Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Imagem em alta resolução, clique aqui.

 Release
27/10/2011
CERTIFICAÇÃO EM GRUPO É TENDÊNCIA

José Palacio*

Um movimento de mercado que temos percebido com maior frequência é a certificação em grupo, de oficinas de reparação ou lojas de autopeças, e até mesmo distribuidores. Esta é uma boa notícia, pois significa que número maior de empresários do setor de pós-vendas automotivo tem cada vez mais percebido valor na gestão da qualidade.

A certificação em grupo traz algumas vantagens adicionais, claro, sendo a principal a redução de custos. Mas, o maior benefício é potencializar o resultado que todo o processo proporciona, como o melhor entendimento do negócio e as diversas formas de melhorias que podem ser implementadas ao longo do tempo.

Ao longo do ano passado, participei ativamente da certificação de três grupos, nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Eram empresários de diferentes áreas, inclusive entre si, pois em um mesmo grupo havia varejistas e reparadores. Mesmo a certificação sendo diferenciada, o processo pelo qual passaram foi o mesmo.

A certificação em grupo começa pela identificação de necessidade: a de melhorar e se tornar cada vez mais competitivo. Dizem que a união faz a força e é isso mesmo. Juntas, as empresas se fortalecem. Mas, para enxergarem uma necessidade comum, muitas vezes é preciso o apoio de uma associação de classe ou entidade como sindicato ou federação.

Muitas empresas pertencem a alguma associação, assim basta verificar se já existe um grupo criado com esse objetivo e, se não houver, começar um, pois sempre há mais empresários com a mesma necessidade e interesse que os seus.

O passo seguinte é entrar em contato com o Sebrae da região, pois a agência dispõe de todos recursos necessários para auxiliar as pequenas e micro empresas a entenderem melhor o negócio, melhorar a produtividade e rentabilidade.

Além disso, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é cadastrado junto ao Sebrae nacional, em Brasília, como fornecedor de auditoria para certificação e isso significa que parte dos custos para obtenção da certificação pode ser subsidiada pelo Sebrae, caso o projeto seja aprovado. Mas, como disse anteriormente, o custo da certificação deve ser a menor das preocupações do empresário que busca melhorar o seu negócio, devendo o mesmo na verdade garantir que o processo em si lhe traga resultados que compensem o investimento.

Para quem já está organizado e não tem à disposição associação de classe ou sindicato, ou ainda pertence a grupo com no mínimo 10 empresas e quer fazer todo o processo por conta própria, também pode contar com apoio do Sebrae para a certificação. Neste caso, o IQA solicita projeto junto ao Sebrae para que seja oferecido o bônus certificação.

Temos conhecimento e competência para oferecer mais este serviço aos nossos clientes, sejam eles oficinas de reparação automotiva, varejistas ou atacados de autopeças, que buscam na certificação o aprimoramento dos negócios por meio da gestão da qualidade, que traz, consequentemente, melhor rentabilidade e novas oportunidades. Afinal, onde vocês querem estar daqui a cinco anos?


*José Palacio é Coordenador de Certificação de Serviços Automotivos do IQA




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308