Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
29/09/2011
PAUTÃO - Exposição tecnológica antecipa avanços em segurança veicular e redução de emissões de 4 a 6 de outubro

Saiba um pouco do que os expositores vão mostrar no Congresso SAE BRASIL

3M – Carro conceito em escala reduzida (1,70 x 1m) com inovações em tecnologias para a personalização automotiva. Em iluminação, destaca-se o Light Strings, um cabo de fibra óptica feito de um polímero de alta flexibilidade, resistência térmica e uniformidade de luz, utilizado como elemento luminoso funcional ou decorativo. Em design, novidades são os filmes de revestimento Trim Film e Specialty Trim Parts (STP). A 3M também apresenta adesivos Melt Sealing Tape (MST) e Structural Adhesive Filme (SAF).

AVL SOUTH AMERICA – Sistema AVL Move de medição de performance veicular sob condições reais, que verifica emissões e desempenho do veículo sob condições climáticas variáveis e imperfeições de asfalto, considerando elementos surpresa e direção ativa e defensiva de diferentes motoristas.

BENTELER - Tecnologias redução de peso, melhoria de desempenho, e soluções de baixo custo, como processos estampagem a frio de aços de alta resistência, estampagem a quente e extrusão de alumínio de alta resistência.

BORGWARNER – Turbocompressores, ventiladores, embreagens viscosas, comando de válvulas variáveis (VCT) e válvulas e coolers EGR: turbo R2S (dois estágios regulados) para o motor do Volkswagen Amarok, Turbo B1 (single stage) para o motor OM924 (Euro 5) da Mercedes-Benz, turbo KP39 para motores de veículos de passeio, válvulas EGR – GM 1.7, EGR Cummins, cooler Perkins, comando e válvulas variáveis (VCT), ventiladores e embreagens viscosas: SD11 700RF + Visctronic 732-B (conjunto de ventilador com hélice de anel com embreagem viscosa controlada eletronicamente), S710 (conjunto embreagem viscosa S710), Visctronic 842-B (conjunto de embreagem viscosa controlada eletronicamente).

BOSCH - Sistemas que reduzem o consumo de combustível e emissões de poluentes, e outros que proporcionam mais segurança e conforto, serão apresentados por meio de simuladores como o Start Stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro pára em ponto morto, e o religa pelo acionamento do pedal de embreagem, reconhecendo o desejo do motorista; e o Flex Start, que elimina a necessidade do reservatório da gasolina em veículos flex fuel. Destaca-se ainda a nova eBike, bicicleta motorizada com propulsor elétrico que torna as pedaladas mais leves e auxilia o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço. Com motor de 250W de potência e peso de apenas 2.3 kg a eBike Bosch tem bateria de íons de lítio recarregável e o HMI (Human Machine Interface) localizada sobre o guidão.

CONTINENTAL PNEUS – Pneu de carga HSR2 (com Air Keep Inner Liner, que mantém a pressão interna do pneu no nível calibrado por um tempo até 50% maior em razão de sua estrutura molecular mais densa), para linhas regionais que cobrem médias e longas distâncias; e o ContiPowerContact, novo pneu para carros de passeio da marca, com as tecnologias ECOPlus, para redução do consumo de combustível e emissão de CO2, noise breaker, que evita a ressonância e a emissão de ruídos, indicadores TWI, que alertam o motorista para o momento ideal da troca, e TWI Wet, que mostra quando o pneu não é mais indicado para pisos molhados.

CUMMINS – Gama de produtos e soluções que atendem ao Euro 5/Proconve P-7, normas que controlam a redução de emissão de poluentes e entram em vigor a partir de 1º de janeiro. Todos os componentes e processos foram integrados dentro de uma estrutura completa que engloba desde o filtro de ar, na entrada de ar do motor, passando pelo motor, soluções de turbocompressor e de pós-tratamento de gases. Novos motores, fabricação e distribuição do Arla 32, novo filtro de ar Direct Flow são algumas das novidades da maior fabricante independente de motores Diesel.

DELPHI – MAPEC 3.0, tecnologia desenvolvida no Brasil que substitui equipamentos mecânicos por eletrônica embarcada em veículos de entrada, eliminando fusíveis, relês e módulos eletrônicos e possibilitando a utilização da telemetria veicular básica para monitorar e/ou ativar algumas funções elétricas dos veículos; Crimpless, novo conceito de processo para junção de cabos automotivos multifilares a terminais metálicos; GDI, sistema de Injeção Direta de Combustível que proporciona melhor eficiência na combustão, reduzindo as emissões e o consumo de combustível; Key Fob, sistema de segurança via smart phone que permite monitorar diversas funções do veículo; e também o Injetor Diesel Multec 3, coletores de admissão; Cold Start, sistema de partida a frio; cabos de alumínio, conexões e terminais para cabos de alumínio; miniaturização em conexões e sistemas completos de ar-condicionado e arrefecimento de motor.

DHB – E3D, direção elétrica para veículos de pequeno porte que agrega comodidade, custo acessível e economia de combustível. Destinada a veículos populares (B-Entry), a E3D auxilia o motorista na execução de manobras de estacionamento. Já disponível para montadoras. Bomba hidráulica de alta performance, que garante eficiência 20% superior, consumo de potência 30% menor, além de peso 45% inferior ao dos similares (haverá um carro em corte para demonstrar a tecnologia E3D).

EDAG - Carro conceito EDAG Car-Sharing 2011 (mostrado por meio de imagens), derivado do Light Car, apresentado em 2010, com diferentes sistemas de funcionamento – elétrico, álcool, gasolina. Vem com tecnologia europeia, capaz de estabelecer comunicação via celular e GPS para se conectar a empresa de locação de veículos. Desta forma, o Car-Sharing fica disponível no local mais próximo do motorista. Possui sistema integrado para que o usuário seja reconhecido.

ELRINGKLINGER – Produtos aplicados no downsizing em motores A empresa mostrará novidades que confirmam seu domínio e expertise em alta engenharia embarcada para produtos metálicos e plásticos, entre elas novo sistema de vedação com ênfase na geometria da junta e desenvolvimento de novas ligas resistentes a temperaturas elevadas.

FIAT POWERTRAIN – Tecnologia multiair com destaque para o motor fire 1.4l 16v do novo Fiat 500, que marca a estreia dessa premiada tecnologia nos veículos brasileiros, desenvolvida pela Fiat Powertrain, para controle inteligente das válvulas de admissão de ar. Movido à gasolina, o propulsor alcança 105cv a 6.250 rpm de potência, com torque máximo de 13,6kgfm a 3.850rpm. O motor está de acordo com as normas da fase 5 do Proconve.

FREUDENBERG-NOK - Tecnologias avançadas para os novos motores nacionais, como selos para hastes de válvulas com lábios para vedação de gases Gas Lip e os retentores ESS - Energy Saving Seal e POP - PTFE Optimized Performance, além da exclusiva linha de vedações produzida com nanotecnologia. Esses e outros destaques da empresa fazem parte da ampla gama de soluções, com mínimo atrito e alta eficiência, produzida dentro do conceito LESS - low emission sealing solutions, disponível para as atuais e futuras gerações de veículos flex, a gás natural, diesel, biodiesel, híbridos, elétricos a bateria ou movidos a hidrogênio.

GENERAL MOTORS – Carro conceito elétrico Volt, que alcança autonomia de 64 km utilizando somente eletricidade, e combinando o uso de motor a combustão com o elétrico a autonomia aumenta para até 544 km; também o sedã Cruze, com acionamento do motor por interruptor Start/Stop no painel, sem necessidade de uso da chave.

HONDA – Motocicleta VFR 1200F, com transmissão de dupla embreagem acionada eletronicamente (sistema automático permite troca marchas com um toque); Veículo Honda CR-Z, esportivo híbrido com design futurista, primeiro híbrido equipado com caixa de seis velocidades e câmbio manual.

HONEYWELL – Linha de turbos desenvolvida para o atendimento às exigências do Proconve 7, que entra em vigor em 2012. Destaque para os turbos TGV (destinado a picapes com motor a diesel) de geometria variável e rotor de palhetas variáveis, que se abrem e fecham de acordo com a rotação do motor; Boreless (para caminhões pesados), com rotor do compressor sem furo passante, e outras recentes tecnologias desenvolvidas em parceria com os centros de pesquisas da Honeywell no Brasil, EUA e República Checa.

IQA - O Instituto da Qualidade Automotiva destaca as exigências do Inmetro na certificação de novos produtos, como Arla 32, rodas, e os componentes da portaria nº 301 de 21/07/2011 (amortecedores, buzinas, lâmpadas, bombas de combustível, pistões e anéis, bronzinas, pinos e anéis de trava). Apresenta, também, diversos treinamentos realizados pelo Instituto, como os de Formação EQF (Especialista em Qualidade de Fornecedores), Qualidade Automotiva (APQP, CEP, FMEA, ISOTS 16949, MSA, PPAP), VDA, ISO 9000, Kaizen, entre outros. Além disso, mostra as demais áreas de atuação, como certificação de sistemas, processos e serviços, com foco 100% no setor automotivo (indústria, distribuição, varejo ou reparação) e a distribuição de publicações e manuais técnicos.

JTEKT - Carro-protótipo para demonstração de EPS (Electric Power Steering System), ou direção elétrica, que absorve menos energia do motor, reduz emissões de gases nocivos na atmosfera. O protótipo estará à disposição dos visitantes que quiserem conferir de perto a tecnologia e testar as vantagens da direção elétrica, que assegura ao consumidor final maior conforto, segurança e economia.

KLUBER – Soluções em lubrificação para diversas aplicações, principalmente em óleos lubrificantes, especiais e graxas para o cilindro dos freios, vedações das portas, escapamento, câmbio, embreagem, transmissão, retentor do motor, suspensão, entre outros.

LORD - Adesivo estrutural Versilok® e o fluido magneto-reológico MR, o primeiro indicado à união estrutural de chapas metálicas. Com largo histórico de aplicações no Exterior, o Versilok® se diferencia por curar rapidamente à temperatura ambiente e permitir a eliminação de pontos de solda, tendência na indústria automotiva. O fluido magneto-reológico MR é usado na fabricação de sistemas de amortecimento semi-ativos de altíssima tecnologia, pois melhora a dirigibilidade, o conforto e a segurança.

MELLING – Válvula de Controle de Temperatura, que substitui o atual sistema termostático com rápido e preciso controle de temperatura (+/- 2,5°C), melhorando o desempenho do motor; Bomba D’Água com Embreagem Eletromagnética para redução de emissões de CO₂ e consumo de combustível, Eletronicamente operada com baixo consumo de energia – 12 watts /12 Volts (5,0 Nm de torque), a energia elétrica somente é necessária quando a bomba é desligada. Em caso de falha no suprimento de energia elétrica, há operação de segurança que permite o funcionamento como bomba d’água convencional.

MERITOR - Lança dois produtos para caminhões e ônibus: o eixo traseiro trativo 18X, dotado de tecnologia que diminui o seu peso, proporcionando maior eficiência, e o cardan RPL, que possui como principal atrativo um sistema que elimina a necessidade de manutenção durante a sua vida útil (lube for life).

METOKOTE - Líder mundial em revestimentos de proteção, a MetoKote mostra soluções customizadas para atender necessidades específicas de pintura. De sistemas de pintura robustos para grandes estruturas, chassis ou longarinas, até linhas de pintura e-coat compactas e desmontáveis para pequenos e médios componentes, como as SuperFlex e mikroKote™.

MWM MOTORES – MaxxForce 3.2H, desenvolvido com as mais novas tecnologias diesel, como os injetores centrais e verticais, o novo cabeçote 16 válvulas cross flow com comando único e o turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico e roda de titânio, que proporciona maior durabilidade e robustez. O modelo está disponível na versão EGR e oferece 4,5% na redução do custo de combustível, 55% de melhoria no torque de arrancada, 400 mil quilômetros de vida útil do motor, tucho hidráulico que elimina a necessidade de manutenção das válvulas e sistema de distribuição traseiro de engrenagens. O MaxxForce 3.2H pode ser aplicado em caminhões leves, veículos urbanos de carga, mini ônibus, microônibus, picapes, SUV’s e vans.

NORMA GROUP - Linha de produtos que contribui para redução de consumo de combustível, composta por conectores, tubos plásticos - aplicações em sistemas de "cooling, fuel" - e abraçadeiras metálicas.

PETROBRAS – Lubrax Tecno Moto, lubrificante semissintético disponível no grau SAE 10W-40, desenvolvido para motores 4 tempos e que atende ao nível de desempenho API SL, garantindo maior vida útil ao motor. O Lubrax Tecno Moto ganhou classificação JASO MA2, a que garante maior vida útil ao conjunto motor/transmissão por permitir que o sistema trabalhe em zona mais segura (região ótima de atrito).

REMY – Motores elétricos Remy HVH, com tecnologia patenteada de estator de alta voltagem, de volume compacto e fácil acoplagem em aplicações elétricas e de tecnologia híbrida: o Remy HVH410 oferece maior densidade de torque e potência na maioria de aplicações para caminhões médios e pesados e ônibus urbanos, assim como veículos off-highway e o Remy HVH250 oferece maior densidade de torque, com melhor potência contínua.

SAE BRASIL – Fórmula elétrico e outros projetos estudantis vencedores - Primeiro carro Fórmula elétrico do Brasil, montado por estudantes da FEI; além de um Baja, Fórmula e um projeto de AeroDesign, e também três projetos vencedores das competições da SAE BRASIL projetados e construídos por estudantes. Também trabalhos técnicos estudantis do Instituto Mauá de Tecnologia, que conquistaram as primeiras colocações numa seleção de 22 ‘papers’ de universitários no País, pelo Comitê Educação de Engenharia do Congresso.

SAINT-GOBAIN – Para-brisas antiembaçantes e acústicos. O primeiro, aplicado pioneiramente no Novo Uno, garante visibilidade perfeita no uso do veículo em ambiente de baixa temperatura ou sob chuva. O modelo acústico, que reduz o nível de ruído interno de 5dB a 8dB, equipa o Citroën C3 Aircross, C3 Picasso e o Peugeot 408. A empresa traz, ainda, vidros laterais laminados, desenvolvidos para o Fiat Idea, Fiat Punto e Fiat Linea, que inibem atos de vandalismo e de furtos, e também os vidros Vênus, com nível de transparência que atende o Contran.

SCHAEFFLER – Veículo equipado com o conceito LESS de redução de emissões, que visa a desenvolver e otimizar sistemas e componentes para motor, transmissão e chassi, por meio da redução do consumo de combustível e emissões de CO2, com melhora da eficiência energética. Com o veículo é possível fazer simulações e medições que ajudam a reduzir em cerca de 1% o peso total, o que diminui o consumo de combustível. Para chegar ao projeto, os engenheiros da Schaeffler realizaram simulações computacionais baseadas em modelos de análise estrutural, dinâmica e mapas de consumo e emissões. O resultado foi o alcance de 2,5% em eficiência de consumo.

TE Connectivity – Linha de componentes para a arquitetura elétrica automotiva composta por terminais, conectores, sensores, relés, indutivos, mecatrônicos, módulos eletrônicos, cabos especiais, proteção primária, unidade de distribuição de energia, caixa de fusíveis e relés.

TRW – Airbags - Novos Roof Airbag Technology, airbags de teto com novo conceito de design compatível com ampla gama de arquiteturas de veículos e que poupam espaço no painel de instrumentos; Modular Airbag Kits, desenvolvidos para reduzir o tempo de instalação do equipamento no veículo e para tornar o sistema mais acessível; nova geração de airbags 3D e o Side Airbag (SAB), com novas formas para melhorar a proteção aos ocupantes; Driver Side Airbag with Self Adaptive Venting (SAVe), airbag para o motorista que infla de acordo com o tamanho, a posição e a distância deste; Knee Airbag: Low Monted Modulo, airbags para os joelhos; Passenger Side – PH14 MIC Module Concept, criado para atender aos inúmeros requisitos dos mercados mundiais, mais compacto e de fácil instalação, traz avanços no conceito de airbag para passageiros. Cintos de Segurança - Snake Pretensioner Retractor - SPR4, nova geração de pré-tensionador para retrator de cinto de segurança, com um design mais compacto e simples, pistão de plástico, em vez de metal, mais leve e amigável ao meio ambiente; novo sistema de segurança inteligente Automatic Emergency Braking - AEB / Active Control Retractor – ACR, com integração entre o cinto e o sistema de freios, define um novo patamar de segurança por ser projetado mitigar os efeitos de acidentes. O sistema combina o freio automático com o retrator do cinto de segurança.

VICTREX POLYMER SOLUTIONS - Lançamento do VICTREX WG102, que adiciona um novo composto termoplástico à sua linha de compostos da classe de desgaste VICTREX ® WG™ Premium. O novo composto foi desenvolvido em resposta às solicitações dos engenheiros e OEMs, fabricantes de equipamentos originais, no intuito de alcançar maior confiabilidade, redução de taxas de insucesso e aumento da eficiência energética para atender aos requisitos de resistência ao desgaste em aplicações na indústria.

VISTEON – C-Beyond, carro-conceito desenvolvido pela Visteon com tecnologias que vão de navegação avançada com informação de trânsito em tempo real, até controles precisos que obedecem comandos sensíveis ao toque, além de controle automático e individual da temperatura interna, faróis com regulagem automática de iluminação e programas de informação e entretenimento. Telas touch screen, acesso à Internet, comando de voz, TV digital, sistemas inteligentes de iluminação e de climatização entre outros. Quase todas as funções internas são por comando de voz. O carro foi desenvolvido com fibras naturais e materiais recicláveis.

VOLKSWAGEN – Nova geração do Touareg, utilitário esportivo com sistema de som e navegação “RNS 850”, que dispõem de DVD player, comando de voz e tela touchscreen de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D, que podem ser armazenadas em disco rígido de 60 Gb. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha juntamente com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade. Dezoito Gb do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos. Outro destaque tecnológico do carro é o Area View, que permite visão de 360 graus em torno do veículo, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo. As imagens captadas podem ser combinadas e expostas individualmente na tela do rádio. Se a câmera traseira for selecionada, são mostradas linhas auxiliares dinâmicas e estáticas, ajudando o motorista a avaliar melhor as distâncias em manobras. Fora de estrada, as câmeras são usadas pelo Area View para mostrar a área mais próxima do veículo, ótimo em trilhas radicais. Outra função do Area View, a visão “Cross Traffic”, permite que o motorista enxergue 90 graus para esquerda e direita em pontos localizados à frente ou à traseira do novo Touareg.

ZEN - Potencial e processos internos no desenvolvimento de produtos, como conformação a frio e tratamento térmico, bem como toda linha de produtos, composta por impulsores de partida, polias de roda livre, tensionadores e polias desviadoras, mancais para motor de partida e alternadores, polias rígidas e planetárias.

20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 4 a 6 de outubro de 2011.Exposição: 10h30 às 20h / Congresso: 8h30 às 20h
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Vermelho- rua José Bernardo Pinto, 333, V.Guilherme, São Paulo,SP.
Inscrições: www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308