Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/08/2011
IQA alerta para importância da qualidade em treinamentos das normas VDA

O Instituto é o único representante oficial no Brasil e Argentina para formar auditores e oferecer certificado oficial com selo holográfico da associação alemã

São Paulo, agosto de 2011 – Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os treinamentos oferecidos no mercado são iguais. No caso das normas VDA-QMC, que regem os padrões de qualidade de processos e produtos automotivos das montadoras e indústrias de autopeças alemãs, apenas o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, é representante oficial da VDA para ministrar os treinamentos no Brasil e Argentina.

Isso significa que os treinamentos em VDA ministrados pelo IQA são oficiais e equivalentes aos realizados na Alemanha, pela própria VDA. Segundo Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA, as vantagens de investir num treinamento oficial são diversas, mas a principal é a certeza de conhecer a norma tal como ela é ensinada na Alemanha. “Nosso treinamento é idêntico ao ministrado naquele país, pois nossos instrutores são homologados pela VDA, e está 100% alinhado com as necessidades das montadoras atuantes no Brasil”, afirma.

Outra vantagem é contar com certificado VDA-QMC/IQA válido e reconhecido internacionalmente, além de contar com registro internacional, a Carteirinha VDA-QMC. “Existe muita insatisfação por parte das montadoras e também da própria VDA em relação ao nível de conhecimento das normas pelos profissionais brasileiros envolvidos com esse processo”, revela Xavier. “Muitos descobrem tarde demais que o treinamento realizado foi insuficiente e ineficaz porque não contemplou todas as exigências da VDA”, diz o executivo.

Em recente visita ao Brasil, Thomas Junggeburth, responsável pela área de controle de treinamento e licenças nacionais e internacionais da VDA QMC, revelou que as matrizes das empresas automotivas alemãs estão, cada vez mais, exigentes em relação à qualidade da formação profissional, no que tange o conhecimento das normas VDA. “Muitas começarão a exigir que cada filial no mundo tenha ao menos dois especialistas em normas VDA, com certificação internacional”, disse.

Dessa forma, montadoras como Volkswagen, Mercedes-Benz e MAN, e outras sistemistas e indústrias de autopeças exigirão, em breve, mudanças na aplicação das normas VDA para analise e avaliação de fornecedores, especialmente em relação ao volume 6.3. Vale lembrar que participam diretamente da elaboração das especificações técnicas VDA as empresas AUDI, Continental, Daimler, Porsche, Harwan Becker, Knorr-Brenise, Bosch, Rollax, Volkswagen e ZF Sachs.


Calendário – Para atender estas exigências e nova demanda, o IQA montou grade com um calendário especialmente desenvolvido para formar auditores de 1ª e 2ª Partes em VDA 6.3 4ª edição 2010. Os treinamentos estão programados para ocorrer á partir de setembro de 2011.

O treinamento de Auditores de 1ª Parte foca, principalmente, os processos de qualidade de produção da empresa em que o auditor trabalha, enquanto o de 2ª parte foca os processos das empresas fornecedoras.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br – (11) 4435-0000
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br – (11) 7672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308