Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/11/2011
Simpósio SAE BRASIL de Tendências no setor automotivo começa amanhã (8), em Nova Lima (MG)

Lideranças do setor debatem sobre a capacidade de competir da indústria brasileira da mobilidade perante a concorrência internacional

São Paulo – Começa amanhã, 8 de novembro, no Niágara Centro de Eventos (Rua Douglas, 142, Jardim Canadá), em Nova Lima (MG), o Simpósio SAE BRASIL de Tendências, que reunirá lideranças da indústria brasileira de veículos e de autopeças, e especialistas em macroeconomia, finanças, tributação e recursos humanos, para falar de competitividade.

O encontro é coordenado pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL e terá foco exclusivamente em tendências. “Identificamos a necessidade de uma análise e discussão mais profunda sobre o panorama macroeconômico atual, a fim de provocar o debate sobre as condições de competitividade da nossa indústria”, aponta Alessandro Bagni, chairman do simpósio e um dos diretores da Seção Minas.

Cledorvino Belini, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), abrirá o ciclo de apresentações ao abordar o impacto das novas mudanças sobre o setor automotivo e os principais obstáculos à competitividade.

Ellen Regina Steter, economista do Departamento de Pesquisa Econômica do Bradesco, apresentará os novos cenários da economia com tendências dos juros e dos principais indicadores.

Paulo Cardamone, diretor da IHS Automotive, trará um panorama sobre a posição do Brasil em relação aos demais países no quesito competitividade, abrangendo aspectos de infraestrutura, atratividade de investimentos, custos e tributação na atividade produtiva.

O ponto de vista de fornecedores será conhecido no painel de debates que se seguirá às três apresentações. Participarão do painel os presidentes da Magnetti Marelli, Virgilio Cerutti, e da Denso, Giuseppe Zippo, e o vice presidente da Bosch, Gerson Fini, sob a mediação de Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America e diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.

Ivan Witt, sócio-diretor da Steer Recursos Humanos, iniciará a segunda parte do ciclo de palestras com questões sobre a atratividade para a mão de obra qualificada no setor da mobilidade, e comparativo de remunerações entre diversos setores.

Em seguida, Flávio Del Soldato, conselheiro do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), falará dos esforços junto ao governo para melhorar as condições de competitividade do setor de autopeças.

Outro painel debaterá as novas tendências no desenvolvimento de produto, com participação de João Irineu Medeiros, diretor de Negócios da Fiat Powertrain, Carlos Eugênio Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto e Exportação da Fiat Automóveis, e Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi. A mediação será também de Renato Mastrobuono.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância do evento: “Via de regra a riqueza de conteúdo dos simpósios da SAE promove o debate, abre a visão para o mercado, mostra seus novos rumos e traz um realce para o papel da engenharia brasileira no contexto mundial”, analisa o executivo.

As inscrições para o Simpósio SAE BRASIL Tendências, podem ser feitas pelo site www.saebrasil.org.br.

Quando – dia 8 de novembro de 2011
Onde – no Niágara Centro de Eventos - rua Douglas, 142, Jardim Canadá – Nova Lima - MG

PROGRAMAÇÃO
8h40 - Abertura – Norberto Klein, diretor geral da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL.
8h50 – O Impacto do Novo Regime Automotivo, com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea.
9h40 – Os Novos Cenários da Economia, com Ellen Regina Steter, economista do Bradesco.
11h – Tendências na Indústria Automotiva, com Paulo Cardamone, diretor da IHS Automotive.
11h40 – Painel - O Ponto de Vista dos Fornecedores, com Virgilio Cerutti, presidente da Magneti Marelli, Giuseppe Zippo, presidente da Denso, e Gerson Fini, vice presidente da Bosch. Mediação: Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.
14h10 – Fidelização de Talentos e Evolução Profissional, com Ivan Witt, sócio-diretor da Steer Recursos Humanos.
14h50 – Os Novos Desafios na Área de Autopeças, com Flávio Del Soldato, conselheiro do Sindipeças.
16h20 – Painel de Debates – Tendências no Desenvolvimento de Produto, com Carlos Eugênio Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto e Exportação, Fiat Automóveis; João Irineu Medeiros, diretor de Negócios da Fiat Powertrain, e Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi. Mediação: Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.
17h – Encerramento, Norberto Klein, diretor geral da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL.






Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeImprensa
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308