Cefast
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – equipe Fórmula UFMG

Rio de Janeiro - (2 equipe / 2 instituições)
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Icarus UFRJ
UFF– Universidade Federal Fluminense – equipe Buffalo

São Paulo – (9 equipes / 9 instituições)
Grande São Paulo
Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) – equipe Fórmula FEI
UNIP – Universidade Paulista – equipe Fórmula UNIP
IMT – Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing
Poli USP – Escola Politécnica da USP– equipe Poli Racing

Interior de SP
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe Solid Edge EESC USP
Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe V8 Racing
Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – equipe FSAE-Unicamp
Unesp – Univ. Estadual Paulista/Guaratinguetá – Unesp Rancing
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Ilha Solteira – Fênix Racing


CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (1 equipe / 1 instituição)

UnB – Universidade de Brasília – equipe Apuama Racing


NORDESTE

Bahia - (2 equipes / 2 instituições)

UFB – Universidade Federal da Bahia – equipe Krt UFBA
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – equipe Fast Track

Paraíba - (1 equipe / 1 instituição)
UFPB – Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB




8ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Quando – de 18 a 20 de novembro de 2011
Onde – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP - MAPA
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 Dia 18 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise) - das 9h às 16h;
 Dia 19 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad) e auto cross - das 9h às 16h.
 Dia 20 (domingo) – Enduro de resistência - das 9h às 12h.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Luisa Peliello – luisa@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 – 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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