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20/09/2011
INDICADORES PARA UMA OFICINA MAIS RENTÁVEL

José Palacio*

A certificação de oficinas mecânicas, centros de reparação automotivos e comércio de autopeças (atacado e varejo) proposta pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva resulta num processo de melhoria contínua dos estabelecimentos, decorrente da análise de dados coletados na interação com o cliente.

Este trabalho traz inúmeros benefícios ao empreendimento, sendo o principal deles a melhor rentabilidade do negócio. Basta ter disciplina. O primeiro passo é criar formulários para registrar as informações. Quanto mais, melhor, mas basicamente podemos listar os dados cadastrais do cliente, veículo, dos produtos e serviços adquiridos etc.

E o que fazer com isso? Certa oportunidade visitei um cliente que me mostrou diversas planilhas, com inúmeras informações. Estava tudo registrado, inclusive fichas de reclamações e sugestões, dados de pós-vendas e garantias. Então questionei: “O que você tem feito com isso?” A resposta foi surpreendente: “Nada...”

E é aqui que mora o segredo: saber aproveitar as informações e transformá-las em oportunidades. Hoje, o empresário precisa ter outra mentalidade. Somente coletar bons dados não é o suficiente. É preciso saber tirar bom proveito dos indicadores. Com eles, é possível planejar as ações com maior acertividade, sem chutes nem experimentos na base da tentativa e erro, que normalmente apresentam elevado custo para a empresa e, por isso muitos deixam de investir em melhorias.

Mas, muitos ainda se perguntam: em qual momento vou parar para fazer isso? São muitas informações para analisar. Pode ser que sim, mas com pouco de disciplina é possível fazer tudo. Um pouco mais de uma hora do dia, em dias alternados, é o suficiente para entender por que na grande maioria dos serviços de freios são necessários dois ou três ajustes posteriores, ou ainda por que clientes de determinado horário sempre demoram mais tempo para ser atendidos.

Com os indicadores em mãos, o gestor pode promover ações que facilitam o trabalho para todos, tendo como resultado melhor rentabilidade do negócio, tal como melhorias no relacionamento com os colaboradores, entre outras.

Em se tratando de crescimento profissional e empresarial, o IQA possui inúmeros treinamentos de qualificação profissional para a cadeia automotiva. Conheça agora mesmo o calendário de treinamentos 2011, acesse: www.iqa.org.br – link: Treinamentos/Eventos.

*José Palacio é coordenador de Certificação de Serviços Automotivos do IQA




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

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José Palacio é coordenador de Certificação de Serviços Automotivos do IQA
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O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

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