Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/09/2011
O CÉU É O LIMITE PARA A TECNOLOGIA

*Claudio Engler

O desenvolvimento do veículo movido a etanol e, posteriormente, do veículo bicombustível, criou marcos relevantes na história da tecnologia de propulsão para veículos leves, que não só projetaram o Brasil no cenário mundial pela possibilidade de uso de recurso energético renovável, mas conduziu o País a maior autonomia em relação ao petróleo externo. A história do desenvolvimento tecnológico do veículo bicombustível passa pela criação do Pró-Álcool, em 1975, e pelas pesquisas de desenvolvimento de motores a álcool conduzidas na época em centros de pesquisas e nas principais montadoras instaladas no País.

Passados 36 anos a indústria automobilística ainda trabalha em alternativas energéticas para a redução da dependência do combustível não renovável, mas com motivações adicionais - as novas demandas sociais da mobilidade nas grandes metrópoles e as questões ambientais. Nem poderia ser diferente no atual cenário de volatilidade do preço do petróleo, de mudanças climáticas, e da necessidade crescente de controle de emissões de gases de efeito estufa.

Em que pesem as políticas de incentivo ao transporte de massa, no Brasil o transporte individual segue forte, a exemplo do que ocorre em outros países do mundo onde a tendência é a complementaridade. A resposta da indústria automobilística ao desafio da mobilidade atual e às tendências futuras atende pelo nome de tecnologia e tem como alvo as novas necessidades do usuário final.

E quais serão os próximos desenvolvimentos da propulsão? Quais as tecnologias que manterão o etanol atrativo e o Brasil na posição de destaque quanto à sustentabilidade em combustíveis automotivos?

Acredito que veremos em breve aplicações flexfuel turboalimentadas, com a pressão de turbina variável com a percentagem de etanol. Devemos ter também flexfuel com injeção direta, onde o combustível vegetal resultará em aumento de eficiência volumétrica em relação à gasolina. Outra possibilidade é a introdução de veículos híbridos flexfuel, na qual o consumidor terá a opção de uma terceira fonte energética em adição à gasolina e etanol.

Além de inovar a engenharia tem de remover as pedras no caminho da realização daquilo que criar, estejam elas onde estiverem. Quem viveu a época do lançamento do primeiro veículo de passageiro a álcool combustível produzido em série, em 1979, há de se lembrar que os consumidores “aprenderam” a conviver com o veículo a álcool e suas características peculiares, como a menor autonomia do tanque de combustível, cuidados especiais para a partida a frio e dirigibilidade durante a fase de aquecimento do motor e para o melhor desempenho depois de aquecido. O flexfuel chegou 24 anos depois, com advento de uma tecnologia pioneira de injeção eletrônica, com o que se conseguiu vencer o desafio de superar os estragos da crise de abastecimento que abalou a confiança do mercado no carro a álcool. O céu é o limite para a tecnologia.

*Claudio Engler é colaborador do Comitê de Veículos Leves do Congresso SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308