Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/10/2011
SAE BRASIL elege os melhores papers do Congresso 2011

Entre 154 trabalhos técnicos apresentados no evento dois se destacaram nas categorias Nacional e Internacional e um terceiro em Meio Ambiente

São Paulo – Sandra Matos Cordeiro Costa e Michael Pontoppidan são os autores dos melhores papers do 20º Congresso SAE BRASIL 2011, nas categorias nacional e internacional. Os trabalhos dos dois engenheiros foram selecionados entre os 154 apresentados no congresso, realizado de 4 a 6 de outubro, no Expo Center Norte, que este ano teve 208 papers aprovados, entre 409 inscritos. A premiação dos autores está marcada para 6 de fevereiro de 2012, em São Paulo.

A eleição dos trabalhos é feita pelo Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL e por pesquisa feita com o público que assiste à apresentação dos papers. Segundo o engenheiro naval e professor doutor Gilberto Francisco Martha de Souza, diretor do comitê em 2011, inovação, originalidade, integridade, conteúdo e formato são os critérios de avaliação. “Procuramos pesquisas que ofereçam um novo referencial para a Engenharia”, explica Gilberto Souza.

NACIONAL - Vencedora na categoria nacional, Sandra Matos Cordeiro Costa, da Mahle (líder mundial na produção de componentes para motores e fabricante de sistemas de filtração e de trem de válvulas), investigou a formação de gel e soluções para o desenvolvimento de filtros no sistema de combustível para veículos flex fuel. A formação de gel no sistema de combustível bloqueia os filtros e pode danificar a bomba de combustível, que trabalha em condições mais severas de pressão.

Como resultado da pesquisa, a engenheira chegou à possibilidade de simulação de testes de formação de gel para os filtros de combustível em laboratório, o que reduz a dependência de testes de campo e permite a repetibilidade do processo para o desenvolvimento de filtros de combustível.

Como prêmio, Sandra poderá apresentar seu trabalho no SAE International Congress & Exibition, que será realizado de 24 a 26 de abril de 2012, em Detroit (EUA), com todas as despesas pagas, além de receber valor em dinheiro.

INTERNACIONAL – O trabalho campeão na categoria internacional, desenvolvido pelo engenheiro Michael Pontoppidan, da francesa Numidis SARL (empresa que atua na área de simulação numérica de sistemas de injeção de combustíveis), trata do desenvolvimento de melhorias na combustão para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera para o atendimento dos últimos requisitos de emissões PL6 (Proconve L6, Brasil) e ULEV (Ultra Low Emissions Vehicle,Califórnia, EUA).

Intitulado Novos Desenvolvimentos em Layouts de Injetor de Combustível Vaporizador para aplicações de injeção de combustível para atender requisitos PL6 e ULEV, o trabalho aponta que os parâmetros do injetor, que estão relacionados à geração de spray de combustível e comportamento dinâmico, devem ser cuidadosamente otimizados para o melhor desempenho de ambos em toda a gama de trabalho de motores e mistura de combustível (de zero a 100% etanol).

O artigo descreve pesquisa de fundo sobre a física dos fenômenos de coalescência (aglutinação) de gotículas, realizada pelo uso interativo de ferramentas de simulação numérica 3-D, de visualização óptica e técnicas de medição. Segue com a descrição de layout de injector vaporizador, que permite o controle de coalescência física da população de gotículas dentro do spray de combustível, e conclui com alguns exemplos do impacto nas emissões de escape pela introdução do equipamento.

Michael Pontoppidan poderá participar do Congresso SAE BRASIL 2012, em outubro, com passagem e estadia oferecidas pela SAE BRASIL.

MEIO AMBIENTE – Akira Luiz Nakamura, analista do Produto do Laboratório de Emissões da Fiat Powertrain, será homenageado com o Prêmio Gabriel Gueller Meio Ambiente, com o paper ‘Determinação do Estado de Envelhecimento de Catalisador Automotivo para Definição da Estratégia de Calibração OBD Br-2’. O prêmio será em dinheiro.

Para Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, este Congresso contribui para o fortalecimento da engenharia da mobilidade brasileira, na medida em que une, em um só lugar, o conhecimento teórico às melhores práticas do setor em nível mundial. “A filosofia da SAE é ultrapassar barreiras ao desenvolvimento da tecnologia, e o congresso cumpre essa missão trazendo a expertise de seus engenheiros associados reunidos em comitês temáticos, além de profissionais de outros países que abordam as últimas tendências mundiais em todas as áreas da mobilidade”, diz o executivo.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa - Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br



 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308