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 Release
01/11/2011
CURSOS SAE BRASIL - Novembro e Dezembro

Para mais informações acesse o site SAE BRASIL

NOVEMBRO


Veículos Elétricos e Híbridos
Dias 03 e 04 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof.Dr.Wanderlei Marinho da Silva

Ementa - Motivação e História dos Veículos Elétricos

- Veículos elétricos, elétricos híbridos e célula de combustível a Hidrogênio
- Análise comparativa entre os veículos com propulsão a Motor Térmico – Motor a combustão interna e os veículos com propulsão elétrica.

- Arquiteturas comerciais Veículos Elétricos e Híbridos
- Conceitos básicos e configurações


Sistemas de Propulsão Elétrica

- Gerenciamento de Energia – Energy Management
- Energia e demanda de Energia
- Arquiteturas de acionamento para o atendimento as necessidades de torque e velocidade na propulsão
- Tensão do sistema e seleção de potencia/energia nominais
- Motores elétricos para tração:
- Motor DC,
- Motor de Indução,
- Motores Brushless de ímãs Permanentes - PMBLDC e PMBLAC,
- Características dos ímãs permanentes de terras raras
- Motores de imãs permanentes de fluxo magnético radial e fluxo magnético axial
- Motores de Relutância Chaveados - Switched Reluctance Motors – SRM
- Aspectos de Regime de operação e de vibração em sistemas de propulsão elétrica
- Eletrônica de Potência e Acionamento de motores elétricos
- Operação de motores elétricos nos 4 quadrantes da curva Torque x Velocidade
– Motor/Gerador/Frenagem dinâmica e regenerativa
- Circuitos Retificadores - AC-DC,
- Circuitos Conversores - DC-DC,
- Circuitos inversores - DC-AC
- Dispositivos semicondutores de potência
- Estratégias de chaveamento dos semicondutores de potência
- Perdas nos semicondutores e Comportamento térmico e refrigeração
- Técnicas de Modulação em Largura de Pulso – Pulse Width Modulation
- Modelagem e simulação computacional de sistemas de propulsão elétrica
- Níveis de tensão e corrente e aspectos de proteção intrínseca contra choques elétricos
- Compatibilidade e Interferência Eletromagnética – EMC e EMI
- Estratégias de cumprimento da missão de propulsão sobre condições de falha.


Armazenadores de Energia

- Baterias eletroquímicas
- Battery management systems - BMS
- Necessidades básicas
- Tensão, temperatura, and health monitoring
- Carregadores de Baterias - Battery chargers
- Ultracapacitores
- Baterias eletromecânicas – Flywheel Energy Storage Systems
- Células de combustível a Hidrogênio


Veículo Elétrico Híbrido Série, Híbrido Paralelo e a Célula de Combustível a Hidrogênio

- Arquitetura de Hardware e de Software (embedded systems) dos circuitos auxiliares e de potência
- Estratégias de controle
- Considerações sobre as redes de comunicação automotiva
- Estudos de casos:
- Chevy Volt
- Ford Escape
- Toyota Prius
- Honda Insight
- Nissan leaf



Veículo Elétrico Híbrido e Veículo Elétrico com conexão a rede elétrica (Grid)

- Plug-in Hybrid Electric Vehicle
- Vehicle to grid – V2G
- Smart Grid
- Análise da Infraestrutura de suprimento de energia elétrica e de Hidrogênio


Público Alvo Profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de Manutenção, Assistência Técnica, Oficinas Eletro-eletrônico, Projeto e Atividades ligadas aos Sistemas Eletro-eletrônicos da Indústria Automotiva e do setor de Autopeças. Estudantes de Engenharia Elétrica, Computação, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.

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Relacionamento Interpessoal
Dias 4 de novembro – São PauloCarlos/SP


Carga Horária - 8h

Instrutores – Profª Ilíada de Castro

Ementa - Certa vez, Dom Hélder Câmara, escreveu que passamos a maior parte de nosso tempo procurando consertar situações conflituosas criadas por inabilidade de relacionamento.

Este curso pretende construir estratégias que favoreçam uma melhor relação interpessoal e aumentem a qualidade do ambiente de trabalho.


Janela Johary – quem sou eu?
Conflitos e crise em um grupo .
Individualidade e individualismo.
Os três tipos básicos de comportamento: passivo, agressivo e assertivo.

O que é feedback, para que serve e como utilizá-lo.
Cooperação e competição.
Trabalho em equipe: interdependência, diversidade e sinergia.

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Lubrificantes Industriais e Fluídos para Usinagem de Metais
Dias 7 e 8 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutores – Cláudio Buono Júnior

Ementa - - Aplicação e Otimização do Uso de Lubrificantes Industriais e Fluídos para Usinagem -

O conteúdo tem por objetivo preparar e orientar os participantes a obter o melhor rendimento da aplicação e uso de óleos lubrificantes, graxas e óleos de corte para usinagem - solúveis e integrais - em máquinas operatrizes em geral com tanques individuais ou em centrais de filtração; em equipamentos siderúrgicos, equipamentos da industria de cimento e mineração, usinas de açúcar e etanol e outros.

Otimização do desempenho com o uso de recursos de monitoramento dos produtos em operação.

Serão observados aspectos da interação com o homem e o meio ambiente, cuidados com o uso, o descarte e encaminhamento para o refino. Serão tratados aspectos relativos ao reaproveitamento dos óleos usados na planta fabril e os seus limites e possibilidades.

Objetivando a compreensão da proposta serão estudados casos históricos e casos de custo-benefício.

Otimização do uso de óleos de corte solúveis e integrais em máquinas operatrizes CNC em tempos de crise.

O tema se reveste de capital importância na medida em que o atual momento econômico mundial e brasileiro requer medidas de solução de baixo custo, inteligentes e eficazes a fim de otimizar o desempenho e proporcionar redução de custos nas plantas fabris.

A retomada mais lenta das atividades industriais faz com que os investimentos na aquisição de novos equipamentos não sejam factíveis de realização imediata, porém, ações que requeiram baixo valor de investimento e proporcionem ganho de confiabilidade nas máquinas e equipamentos com redução de custos de produção como aqueles diretamente ligados ao uso e consumo de lubrificantes e óleos solúveis e integrais devem ser implementadas.

O foco do treinamento está voltado para a preservação do maquinário com o uso correto dos fluídos de corte solúveis, integrais e lubrificantes, reduzindo ataques químicos e desgastes não visíveis aparentemente, mas que possam afetar a precisão das máquinas, redução do consumo dos fluidos pela otimização do uso com sugestão de controles e acompanhamentos, interpretação e uso das Normas DIN 51360, parte 2 e parte 1, melhoria do desempenho do ferramental com o uso de fluídos de corte aplicados corretamente, relação custo -benefício, ambiente fabril mais limpo, preservação do homem e do meio ambiente, descarte, recuperação - possibilidades e limites - encaminhamento para o rerrefino.

Público Alvo Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de produção, manutenção, reparação, assistência técnica, controle de qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes industriais e fluídos de corte solúveis e integrais nos processos de fabricação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira, tais como: supervisores, técnicos (de fábrica, laboratório e projetos) e operadores de máquinas (operador-lubrificador).


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Turbocharging for Fuel Economy and Emissions Webinar - New!
Dias 8 e 10 de novembro – Webinars (curso on-line e a distância)


Carga Horária - 4h

Instrutores – S. M. Shahed and Arjun D. Tuteja

Ementa - Session 1
Introduction to Turbocharging
• Fundamentals, Functionality, and Basic Design Features of Turbochargers
• Impact of Turbochargers on Engine Performance, Emissions, and Fuel Economy
• Performance Maps, Selection Criteria, Comparison and Matching of Turbochargers to Engine and Powertrain Needs

Session 2
Advanced Issues and Technology
• Turbocharger Noise, Reliability, and Durability Considerations
• Advanced Technology Developments Including Variable Geometry, EGR Systems, and Multi-Stage Turbocharging
• Worldwide Growth in Application of Turbocharging

Público Alvo - This course will be beneficial to powertrain development engineers, component development engineers, engineering managers, product planners, service engineers, and those developing product strategy. Heavy duty diesel engine development engineers may find the course helpful by increasing their knowledge of turbocharging and EGR systems.

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Root Cause Problem Solving: Methods and Tools Webinar - New!
Dias 9 a 18 de novembro – Webinars (curso on-line e a distância)


Carga Horária - 8h

Instrutores – Murray Sittsamer

Ementa - Session 1
• Overview
o Following a process approach
o What is a problem?
o Inhibitors to effective problem solving
o 8-step problem solving process overview
• Step 1: See the Problem as an Opportunity
• Framing the problem solving effort
• Identifying team members
• Team roles
• Step 2: Describe the Problem
• Symptoms vs. Causes
• Methods for describing the problem
• Using and charting data
• Problem Is/Is-Not analysis

Session 2
• Step 3: Implement Containment
o Protect the Customer
o Process Control Plan
• Step 4: Recognize Potential Root Causes
o Identifying possible causes
o Process Maps
o Cause-Effect diagrams
o 5-Why tool

Session 3
• Step 5: Design Solution
o Solutions that don't work
o Process Controls and Error Proofing
o Standardized Work
• Step 6: Implement Permanent Corrective Actions
o Plan the work
o Complete system changes
o Verify effectiveness

Session 4
• Step 7: Prevent Recurrence
o Was the problem eliminated?
o Layered audits
o Leverage learnings with FMEA
• Step 8: Recognize Efforts
o Team debrief and lessons learned
o Evaluate and celebrate success
• Summary
o Sufficiency checklist for effective problem solving
o Continuous Improvement

Público Alvo This course is applicable to those directly working in or responsible for performance improvement of any definable, repetitive process, e.g. manufacturing, design, logistics, purchasing, sales, or distribution, including:
• Manufacturing managers, supervisors and team leaders
• Manufacturing engineers
• Design engineers
• Quality engineers and technicians
• Technical managers
• Project team leaders
• Problem solving and quality improvement facilitators
• Anyone whose role includes problem solving; therefore all supervisors and lead personnel

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Injeção de plásticos: Simulador x Try-out - Seção Paraná/Curitiba
Dias 10 e 11 de novembro – AECIC – Rua Manoel Valdomiro Macedo, 2445 - Cidade Industrial, Curitiba/PR


Carga Horária - 16h

Instrutores – Thiago Guerra

Ementa - 1 - Simulação de injeção de plásticos (1º dia)
•O que é uma simulação de injeção de plásticos
•Quando e porque utilizar uma simulação de injeção de plásticos
•Objetivos de uma análise de injeção
•Descrição dos principais resultados de uma análise de injeção
Função de cada etapa
Fenômenos físicos envolvidos
Propriedades dos materiais relacionadas
Controles e ajustes de máquina
•Estudo da pressão de injeção
•Considerações sobre projetos de molde e produto
• Estudo de caso 1: discussão de um projeto da área automotiva, considerando uma análise de refrigeração + preenchimento + recalque + deformação, com objetivo de ilustrar os principais resultados de uma simulação de injeção de plásticos

2 - Principais defeitos em peças plásticas (1º e 2º dia)
•Quais são os principais defeitos em peças plásticas?
•Quais são as suas causas?
•O que é possível fazer para resolver estes defeitos?
•Até onde o simulador pode ajudar?

3 - Técnicas de injeção de plásticos (2º dia)
•Conhecendo a máquina injetora
•Funções básicas
•Injeção por tempo x injeção por posição
•O que é o ponto de comutação?
•Como garantir que temos o mesmo produto a cada “shot” da máquina?
•Erros comuns cometidos durante a injeção
•Tempo de injeção x velocidade de injeção
•Técnicas de recalque: Pressão x tempo
•Técnicas de recalque 2: Perfis de recalque

• Estudo de caso 2: discussão de um projeto da área automotiva, com objetivo de avaliar o impacto da utilização de diferentes metodologias de injeção sobre os resultados de deformação do produto.

Público Alvo Engenheiros/projetistas de produto, projetistas de moldes de injeção, engenheiros de processo, técnicos em processo e analistas de injeção

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AeroDesign
Dia 11 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 8h

Instrutores – Prof. Dr. Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Programa - 1. Metodologia, concepção e requisitos de projeto.
2. Configurações de aeronaves, classificação e componentes.
3. Grupo moto propulsor. Potência. Tipos de motores, hélices e seus efeitos nas aeronaves.
4. Aerofólios. Ângulos de ataque e de incidência. Vento relativo. Centro de pressão. Sustentação. Arrasto. Coeficientes. Curva Polar. Estóis. Efeito solo.
5. Estabilidade longitudinal, lateral e direcional. Eixos de uma aeronave. Comandos de vôo. Mecanismos de acionamento. Tipos de equilíbrio. Comportamento dinâmico.
6. Desempenho em curva. Influência do ângulo de inclinação na sustentação.
7. Desempenho em vôo de subida, cruzeiro e descida. Vôo planado. Peso e balanceamento.
8. Análise estrutural. Cargas dinâmicas. Fator de carga.

Público Alvo Este curso se destina às pessoas que, de alguma forma, estejam envolvidas com a atividade aérea em terra ou no ar, tais como passageiros, entusiastas por aviação, construtores, futuros pilotos e seus familiares, administradores, agentes de seguro, estudantes e profissionais de nível técnico ou superior.


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Noise and Vibration Harshness – NVH
Dias 17 e 18 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutores - Prof. Dr. Fernando Castro Pinto

Objetivos Apresentar os conceitos básicos tanto teóricos quanto práticos relativos à instrumentação e análise de sinais relacionados a aspectos da dinâmica veicular, enfatizando as aplicações em Noise and Vibration Harshness - NVH. Serão abordadas as métricas e atributos comumente utilizados para análise e avaliação bem como os critérios de engenharia envolvidos no projeto e na instrumentação de veículos. Os principais tópicos do curso são: Acústica Básica; Vibrações Mecânicas; Modos de vibração; Processamento de sinais no domínio do tempo; Processamento de sinais no domínio da freqüência - FFT; Hardware de aquisição e análise de dados; Interpretação e análise dos resultados; Sound Quality e Holografia Acústica e Aplicações.

Público Alvo Engenheiros atuando em desenvolvimento de produtos e trabalhando na área de ruído e vibrações e engenheiros de instrumentação em geral. Técnicos em mecânica, elétrica ou eletrônica que tenham experiência na área podem também acompanhar o curso.

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Metodologia de Projeto com Engenharia Simultânea
Dias 17 e 24 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore de Madureira

Ementa - 1 – Conceituação: Metodologia: Engenharia Simultânea vs. Seqüencial.
2 – Resumo histórico: Evolução no Japão, EUA, Europa, Brasil.
3 – Benefícios: Aumento da eficiência dos projetos e da qualidade dos produtos e processos; redução de prazos e custos.
4 – As fases dos projetos: Método da aplicação da ES no Planejamento, Viabilidade, Projetos Básico e Executivo e na Implantação da Fabricação
5 - Gestão Metódica dos Projetos com a Engenharia Simultânea.

Público Alvo Engenheiros e gerentes de produtos e processos interessados em conhecer um método estruturado para a condução de projetos, no qual a engenharia simultânea está presente em todas as fases.

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Desenvolvimento da manufatura de peças plásticas injetadas
Dias 19 e 26 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutores – Cláudio Vossen

Ementa - Princípios sobre plásticos: Classificação, características;

- Fundamentos sobre Injetora e moldes;

- Propriedades dos polímeros termoplásticos;

- Reologia do plástico aplicada à injeção;

- Fundamentos sobre o processo de injeção;

- Desenvolvimento de moldes de injeção.

- Dimensionamento prático de injetoras, moldes e produtos;

- Como produzir peças plásticas com qualidade e custo competitivo.


Público Alvo Profissionais da área envolvidos ou interessados no desenvolvimento de moldes, e manufatura de peças plásticas.


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Workshop - Da indústria ao mercado: Viabilizando o produto possível através da análise técnica, financeira e mercadológica
Dias 21 e 22 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Heymann A R Leite, Paulo Roberto Garbossa

Ementa Este workshop simula as condições reais do processo de proposição, planejamento e viabilização de um novo produto. Ele permite ao participante aprender e aplicar os métodos e processos utilizados em montadoras de veículos para estabelecer o Business Case que dá suporte à análise de novos programas. Nele se abordam, qualificam e quantificam parâmetros técnicos, financeiros e mercadológicos que estão envolvidos no processo. Estes parâmetros são apresentados, discutidos e analisados de tal forma que ao final do workshop o participante estará apto a compreendê-los e aplicar a metodologia de análise necessária ao julgamento da viabilidade para novos projetos, baseado em dados objetivos de realidade, dos pontos de vista técnico, financeiro e mercadológico.

Importante Cada participante deverá trazer notebook para o acompanhamento do curso.
Todos participantes receberão um manual para o acompanhamento e realização das atividades do workshop como material didático de apoio, bem como arquivo eletrônico contendo planilhas para realização de cálculos e elaboração de relatório.

Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, planejadores, técnicos e profissionais envolvidos em projetos e com os processos de gerenciamento do desenvolvimento, planejamento, manufatura, compras e logística de produtos, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo. Jornalistas, advogados, publicitários e demais profissionais envolvidos com a indústria automotiva que buscam informação diferenciada sobre ao setor.


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Modelagem Numérica de Veículos Elétricos e Híbridos
Dias 28 e 29 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Lucas de Andrade Kostetzer

Ementa - 1) Fundamentos de Veículos Elétricos Híbridos

2) Introdução a Modelagem de Veículos
a. Mecânica longitudinal de veículo (conceitos backward/forward)
b. Balanço de potência (resistências)
c. Modelagem dos componentes do drive train ( freios, rodas, transmissão)
d. Gerenciamento de energia (térmica/elétrica)

3) Introdução a Simulação de Sistemas (Simplorer)
a. Simulação no nível de sistema
d. Conceitos de implementação via diagramas de blocos e VHDL-AMS
e. Introdução a modelagem de veículos no Simplorer

4) Estudos de Casos: Simulação Numérica de Veículos Elétricos Híbridos
a. Implementação de Componente do veículo isolado
b. Carro elétrico “hipotético”
c. Estudos de veículo EV e HEV

Público Alvo Destina-se aos profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de projeto e atividades ligadas aos sistemas automotivos da indústria automotiva e do setor de autopeças, estudantes de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, engenharia automotiva, engenharia mecânica, técnico em eletrônica, e técnico em mecânica.


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Conceitos Gerais Sobre Torque, Processos de Aperto e Metodologia para Controle do Torque
Dias 28 a 30 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 24h

Instrutor – Dr.Roberto Garcia

Ementa - Aula expositiva, com apresentação de conceitos teóricos e exemplos reais.

Aula com atividades experimentais, utilizando apertadeira eletro-eletrônica, bem como o aparelho "DTT - Determinação Torque-Tensão" e posterior discussão dos resultados, com analogia direta com o que ocorre nas diversas linhas de montagem.

Público Alvo Engenheiros de produtos, engenheiros de processo, auditores, coordenadores, supervisores, líderes e operadores de equipamento de aperto.


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Análise de Decisão utilizando Simulação de Monte-Carlo
Dias 29 e 30 de novembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Luiz Pedroso

Ementa - Infelizmente planilhas são estáticas, elas não servem para prever o futuro e nem sabem lidar com as incertezas das variáveis que suas células representam. Quando você precisa prever o comportamento dos resultados esperados, fazer análise de cenários, medir a confiança nas suas decisões, que é a necessidade básica do fazer negócio das empresas a Simulação de Monte-Carlo é a ferramenta que dá esta capacidade às planilhas.

Este treinamento utilizará o software mais conhecido e vendido para executar a Simulação de Monte-Carlo, o Crystal Ball, que pode ser utilizado nos seguintes métodos de análise:

• Análise e quantificação dos Riscos nas decisões;

• Estimativa de Custos;

• Análise Financeira;

• Projetos de Seis Sigma;

• Pesquisa Operacional;

• Otimização;

• Gerenciamento de Projetos;

• Opções Reais;

• Qualidade;

• Análise Estatística;

• Análise Estratégica;

• Supply Chain.

Aumentar os lucros. Diminuir os custos. Reduzir o tempo de desenvolvimento. Medir o nível de confiança de uma decisão. Todo dia você se encontra frente a frente com estas situações. Cada uma destas decisões de negócio faz com que você avance ou impede o seu progresso. Você necessita de uma solução capaz de executar análises complexas de riscos e incertezas sobre uma gama de aplicações. Crystal Ball é o líder dos softwares baseados em planilhas para análise de decisão, simulação de Monte-Carlo, otimização e modelos de previsão. Com o Crystal Ball você consegue uma boa visão dos fatores críticos que produzem riscos e calcula a probabilidade (confiança) que você tem em atingir seus objetivos.

Se você necessita fazer análise de riscos de suas decisões ou conseguir mostrar o nível de confiança que poderá ser atingido com determinadas decisões, esta é a ferramenta e o treinamento que você precisa.

Este treinamento irá mostrar como desenvolver e estruturar seus modelos com planilhas para facilitar a simulação, eliminando problemas e criando modelos consistentes e flexíveis.

É um treinamento prático para capacitação na análise de risco em decisões utilizando o software Crystal Ball.

O treinamento irá mostrar, através de cases, as bases da Simulação de Monte Carlo, como desenvolver modelos no Crystal Ball, como analisar os resultados das simulações e principalmente como apresentar os resultados para seus clientes, gerentes, etc..

O treinamento é excelente para iniciantes no Crystal Ball e também para quem já conhece uma ótima oportunidade para melhorar seus conhecimentos e aprimorar suas técnicas de simulação.

Este treinamento irá:

- Relembrar conceitos básicos de estatística e simulação de Monte Carlo;

- Ensinar as habilidades básicas necessárias para utilizar o Crystal Ball;

- Mostrar como comunicar os conceitos/resultados de uma simulação;

- Dar um grande entendimento dos benefícios da análise de decisão utilizando-se de planilhas;

- Mostrar algumas técnicas e dar algumas dicas de como desenvolver modelos;

Como resultado deste treinamento você terá os seguintes benefícios:

• Obterá resultados rapidamente pelo uso do Crystal Ball;

• Aprenderá a pensar em nível de confiança;

• Aprenderá a comunicar os resultados de uma simulação;

• Desenvolver modelos de dados para utilização da organização;

• Incorporar a política de decisão nos modelos de simulação;

• Otimizar as decisões através da análise das incertezas e restrições.

Público Alvo - Gerentes de Projeto;
- Quem faz estudos/análise de viabilidade e empreendimentos;
- Tomadores de Decisão nas empresas;
- Analistas de Decisão;
- Todo executivo que necessita lidar com as incertezas e medir o nível de confiança nas decisões.






DEZEMBRO



Workshop de Liderança e Gestão de Pessoas
Dias 1 e 2 de dezembro – São Paulo/SP


Instrutor – Celina Freitas

Ementa -

Conteúdo Programático:
•O Contexto de negócio e os desafios da liderança
A evolução do pensamento e das práticas de gestão de pessoas

•Papel da liderança: a gestão do clima organizacional e do desempenho da equipe
Equilíbrio entre tarefa e relacionamento (orientação para resultados + orientação para pessoas)

•Dimensões da Liderança
Motivação, Delegação, Administração de Conflitos

•O Ciclo de gestão de pessoas
Contratando metas
Apoiando o desenvolvimento da equipe
Dando Feedback

•De volta ao trabalho: Criando seu “Plano de Ação” como Líder

Metodologia:
Conteúdos trabalhados através de exposição dialogada, discussão de filmes, jogos e atividades práticas, simulações, estudos de caso, de forma a proporcionar vivência e reflexão sobre o tema e estimular os participantes a produzirem orientações que possam aplicar em seu dia a dia nas empresas.

Público Alvo Engenheiros e técnicos recém-promovidos a posições de gestão de pessoas; profissionais ocupando posições de média gerência interessados em aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas.


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Sistema de Suspensão
Dias 3 a 17 de dezembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 24h

Instrutor – Prof. Dr. Frederico Barbieri

Ementa -

INTRODUÇÃO
Considerações gerais
Importância de um bom projeto de suspensão

COMPONENTES DO SISTEMA DE SUSPENSÃO
Molas
- Barra de torção
- Helicoidais
- Feixe de molas
- Razão de instalação
Amortecedores
- Amortecimento viscoso
- Amortecimento de Coulomb
- Amortecedores telescópicos
Barras estabilizadoras

TIPOS DE SUSPENSÃO
Eixo rígido
Suspensão independente e semi-independente
Suspensão ativa e semi-ativa

GEOMETRIA DA SUSPENSÃO
Definição de graus de liberdade – eixo rígido e susp. independente
Definição de centro instantâneo de pivotamento
Ângulos : caster, camber e king pin inclination
Geometria na vista lateral
- Características “anti”
Geometria na vista frontal
- Determinação do roll center
Influência da geometria da suspensão na dinâmica veicular

SISTEMA DE SUSPENSÃO + DIREÇÃO
Tipos de sistemas de direção
Geometria do sistema de direção e erros de geometria
Forças e momentos no sistema de direção
Obtendo a geometria do sistema de direção + suspensão

CÁLCULO DE MOLAS E AMORTECEDORES
Considerações na dinâmica vertical e lateral
Modelo de ¼ de veículo
Resposta em função do tempo e da freqüência
Modos de vibrar - bounce e pitch
Conforto

Objetivo do Curso O objetivo do curso é proporcionar treinamento presencial para profissionais e estudantes sobre conceitos teóricos relativos ao funcionamento de sistemas de suspensão, abordando o projeto da suspensão juntamente com conceitos de dinâmica veicular.


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Corporate Resources Management
Dias 8 e 9 de dezembro – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof.Dr. Luiz Antonio Negro M.Lopez

Ementa - Pressões; Carga de trabalho; Stress; Fadiga; Drogas, Álcool e tabagismo; Assertividade; Comunicação; Liderança; Trabalho em Equipe; Clima de Grupo; Dinâmica das Equipes; Conflito; Ética e Comprometimento; Personalidade; Alerta situacional; Fatores de risco; Processo decisório; Cultura Corporativa.

Objetivo do Curso - Desenvolver nos profissionais que atuam nas mais variadas áreas uma doutrina de gerenciamento de recursos visando à melhoria da eficiência corporativa.

Público Alvo - Este curso se destina aos profissionais que dependem de uma boa interação pessoal para a garantia do desempenho em corporações tais como bancos, hospitais, empresas aéreas, transportadoras, escolas, montadoras, fábricas ou qualquer associação de profissionais que trabalhem em equipe.


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Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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