Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Imprensa - credenciamento no local

 Release
04/10/2011
HOJE (4) - Déficit e formação de engenheiros estarão em debate no Congresso SAE BRASIL 2011

Especialistas do governo, universidade e indústria participam do painel Educação de Engenharia, hoje (4), em São Paulo

São PauloA Importância da Convergência dos Interesses Governamentais, Industriais e da Academia para o Desenvolvimento da Engenharia da Mobilidade é o tema do painel Educação de Engenharia do 20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade da SAE BRASIL (4 a 6 de outubro, Expo Center Norte). Especialistas do governo, universidade, e indústria, participam do painel, que também premiará os vencedores do concurso de Melhor Paper, entre estudantes do ensino médio e superior. O painel será hoje (4), às 13h.

Entre os palestrantes, o primeiro será Marcos Vinicius de Souza, diretor de Fomento à Inovação da Secretaria de Inovação do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), que mostrará as novas medidas do governo federal para estimular a inovação no País e o papel da formação de recursos humanos dentro dessa estratégia.

Em seguida Arthur Vasconcellos, administrador de empresas e engenheiro mecânico, sócio da CTPartners, empresa multinacional de consultoria na área de busca de executivos, abordará o déficit de engenheiros no Brasil, suas causas e conseqüências.

O professor Agenor Fleury, coordenador do curso de mestrado em Engenharia Mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana), fecha o ciclo de palestras com o tema Convergências e Divergências e o Ensino da Engenharia da Mobilidade. Fleury discorrerá sobre a influência da academia e as necessidades de mudanças na grade curricular para promover de forma efetiva a convergência entre universidade, governo e indústria.

Para Demétrio Baracat, diretor do Comitê Educação de Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2011, o painel reunirá diferentes pontos de vista sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento harmônico entre os três setores. “Precisamos discutir questões como as preferências mercadológicas, ausência de políticas e estratégias sustentáveis e duradouras, além da falta de engenheiros capacitados, para que surjam novas ideias capazes de garantir evolução da cadeia automotiva nacional”, destaca Baracat.

PAPERS - O painel contará ainda com apresentação dos três melhores trabalhos técnicos de estudantes do ensino médio e superior, que serão premiados – o primeiro colocado receberá bolsa de estudo do Instituto Mauá de Tecnologia (graduação, se for estudante de ensino médio e pós-graduação ou MBA se do ensino superior) e os 2º e 3º colocados um curso livre gratuito da SAE BRASIL.

O 2º colocado foi o estudante Flavio Dal Forno Chuahy, também do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), autor principal do trabalho ‘Estudo da Combustão de um Motor Monocilíndrico de Injeção Direta de Alta Pressão Frente a Sistemas Convencionais PFI’. O trabalho consiste em realizar um comparativo entre duas tecnologias dos sistemas de injeção de motores de ignição por centelha. O objetivo principal do estudo é reunir dados para que no futuro o Brasil consiga desenvolver sua própria tecnologia de injeção direta de combustível.

‘Desenvolvimento de um Veículo de Competição Tipo Maratona Energética’ do estudante do Instituto Mauá de Tecnologia Alexandre Caldas, autor principal, foi o 3º colocado. O trabalho consiste na maximização da eficiência energética de um protótipo veicular, para competições do tipo “maratona de eficiência energética”, baseado em normas e restrições de competições nacionais e internacionais (Shell Eco Marathon).

CONGRESSO - Com o tema Competências da Engenharia Brasileira para a Mobilidade do Futuro, o Congresso SAE BRASIL 2011 terá 20 fóruns e painéis nas áreas de veículos de passeio e comerciais, tecnologia da informação, máquinas agrícolas e de construção, manufatura e qualidade, aeroespacial, gestão, educação de engenharia, veículos de duas rodas, além de sustentabilidade, segurança veicular e telemática e infotainment. Serão apresentados 145 trabalhos técnicos (‘papers’), de profissionais de indústrias e universidades, sobre o aprimoramento de produtos e processos da engenharia da mobilidade.

O Congresso SAE BRASIL 2011 abrigará também a Exposição Tecnológica, uma área de mais de 5 mil m² com 143 estandes de 84 empresas (21 inéditas) de produtos e serviços evidenciando o estado da arte da tecnologia da mobilidade.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância do congresso como ferramenta para o desenvolvimento tecnológico da engenharia da mobilidade, uma vez que reflete o movimento das empresas em suas respostas às tendências dos mercados mundiais. “Trata-se de uma oportunidade inigualável de networking e de contato com a tecnologia do futuro, apresentada na exposição tecnológica aberta nos três dias do evento, que complementa as apresentações dos “papers”, dos fóruns e dos painéis temáticos”, aponta.

Congresso SAE BRASIL 2011
Data: 4 a 6 de outubro de 2010 Horário: das 12h às 20h30
Painel Educação de Engenharia – dia 4 de outubro, a partir das 13h, auditórios Santana 2 e 3
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo, SP.
Informações – www.saebrasil.org.br/eventos/congresso2011/




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308