Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/08/2011
Hoje (30) e amanhã (31) - Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel discute tendências para redução do CO2

Palestras e debates com renomados profissionais na área de tecnologia de combustíveis serão realizados nos dias 30 e 31 de agosto, em Curitiba, Paraná

As tendências tecnológicas para a redução das emissões de CO2 são o tema do 8º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado dias 30 e 31 de agosto, no Teatro Positivo (rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido), em Curitiba, PR. O encontro contará com a presença de renomados engenheiros de empresas líderes do setor de tecnologia de combustíveis em motores do ciclo diesel. O Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel é a principal plataforma de debates do Brasil sobre motores diesel.

Além de exposição tecnológica, três painéis discutirão as tecnologias híbridas, bicombustíveis e aplicações de combustíveis renováveis. Ainda, com o objetivo de aumentar da eficiência energética e, como consequência, a redução das emissões de CO2, entram na discussão as novas tecnologias que podem ser agregadas aos veículos ou motores, como o start-stop, eletrificação de auxiliares, entre outros.

Daniel Korioth, vice-presidente de Diesel Systems Latin America da Bosch, é o chairman do encontro, realizado pela Seção Paraná - Santa Catarina da SAE BRASIL. A expectativa é atrair mais de 300 profissionais do setor automotivo nos dois dias de fórum.

O painel ‘O Mercado e o Meio Ambiente’ abrirá os debates no dia 30, às 13h, com discussões sobre as tendências e oportunidades do mercado de diesel até 2020 com base na atratividade e competitividade do Brasil, tendo em vista os investimentos necessários em mobilidade urbana, antes e depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Ainda no dia 30 será apresentado o painel ‘Tecnologias Híbridas, Componentes e Combustíveis Renováveis’. Na pauta, as atuais e futuras tecnologias, como veículo híbrido-elétrico, diesel-GNV, diesel-etanol, biodiesel, diesel proveniente da cana de açúcar e dispositivos que podem ser agregados aos veículos e motores visando o incremento da eficiência energética e a redução das emissões de CO2.

No dia 31, a partir das 8h30, haverá apresentação do terceiro e último painel do 8º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, com o tema ‘Iniciativas para Redução de CO2’. Na oportunidade, palestrantes convidados apontarão as iniciativas em andamento para a redução dos gases causadores do efeito estufa nos grandes centros urbanos no cenário nacional e internacional. Serão amplamente abordadas as tecnologias que já estão sendo aplicadas ou em desenvolvimento.

Exposição – Durante o encontro, várias empresas, como Bosch, Perkins, Cummins, Tenneco, Delphi, MWM, FPT e Volvo apresentarão suas principais tecnologias voltadas a motores diesel.
Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, afirma que as Seções Regionais da associação realizam encontros de elevado conteúdo técnico que mostram o avanço nos diferentes polos tecnológicos e suas respectivas vocações. “São debates que desafiam e estimulam a busca de soluções criativas na engenharia”, diz o presidente da SAE BRASIL.

Confira a programação:

Terça-feira, 30 de agosto

13h - Abertura
Painel I – O MERCADO E O MEIO AMBIENTE
- Tendências e oportunidades de mercado até 2020;
- Atratividade/Competitividade do mercado brasileiro;
- Ambiental: o que está acontecendo hoje, tendências e restrições.

Painel II - - TECNOLOGIAS HÍBRIDAS, COMPONENTES E COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS
- Aplicações híbridas em uso urbano;
- Alternativas tecnológicas voltadas para a redução do CO2;
- Combustíveis alternativos – impactos do uso de combustíveis alternativos na redução de emissões.

Quarta-feira, 31 de agosto

8h30 – Início das apresentações
Painel III – INICIATIVAS PARA REDUÇÃO DO CO2
- Cenários Internacional e Nacional;
- Tecnologias disponíveis para o atendimento das iniciativas da redução do CO2;
- Custo de cada tecnologia;
- Economia de combustível e eficiência energética




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308