Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/10/2011
Lançamento mundial de airbag de teto hoje (4) no Congresso SAE BRASIL 2011

Na Exposição Tecnológica (estande TRW - Expo Center Norte/Pavilhão Vermelho - rua José Bernardo Pinto, 333, vila Guilherme, São Paulo)

Começa hoje (4), no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, o Congresso SAE BRASIL 2011, a maior vitrine de debates e de tecnologias desenvolvidas por engenheiros da mobilidade da América Latina. O evento terá uma exposição gratuita com 142 estandes, de 83 empresas automotivas, onde o visitante poderá conhecer até dia 6 (quinta-feira), as novidades das principais marcas do setor automotivo, ainda desconhecidas pelos brasileiros. As tecnologias vêm oferecer mais conforto, conectividade e segurança para os motoristas e passageiros, sem agredir o meio ambiente.

Confira as novidades que rendem imagens:

Airbags de teto, joelho e na medida para cada usuário – Primeiro airbag de teto do mundo. É compatível com diversos modelos de veículos e poupa espaço no painel de instrumentos. Outro airbag que é personalizado. Infla de acordo com o tamanho, a posição e a distância dos ocupantes. Novidade também é o airbag para os joelhos: Estande da TRW.
- Um carro transparente, tamanho original, apresenta o airbag de teto inflado, além das demais novidades.

Bicicleta elétrica – A eBike, bicicleta elétrica é acionada pelo guidão e torna as pedaladas mais leves auxiliando o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço. A bike é excelente para quem quer fugir do trânsito caótico. A bateria leva 2h30 para ser carregada, com autonomia de 25 km a 145 km, de acordo com o modelo veículo. Duas eBike estarão disponíveis para umas pedaladas na exposição, caso o repórter tenha interesse. Estande da Bosch.
Tem motor de 250W de potência, pesa 2.3 kg e possui bateria de íons de lítio recarregável.

Test drive do novo Tiguan, que ajuda a estacionar e dispensa chave - O Novo Tiguan estará disponível para test drive de todas as tecnologias, entre elas o sistema de abrir e fechar as portas do veículo e dar partida no motor sem precisar da chave. Outra tecnologia (o Park Assist II) auxilia o motorista a estacionar o carro em vagas paralelas e também nas transversais. Estande da Volks.

Carro com show de conectividade - Um carro-conceito que incorpora tecnologias de navegação avançada com informação de trânsito em tempo real até comandos sensíveis ao toque, além de controle automático e individual da temperatura interna, faróis com regulagem automática de iluminação e programas de informação e entretenimento. Telas sensíveis de toque com acesso à Internet, comando de voz, TV digital, sistemas inteligentes de iluminação, que acompanha o movimento do veículo em curvas; e de climatização, alocado individualmente em cima de cada pessoa. Um carro em tamanho natural possibilitará teste de todas as tecnologias. Estande da Visteon.


Primeiro carro elétrico tipo Fórmula 1 brasileiro – Fabricado por estudantes, o veículo é alimentado por 1,4 mil baterias de celular, tipo íon de lítio, que levam cerca de 4 horas para carregar e garantem autonomia de 30 minutos. O carro foi construído em cinco semanas por 7 universitários da FEI para a SAE BRASIL lançar mais uma competição no Brasil, a de carros elétricos. Estande da SAE BRASIL, ao lado da sala de imprensa.

Carro com eletrônica embarcada - Um carro equipado com uma central elétrica, que substitui uma série de equipamentos mecânicos. A central eliminou fusíveis, relês e módulos eletrônicos. Além da redução de materiais, a central controla as funções elétricas do carro, como buzina, seta e faróis. Estande da Delphi.
- Haverá um toten com tecnologia sensível de toque que dá para acionar todas as funções no veículo exposto no estande.

Direção elétrica para carros populares - Uma direção elétrica para o carro popular, que agrega comodidade, custo acessível e economia de combustível. Essa tecnologia auxilia o motorista na execução de manobras de estacionamento. Já está disponível para montadoras. Estande da DHB
- Um carro em corte vai simular o funcionamento da direção (E3D).

Direção elétrica – Carro com direção elétrica (EPS), que absorve menos energia do motor e reduz a emissão de gases nocivos na atmosfera. O protótipo estará à disposição dos visitantes que quiserem testar as vantagens da direção elétrica, que assegura conforto, segurança e economia. Estande da JTEKT

Fiação elétrica 100% em alumínio - Novidade na indústria. Desde a invenção dos carros, a fiação elétrica é em cobre. No entanto, os cabos de alumínio pesam 48% menos que os de cobre e possibilitam redução de até 30% na parte eletroeletrônica total do veículo, com menor consumo de combustível. Todas as funções elétricas do carro podem ser acionadas para demonstração. Estande da Delphi.
- Terá uma balança para comparar o cabo de cobre com o cabo de alumínio

Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 4 a 6 de outubro de 2011. Exposição: das 10h30 às 20h
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Vermelho - rua José Bernardo Pinto, 333, vila Guilherme, São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9658-5828 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308