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 Release
17/10/2011
Universitários de Brasília e Mato Grosso projetam 5 aviões para SAE AeroDesign

Centro Oeste será representado por 43 estudantes da Federal de Mato Grosso e Universidade de Brasília, dias 20 a 23 de outubro, em SJ dos Campos/SP

Cinco equipes de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Paulista (Unip) e Universidade de Brasília (UnB) constroem cinco aviões rádiocontrolados - dois da Classe Micro e três da Regular -, para participar da 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. Realizada entre os dias 20 e 23 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP, a competição de engenharia possui 97 equipes inscritas, de 67 instituições de ensino do Brasil, Venezuela e México.

No total, cerca de 1,4 mil participantes, entre estudantes de engenharia, professores orientadores e pilotos, foram desafiados a projetar e construir aviões rádiocontrolados a serem submetidos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por engenheiros da indústria aeronáutica.

BRASÍLIA - Para conseguir boa performance da aeronave durante a prova de voo, a equipe Draco Volans, da UnB, se prepara para longa bateria de testes. “Planejamos realizar voos durante todas as semanas até a data da competição”, conta Pedro de Sousa, capitão da equipe, com 19 integrantes e 24ª colocada em 2010. O avião é um monoplano com empenagens convencionais e fuselagem externa, capaz de carregar um compartimento de carga bem maior que dos anos anteriores, devido ao novo regulamento.

O monoplano da equipe pesa aproximadamente 3 kg e transporta cargas de até 15 kg. Entre os materiais utilizados estão espuma de PVC, madeira balsa, nylon e fita adesiva, pelo baixo custo, leveza, fácil usinagem e acessibilidade. A UnB também será representada, ainda, pela equipe Plano Piloto, da Classe Micro e 9ª colocada em 2010.

MATO GROSSO – A UFMT será representada pelas equipes Pantaero e a Aeroo. Na expectativa de ficar entre as 20 primeiras colocadas, a equipe Aeroo (52ª em 2010) desenvolveu monoplano de asa alta trapezoidal moldada em espuma de PVC, empenagem em H e longarina em madeira balsa e fuselagem inteiriça de fibra de carbono. “Utilizamos materiais de fácil construção, resistente e leve”, conta a única capitã da região, Bruna Martins, 21 anos e responsável por 12 integrantes. O projeto pesa 4 kg e voa com cargas de até 11 kg, em velocidade máxima de 20m/s.

Formada por 10 estudantes de Engenharia Mecânica, a equipe Pantaero disputa na Classe Micro. O projeto da equipe tem 80 cm de envergadura e 57,6 cm de comprimento. “Optamos por perfil de asa agressivo para garantir que a aeronave seja rápida, leve e estável durante o voo”, explica o capitão Arthur Moraes Videira. O pequeno avião pesa 450 gramas, consegue transportar cargas de 1 kg e atinge velocidade de 23 m/s.

COMPETIÇÃO - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - http://www.saebrasil.org.br/ . Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

CATEGORIAS – Os aviões da Classe Regular, são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas, e este ano houve novas delimitações nas dimensões máximas das aeronaves, que devem aparecer na competição com compartimentos de carga maiores. Os projetos da categoria devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 50m. Na categoria Classe Aberta, a distância de decolagem também é de 50m e as aeronaves devem ter instrumentos para medir tempo de voo. Os aviões da categoria não têm restrições geométricas ou número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores esteja entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3).

A Classe Micro traz a opção de lançamento da aeronave à mão e o avião da categoria não tem restrições geométricas nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 25m (30m em 2010).

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado, como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de vender ideias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”, afirma.


XIII Competição SAE BRASIL AeroDesign
20 a 23 de outubro - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - São José dos Campos/SP

Total de equipes inscritas = 97 (96 em 2010 / 91 em 2009)
№ estrangeiras = 8 (2 do México e 6 da Venezuela)
№ de equipes brasileiras: 89 (87 em 2010)
№ de instituições de ensino: 67
№ médio de estudantes inscritos: mais de 1,4 mil (1,3 mil em 2010)
№ projetos Classe Micro: 16 (15 em 2010)
№ projetos Classe Regular: 76 (75 em 2010)
№ projetos Classe Aberta: 5



SUL

Paraná - (4 equipes / 3 instituições)

PUC PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná – equipe Top Gang
UFPR – Universidade Federal do Paraná – equipes Ex-Goose e Fênix Aerodesign
Universidade Positivo – equipe Aurora

Rio Grande do Sul - (8 equipes / 8 instituições)
UCS - Universidade de Caxias do Sul - equipe AeroSul
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - equipe Carancho
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - equipe Aeromissões
Fahor - Faculdade Horizontina - equipe Águia Fahor
Universidade Santa Cruz do Sul – equipe Kamikase
URI - Universidade Regional Integrada (campus Erichim) – equipe Monarcas da Aviação
UPF - Universidade de Passo Fundo - equipe Up Fly
FURG - Universidade Federal do Rio Grande – equipe Aerofurg

Santa Catarina - (5 equipes / 4 instituições)
Univille - Universidade da Região de Joinville - equipe Abaquar
Universidade do Oeste de Santa Catarina - equipe Faeroeste
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - equipes Céu Azul e Céu Azul Micro
Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina – equipe Albatroz

SUDESTE

Minas Gerais – (14 equipes / 8 instituições)

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai-Sô-Fly! e Uai-Sô-Fly! Kids
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – equipe 12 BIS
CEFET MG – equipes Aerotrônica e Cefast Aerodesign
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – equipe Uirá
UFV – Universidade Federal de Viçosa – equipes Acaua (Florestal) e Skywards
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – equipes Mamutes Voadores e Microraptor
Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano e Tucano Micro
Universidade Federal de São João Del Rei – equipes Trem Ki Voa e Trem Ki Voa Micro


Rio de Janeiro - (6 equipes / 5 instituições)
Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ - equipe Venturi
UFF– Universidade Federal Fluminense - equipes Ufforce (campus Volta Redonda) e BlackBird Aerodesign
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - equipe Minerva Aerodesign
IME - Instituto Militar de Engenharia - equipe Zéfiro
PUC Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipe Aero Rio

São Paulo – (35 equipes / 24 instituições)
Grande São Paulo
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipes Harpia e Harpia Pampers 5000
IMT - Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Obelix
Faculdade de Engenharia São Paulo – equipe Aero Elétrons
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mechane
Fatec – Faculdade de Tecnologia de SP – equipe Fatecnautas
Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) - equipes FEI Regular e FEI Regular Júnior
Poli USP- Escola Politécnica da USP– equipe Keep Flying
Uninove - Universidade Nove de Julho - equipes Ícaro, Fly Girls e Pegasus

Interior de SP
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Ilha Solteira - equipes Zebra
IFSP - Instituto Federal de São Paulo/ campus Salto – equipe Taperá
Unitau - Universidade de Taubaté - equipe FlyTau
UFSCar - Universidade Federal de São Carlos – equipe Dragão Branco
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - equipe Urubus
Unesp – Univ. Est. Paulista/Bauru – equipes FEB Regular, FEB Open e FEB Micro
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica/São José dos Campos – equipes 100 Limites, Leviatã, Feng
Unesp – Univ. Estadual Paulista/Guaratinguetá - equipes Aerofeg e Aerofeg Jr.
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - equipes EESC-USP Bravo, EESC- USP Alpha, EESC-USP Charlie, EESC-USP Mike
ETEP Faculdades – equipe Uiraçu
UNIP – Universidade Paulista/ SJCampos – equipe Pégasus
Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Flying Box
Instituto Federal Educacional de Ciência e Tecnologia de SP/Salto – equipe Tapera Baby
UNIP – Universidade Paulista/Bauru – equipe Agapornes
Fatec - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – equipe Phoenix

Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo – equipe AVES – Aero Vitória Espírito Santo

CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (3 equipes / 2 instituições)

UNIP DF – Universidade Paulista do Distrito Federal – equipe Antonov
UnB – Universidade de Brasília – Universidade de Brasília – equipes Draco Volans Aerodesign e Plano Piloto

Mato Grosso - (2 equipes / 1 instituição)
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso – equipes Aeroo e Pantaero

NORDESTE

Bahia - (1 equipe / 1 instituição)

UFB - Universidade Federal da Bahia – equipe Axé Fly

Maranhão - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Estadual do Maranhão - equipe Zeus
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MA – equipe Guará

Paraíba - (2 equipes / 2 instituições)
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - equipe Aerojampa
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahyasas

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - equipe Mandacaru

Rio Grande do Norte - (2 equipes / 1 instituição)
UFRN – Univ. Federal do Rio Grande do Norte - equipes Car-Kará Open e Car-Kará Micro

NORTE

Pará - (3 equipes / 1 instituição)

UFPA - Universidade Federal do Pará - equipes Iaçá, Uirapuru e Águia de Marabá


ESTRANGEIRAS

México (2 equipes / 2 instituições)

Instituto Politécnico Nacional (Cidade do México) - equipes Kukulcan
Instituto Politécnico Nacional (Silão) - equipes Aeroupiig-Gto

Venezuela (6 equipes / 2 instituições)
UNEFA - Universidad Nac. Exp. Politécnica de la Fuerza Armada (Caracas) – equipes Grupo IDEA
e Guia-X
UNEFA - Universidad Nac. Exp. Politécnica de la Fuerza Armada (Maracay) – equipes FADAV, Unefa 1, Unefa 2 e Tepuy-Micro

Programação:
Dia 20 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos no Prédio de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes nas salas do Prédio da Divisão Aeronáutica do ITA.
De 21 a 23 - das 7h às 18h – Competição de Voo, na Pista de Táxi do Aeroporto do DCTA – aberta ao público.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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