Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato


 Release
06/09/2011
Painel de Caminhões e Ônibus do Congresso SAE BRASIL será dia 6 de outubro, em São Paulo

Painel discutirá a logística do transporte nas grandes cidades e as soluções tecnológicas para emissões em veículos comerciais

Dois painéis na área de veículos comerciais, sobre integração de transportes nas grandes cidades e tecnologias em emissões, estão na pauta do Congresso SAE BRASIL 2011, que será realizado de 4 a 6 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. As apresentações, a partir das 9h, abrirão com o tema Soluções de Transportes Brasileiras: da teoria à prática.

Décio Del Debbio, chairman do Comitê de Caminhões e Ônibus do Congresso SAE BRASIL 2011, adianta que o painel Soluções de Transporte discutirá principalmente a integração de modais. “Convidamos especialistas para debater o tema e sua importância para a implantação de sistemas de transporte metropolitano eficientes, uma urgência diante da necessidade crescente de mobilidade das populações”, diz.

TRANSPORTE E LOGÍSTICA - Os palestrantes convidados do painel Soluções de Transporte são Adriano Branco, engenheiro, administrador e consultor em políticas públicas, que falará sobre integração de modais; Wagner Chagas, gerente da SPTRANS, que apresentará os resultados do corredor Tiradentes, sistema de transporte rápido por ônibus (BRT) da capital paulista; e Cristian Geovani Bonezzi, gerente corporativo de Custo Logístico da Ambev, que participará com case sobre logística de transporte da empresa. A mediação será da jornalista Valdir dos Santos.

SOLUÇÕES ENERGÉTICAS – No segundo painel, Soluções Energéticas Brasileiras: da Teoria à Prática’ - nove expoentes da indústria e do transporte mostrarão as alternativas desenvolvidas pela engenharia para o cumprimento das especificações da nova etapa do programa de emissões para veículos comerciais, que entra em vigor em 2012, bem como a aplicação de produtos específicos às condições nacionais.

Na primeira parte do painel, às 11h, Marcio Schettino, responsável pelo Programa de Inspeção Veicular Ambiental da Prefeitura de São Paulo, falará das alternativas energéticas para a mobilidade na cidade de São Paulo; Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, detalhará seu ônibus hibrido; Caio Miamoto, gerente de Projetos da Volvo, apresentará os resultados do ônibus híbrido mundial da marca; Agenor Boff, da Tuttotransporti, falará sobre o desenvolvimento do ônibus com célula de combustível; e Alexandre Seretti, gerente de Veículos da Iveco, mostrará o veículo leve elétrico da marca. A mediação será de Paulo Gentil, gerente de Operações da Netz Automotiva.

O engenheiro Francisco Nigro, professor da Poli-USP, abre a segunda parte do painel, às 13h30. Em seguida Luis Chain Rajad, gerente da Cummins, falará das pesquisas com motores a gás; Sidney Oliveira Junior, gerente de Sistema Diesel da Bosch, trará os resultados do sistema flex diesel; Marco Antonio Garcia, gerente de Produto da Scania, abordará o ônibus a etanol aditivado; e Gilberto Leal, gerente Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz, mostrará os resultados com uso do diesel de cana. O debate final ficará sob mediação do professor Francisco Nigro.

CONGRESSO - Presidido por Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil para a América do Sul, o Congresso SAE BRASIL 2011 apresentará ao todo 17 painéis – três inéditos - Segurança Veicular, Sustentabilidade, Telemática e Infotainment -, e outros tradicionais, nas áreas de Caminhões e Ônibus, Aeroespacial, Ferroviário, Tecnologia da Informação, Educação, Internacional, Gestão, Manufatura, Veículos Leves, Duas Rodas, além dos painéis dos Engenheiros-Chefe, Motorsport e Presidentes.

PAPERS - Serão apresentados também 145 trabalhos técnicos (“papers”) sobre as diversas áreas da mobilidade, por engenheiros e profissionais de indústrias e de universidades.

EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA – Está prevista ainda a tradicional Mostra de Tecnologia, que reunirá as principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor em mais de 130 estandes, com as últimas tecnologias e serviços em seu estado de arte.

Na avaliação do presidente do Congresso SAE BRASIL 2011, Pedro Manuchakian, o evento, o maior da América Latina e o segundo em importância depois do realizado pela SAE International, em Detroit (EUA), consolidou-se como o principal da mobilidade no País: - “O Congresso SAE BRASIL atrai atenções de profissionais em todo o mundo pelo seu elevado padrão técnico, qualidade de seu conteúdo e olhar inovador”, afirma.

20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 4 a 6 de outubro de 2010 - das 12h às 20h30
Painel Caminhões e Ônibus
Data: 6 de outubro, a partir das 9h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho - Rua José Bernardo Pinto, 333, vila Guilherme, São Paulo, SP
Informações: www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308