Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
<

 Release
09/09/2011
TRILHANDO O CAMINHO ESTREITO DA VANTAGEM COMPETITIVA

Por Horst Bergmann*

O ambiente competitivo global está mudando. A agressividade dos novos players e suas marcas na disputa pela preferência do consumidor e a crise econômica que abala os mercados internacionais acirra a competição nos emergentes como o Brasil, transformado em oásis para investidores e novos negócios. Nesse cenário, obter vantagem competitiva fica cada dia mais difícil. Para a indústria, o que se impõe é a superação de limites de agilidade, eficiência e tecnologia, muitas vezes por atalhos estreitos e, por que não dizer, desconhecidos sob o ponto de vista macroeconômico global.

Na turbulência das mudanças, cautela e ousadia costumam ser as melhores companheiras. No Brasil, assistimos a movimentação das marcas asiáticas na conquista dos consumidores que escasseiam nos mercados europeu e norte-americano. O desafio é desenvolver e aplicar tecnologias avançadas com soluções mais simples e redução de custos com a tarefa adicional de considerar as diferenças regionais

Segundo analistas, o Brasil oferece forte perspectiva de crescimento relacionado ao desenvolvimento de seu mercado interno, que em 2018 deve ficar em 5 milhões de unidades vendidas. O momento é perfeito para um salto competitivo; para colocarmos a inovação a serviço da competência e da competitividade. Mas, diante da volatilidade das economias internacionais e de tantas variáveis e incertezas que possam interferir nessa previsão, qual o melhor caminho a seguir?

Para atualizar a visão sobre o cenário automobilístico no contexto mundial e verificar as mais importantes tendências, convidamos especialistas nacionais e internacionais de grosso calibre para encorpar o Painel Internacional do Congresso SAE BRASIL, dia 5 de outubro, em São Paulo.

Entre eles Richard Kleine, presidente da SAE International e vice-presidente de Qualidade e Negócios da Cummins Inc., que falará dos desafios representados pela variedade de padrões globais de emissões a serem atendidos pela indústria de veículos comerciais a diesel, bem como das implicações para os produtos atuais e futuros. Jörg Ohlsen, CEO da EDAG International, dará foco à sustentabilidade, com visão sobre os impactos das mudanças sociais e o futuro da mobilidade e de modelos de negócios sustentáveis.

As estratégias bem-sucedidas de veículos de baixo preço e seu impacto sobre o sistema de produção da Índia será o tema de Marc-Bernd Weller, vice-presidente sênior da Bosch Índia, que vai falar também sobre o desenvolvimento do mercado automotivo indiano diante da cultura e da diversidade do consumidor local. O impacto da China sobre a escala global automobilística nos próximos anos e os desafios e oportunidades de negócios naquele país é o assunto de Guohong Ye, presidente da ZF China.

A importância da subsidiária brasileira na estratégia global da corporação GM é tema de Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil. Letícia Costa, diretora da Insper Analysts e sócia da Prada Assessoria, vai analisar a posição do Brasil na indústria automobilística mundial, dentro da perspectiva da relevância de seu parque industrial, competitividade, inovação, vantagens e desvantagens em relação a outras economias emergentes. Com essa iniciativa, esperamos clarear o caminho para os próximos passos da indústria.

*Horst Bergmann é diretor do Comitê Internacional do Congresso SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308