Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/10/2011
Alípio Ferreira Pinto Jr., da Petrobras, presidirá o Congresso SAE BRASIL 2012

Anúncio ocorreu ontem, dia 6 de outubro, em São Paulo, no encerramento do Congresso SAE BRASIL 2011, que alcançou este ano o recorde de 12.240 visitantes

Alípio Ferreira Pinto Jr., gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), será o próximo presidente do Congresso SAE BRASIL, em 2012. O anúncio foi feito na noite de ontem, dia 6 de outubro, por Pedro Manuchakian, que presidiu o evento este ano, durante a cerimônia de encerramento da edição 2011 do Congresso, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Em 2012, o Congresso será realizado de 2 a 4 de outubro, no mesmo local, e terá o tema: “A Engenharia da Mobilidade em mercados competitivos: soluções por meio de inovações tecnológicas”.

Ao abrir a solenidade, Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destacou a importância do Congresso SAE BRASIL 2011, que marcou a comemoração do 20º aniversário da associação de engenheiros, a primeira afiliada da SAE International no mundo.

“Este é um Congresso festivo para nós”, disse Galeote diante do auditório lotado que acabara de assistir o Painel dos Presidentes, e dos painelistas convidados - Richard Kleine, vice-presidente de Qualidade e Negócios da Cummins Inc. e presidente da SAE International; Jaime Ardila, presidente de Operações Mercosul da General Motors do Brasil; Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil & Mercosul, e Gábor Deák, presidente da Delphi para a América do Sul, que debateram o tema Estratégia para Obter Vantagem Competitiva.

Richard Kleine, que esteve pela primeira vez no congresso brasileiro se disse impressionado com o alto nível das apresentações, dos debates e das tecnologias exibidas na Exposição Tecnológica. Em sua apresentação – única do painel de debate – Kleine discorreu sobre a importância de se observar os valores definidos pelo consumidor em cada mercado e os novos desafios de redução de emissões, sistemas alternativos de propulsão, baixo consumo energético, sustentabilidade e reciclabilidade.

Jaime Ardila defendeu a integração dos transportes e o desenvolvimento de carros com sistemas especiais de conforto, segurança e conectividade para megacidades: “As pessoas nunca vão parar de comprar automóveis”, disse.

Sobre a qualidade dos veículos chineses Marcos de Oliveira destacou que todas as marcas estão lutando para encontrar o que o consumidor está buscando, e que o tempo dará a resposta para essa questão. “Concorrência não tem nacionalidade”, afirmou o executivo.

Gábor Deák disse apostar na evolução e na permanência do flex e também na prevalência dos motores à combustão no Brasil pelo menos nos próximos 20 anos sobre os sistemas híbridos e elétricos.

BALANÇO – Com público recorde de 12.240 visitantes, o Congresso SAE BRASIL debateu, entre 4 a 6 de outubro, o tema ‘Inovação, Meio Ambiente e Eficiência: O Papel da Engenharia Brasileira da Mobilidade’ em 20 painéis temáticos com especialistas nacionais e estrangeiros ligados às áreas aeroespacial, caminhões e ônibus, duas rodas, educação de engenharia, ferroviária, internacional, manufatura, máquinas agrícolas e de construção, motorsport, segurança veicular, sustentabilidade, telemática e infotainment, tecnologia da informação e veículos leves.

Muitos desenvolvimentos foram apresentados em 142 estandes, de 83 empresas da Exposição Tecnológica do Congresso, que ocupou mais de 12 mil m² do Expo Center Norte. Foram 11 montadoras, os principais sistemistas e outras empresas do setor da mobilidade.

Historicamente nos Congressos, a SAE BRASIL realiza pesquisa com os visitantes do evento, referendada pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, e elege 3 empresas expositoras que mostraram os maiores destaques da Exposição Tecnológica, aplicáveis ao mercado brasileiro. Este ano, os destaques no Congresso foram a Bosch, Delphi e a Volkswagen.

20 ANOS – O Congresso SAE BRASIL 2011 encerrou com cerimônia social de celebração e homenagens a 20 associados que contribuíram para o crescimento da associação e que também representam categorias de iniciativas ou grupos de pessoas dentro da SAE BRASIL. Os homenageados receberam medalha alusiva ao 20º aniversário. São eles:

1. Alberto Futuro – primeiro presidente da SAE BRASIL (fundada em 1991) e representou todos os presidentes da associação.
2. Carlos Buechler – à frente do Congresso SAE BRASIL 1993, representou os 20 presidentes do Congresso.
3. Fernando Herrera – atual conselheiro diretor da entidade, representou os 26 membros que compõem hoje o Conselho Diretor da SAE BRASIL.
4. Luc de Ferran – primeiro SAE Fellow, o mais alto grau de adesão concedido pela SAE International, representou 5 engenheiros no País que receberam até hoje o título de reconhecimento ao mérito por engenharia notável, obras científicas e/ou liderança individual.
5. Ozires Silva – representou todos os ganhadores do Prêmio SAE BRASIL, título especial concedido a personalidades que contribuíram diretamente para o avanço da engenharia brasileira.
6. Flamínio Leme – representou grupo de engenheiros da área da mobilidade responsável pela fundação da SAE BRASIL.
7. José Luiz Albertin – atual diretor de Conhecimento, representou todos os associados voluntários que atuam em ações na área de educação da SAE BRASIL.
8. Ricardo de Andrade Bock – professor da FEI, Bock representou todos os voluntários que trabalham na implantação e organização do Projeto Baja SAE BRASIL, cuja competição está na 18ª edição.
9. Thiago Freitas – autor do Melhor Paper Nacional apresentado no Congresso SAE BRASIL 2010, o engenheiro representou todos os autores de ‘papers’ apresentados durante as 20 edições do Congresso SAE BRASIL
10. Fábio Nonato de Paula – vencedor do II Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro, o homenageado representou todos os candidatos ao Prêmio, lançado em 2010.
11. Moacir Ricci – representou todos os voluntários que a cada ano trabalham na organização das edições do Congresso SAE BRASIL.
12. Luso Ventura – atual diretor de Comissões Técnicas, representou todos os responsáveis pela criação e sucesso da Revista Engenharia Automotiva & Aeroespacial, da SAE BRASIL, que acaba de publicar a edição 48.
13. Horácio Forjaz – diretor de Marketing e Comunicação, representou todos os membros responsáveis pelo Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, que está na 6ª edição.
14. Leandro Siqueira – diretor do Comitê Fórmula SAE BRASIL, representou todos os voluntários que a cada ano trabalham na realização da competição, atualmente na 8ª edição.
15. André Schepop – o engenheiro responde pela Diretoria Técnica do Projeto AeroDesign e representou todo o voluntariado que trabalha na realização da competição aeronáutica, atualmente na 13ª edição.
16. Fábio Braga – gerente de Relações Institucionais, representou os mais de 5 mil associados atualmente da SAE BRASIL. Foi um dos primeiros engenheiros brasileiros a se associar à instituição.
17. Erik Denzin - representou todos os estudantes de engenharia associados da SAE BRASIL.
18. Mário Massagardi – de Curitiba/PR, representou todos os engenheiros associados que atuam nas 10 Seções Regionais da SAE BRASIL, espalhadas em polos tecnológicos no País.
19. Aldaneire de Andrade – atuando do Departamento de Publicações e Cursos, é a mais antiga funcionária da SAE BRASIL, onde trabalha há 16 anos.
20. Flávia Piovacari – diretora administrativo-financeira da SAE BRASIL, a engenheira representou a presença feminina em todas as atividades internas e externas da associação.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Luisa Peliello – Luisa@companhiaeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9658-5828 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308