Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/10/2011
Yakult leva pesquisadores da USP para Simpósio no Japão

Com o tema ‘Nova era para a microbiota intestinal e os probióticos’, encontro será em Tóquio e reunirá cientistas de vários países

A Yakult Honsha – matriz da multinacional japonesa Yakult, líder mundial no segmento de leite fermentado – promove anualmente eventos técnico-científicos que reúnem cientistas e pesquisadores de várias partes do mundo, com objetivo de discutir ações relacionadas aos benefícios dos probióticos para a saúde. Neste ano, a empresa comemora a 20ª edição do Simpósio Internacional da Microbiota Intestinal, que terá como tema ‘Nova era para a microbiota intestinal’ e será realizado dia neste 28 de outubro, em Tóquio, no Japão.

Os convidados da filial brasileira da Yakult são a professora doutora Susana Saad, professora assistente do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP); o médico e professor assistente do Departamento de Imunologia da Faculdade de Medicina da USP, Esper Kallas; a supervisora do Laboratório da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergias da Faculdade de Medicina da USP, Helena Tomiyama; e a pós-doutoranda na área de Probióticos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Raquel Bedani.

Os pesquisadores que apresentarão trabalhos são Stanislav D. Ehrlich, da INRA, na França, com o tema ‘The conclusion of MetaHIT and the next step’; Dennis L. Kasper, da Harvard University, dos Estados Unidos, com o estudo ‘Gut bacteria stimulate immunologic health’; Erwin G. Zoetendal, da Wargeningen University, da Holanda, com o trabalho ‘The human gastrointestinal tract microbiota in health and disease’; e os japoneses Shigeru Kamiya, da Kyorin University, com a pesquisa ‘Clostridium difficile infection and intestinal microbiota’; Toshifumi Ohkusa, da Jikei University, com o estudo ‘Condition of IBD and intestinal microbiota’; e Masami Morotomi, do Yakult Central Institute for Microbiological Research, que apresentará a pesquisa ‘Isolation of so-called ‘unculturable’ or ‘as yet-uncultured’ bacteria from human intestinal microbiota and lessons learned’.

Além de participar dos eventos, os pesquisadores brasileiros convidados conhecerão a principal fábrica da Yakult, localizada em Fuji Susono, e visitarão o Instituto Central de Pesquisas em Microbiologia da Yakult Honsha, localizado em Tóquio.

Sobre a Yakult – Em 2011, a matriz japonesa da Yakult comemora 76 anos de existência. A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico sanitarista e pesquisador Minoru Shirota. Após anos de pesquisas, o médico conseguiu isolar um microrganismo benéfico do intestino humano, classificado posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A descoberta deu origem ao leite fermentado com probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

Desde o início de suas atividades, a Yakult sempre manteve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém um Instituto Central de Pesquisas em Microbiologia em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult chegou ao Brasil em 1966 e, em 1968, começou a fabricação do leite fermentado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Em 1999, a Yakult inaugurou a mais moderna fábrica da empresa, em Lorena. No mundo, 30 milhões de frascos de leite fermentado Yakult são consumidos diariamente. A fábrica de Lorena produz média de 2,1 milhões de frascos de leite fermentado Yakult diariamente. Para outras informações acesse o site da Yakult – www.yakult.com.br.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – (11) 4432-4000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A Yakult é a precursora no segmento de alimentos com probióticos no mundo, com o Leite Fermentado comLactobacillus casei Shirota, lançado em 1935 no Japão e em 1968 no Brasil. A empresa possui um Complexo Fabril na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, onde mantém a produção de todo o portfólio disponível no Brasil.

Em Lorena, a Yakult produz o Leite Fermentado Yakult, o Yakult 40 e o Yakult 40 light, a sobremesa láctea fermentada Sofyl – os quatro com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota –, o Suco de Maçã, o alimento com extrato de soja Tonyu, a bebida láctea combinada com suco de frutas Yodel e os alimentos adicionados com nutrientes essenciais direcionados ao público feminino e masculino Hiline F e Taffman-EX, respectivamente.

A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota que, após anos de pesquisas, conseguiu isolar uma cepa do intestino humano classificada posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A cepa deu origem a um leite fermentado contendo microrganismos probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

A matriz japonesa da Yakult completa 82 anos em 2017. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 37 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308