Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/08/2011
Simpósio SAE BRASIL Tendências e Inovação na Indústria Automobilística será dia 22 de agosto

Grace Lieblein e Carlos Gomes, respectivamente presidentes da GM e da Peugeot-Citroen, estão entre os painelistas

Força para competir: as novas estratégias é o tema central do Simpósio SAE BRASIL de Tendências e Inovação na Indústria Automobilística, dia 22 de agosto, no hotel Sheraton WTC, em São Paulo (avenida Nações Unidas, 12.559, Brooklin).

Ao lado de especialistas da cadeia automobilística que darão o ponto de vista da indústria sobre inovação, tecnologia e competitividade, Heloísa Menezes, secretária do Desenvolvimento e Produção do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), trará a visão do governo sobre estímulos ao setor automotivo em sua apresentação Competitividade para o Brasil Automotivo, que fechará o programa.

Esta é uma das primeiras aparições de Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil, que participará de painel, ao lado de Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën América do Sul.

Para Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, o momento do debate é oportuno. “Discutiremos avanços importantes para a engenharia da mobilidade, que poderão dar suporte para o novo programa de incentivo ao parque industrial brasileiro em curso no governo”, observa.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL abrirá os trabalhos, e Stephan Keese, diretor da Roland Berger, iniciará o programa apresentando as novidades tecnológicas, plataformas, veículos e motores que estão chegando ao Brasil. Em seguida, Paulo Butori e Flávio Del Soldato, respectivamente presidente e conselheiro do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), falarão dos desafios do setor.

A influência das novas tecnologias e da internacionalização na logística e nas compras das montadoras será o assunto do painel de debates do qual participarão Edgard Pezzo, vice-presidente de Compras da General Motors para a América do Sul, Mauricélio Faria, gerente geral de Logística da Fiat Automóveis, e Roberto Bastian, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil.

Bernardo Fedalto, diretor de Caminhões da Volvo América do Sul, Gastão Rachou, diretor de Engenharia e Estratégia do Produto da MAN Latin America, Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, e Roberto Leoncini, diretor geral da Scania Brasil, debaterão sobre o avanço dos veículos comerciais, diante da nova legislação de emissões Proconve P7.

Como Ganhar Força para Competir? É o título do painel que reunirá Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), e Paulo Cardamone, diretor-gerente da IHS Automotive e responsável por pesquisas sobre competitividade encomendadas pelo MDIC.

Engenharia, tecnologia, capacitação profissional e projeto automotivo serão assunto do painel que reunirá Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil, Marco Liccardo, diretor de Engenharia da Iveco Latin América, Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da General Motors, e Walter Sladek, diretor de Desenvolvimento de Caminhões da Mercedes-Benz. A mediação será de Reinaldo Muratori, diretor da SAE BRASIL e diretor de Engenharia da Mitsubishi Motors do Brasil.

As inscrições para o simpósio estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 106. Mais informações na website da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância dos simpósios da instituição. “Esses eventos reúnem profissionais que são referência na área da mobilidade e trazem o que de mais importante acontece nas áreas tecnológica, de gestão, inovação, avanços e tendências. Acrescentam muito valor à experiência dos engenheiros”, afirma.


Programação:
8h40 – Abertura, Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL

8h50 – Palestra – NOVAS TECNOLOGIAS E PROJETOS PARA O BRASIL - A Nova onda de Inovação e Projetos - Stephan Keese, diretor da Roland Berger

9h35 – Painel – COMO FICA A CADEIA DE SUPRIMENTOS - Os desafios do setor de autopeças - Flávio Del Soldato, diretor da Automotiva Usiminas e conselheiro do Sindipeças, e Paulo Butori, presidente do Sindipeças

10h40 – Painel – COMPRAS E LOGÍSTICA NAS MONTADORAS - Influência das novas tecnologias e da internacionalização nas compras - Edgar Pezzo, vice-presidente de Compras da GM América do Sul; Mauricélio Gomes Faria, gerente geral de Logística da Fiat Automóveis; e Roberto Bastian, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil

11h30 – Painel – A EVOLUÇÃO DOS VEÍCULOS COMERCIAIS - O avanço dos veículos comerciais/ Tecnologias e desafios para Euro 5/ Como competir globalmente - Bernardo Fedalto Jr., diretor de Caminhões da Volvo América do Sul; Gastão Rachou, diretor de Engenharia e Estratégia do Produto da MAN Latin América; Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul; e Christopher Podgorski, vice-presidente de vendas e marketing da Scania América Latina

14h00 – Painel – COMO GANHAR FORÇA PARA COMPETIR? - Propostas para o Brasil ser competitivo - Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI; Paulo Cardamone, managing director da IHS Automotive; e Glauco Arbix, presidente da Finep (a confirmar).

14h50 – Painel – ESTRATÉGIAS PARA NOVOS PROJETOS AUTOMOTIVOS - O papel do Brasil no projeto automotivo/ Engenharia e tecnologia/ Capacitação profissional’ – Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da VW do Brasil; Marco Liccardo, diretor de Engenharia da Iveco Latin América ; Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM; e Walter Sladek, diretor de desenvolvimento de Caminhões da Mercedes Benz; Coordenação: Reinaldo Muratori, diretor da SAE BRASIL e diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Mitsubishi Motors

16h15 – Painel – OS DESAFIOS DAS OPERAÇÕES AUTOMOTIVAS - O ponto de vista dos fabricantes/ Inovação/ Tecnologia/ Competitividade - Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën América Latina; Grace Lieblein, presidente da GM do Brasil; e Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente da Toyota Mercosul

17h15 – Painel – COMPETITIVIDADE PARA O BRASIL AUTOMOTIVO - O estímulo do governo ao setor - Heloísa Menezes, secretária do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa - telefone (11) 4435-0000
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308