Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/08/2011
Equipes da FEI e Federal do Espírito Santo vencem a Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT

Com 25 equipes, competição foi realizada neste final de semana (30 e 31) no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais.

A equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo, foi a vencedora da Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT, realizada neste final de semana (30 e 31 de julho) no Campo de Provas da CNH, no Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais. A segunda colocada foi a equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo, seguida pela equipe EESC USP 2, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Todas as 25 equipes inscritas - 13 de São Paulo, seis de Minas Gerais, quatro do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e do Distrito Federal com uma cada - compareceram à competição de engenharia, que terminou no domingo com a prova de Enduro de Resistência, embaixo de muito sol e desafiadas por uma piscina de lama especialmente preparada para testar os carros.

A competição, que reuniu cerca de 400 universitários e constitui uma oportunidade para as equipes do Sudeste testarem os seus carros off-road para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada com todas as regiões no primeiro trimestre em São Paulo, apontou ainda as melhores equipes em 5 categorias.

A equipe FEI Baja 1 também saiu na frente na categoria Melhor Suspension & Traction; enquanto a irmã, a FEI Baja 2 se destacou como Melhor Velocidade Máxima, Conforto e Apresentação de Projeto. Na quinta categoria – Enduro de Resistência – a melhor foi a equipe Vitória Baja, vice-campeã da competição.

Projetados e construídos pelas equipes, os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

A SAE BRASIL realizará mais duas competições regionais ainda em 2011: a Etapa Sul, dias 17 e 18 de setembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul; e a Etapa Nordeste, dias 4 e 5 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, aponta que as competições estudantis promovidas pela entidade desafiam os estudantes no que toca às habilidades mais desejadas pelo mercado nos profissionais da engenharia. “Os jovens aprendem a trabalhar em equipe, desenham e constroem o projeto e testam o carro, tudo dentro das regras da competição”, conta o executivo.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308