Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/07/2011
SAE BRASIL debate tendências para motores e transmissões em Itupeva, SP

Simpósio SAE de Powertrain será 8 e 9 de agosto, com trabalhos técnicos, debates e mostra de engenharia

São Paulo – A comunidade de engenharia tem encontro marcado nos dias 8 e 9 de agosto, quando a Seção Regional Campinas da SAE BRASIL realizará, em Itupeva/SP, o Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. O encontro será organizado no Hotel Quality Resort Itupeva (rodovia dos Bandeirantes, km 72) e contará com duas programações distintas, uma voltada a motores Ciclo Otto e outra para transmissões.

O primeiro dia, 8, será de palestras técnicas de motores, em que engenheiros mostrarão as tendências tecnológicas na área, como a maior utilização de turbocompressor e sistema de injeção direta para obter maior rendimento e economia de combustível, inclusive em sistemas bicombustíveis.

Já o dia 9 será dedicado a palestras técnicas de transmissões, com especialistas que mostrarão as novidades em caixas de câmbio, transmissões para veículos híbridos e a evolução dos sistemas automáticos, automatizados e de dupla embreagem.

Ainda no dia 9, será realizado pela primeira vez um fórum de debates com nomes que são referência em motores ciclo Otto. Na oportunidade, serão debatidos temas como simulação em motores – fluido/combustão; novas tecnologias; emissões e redução atrito e combustível.

Oportunidades - “Além disso, os participantes poderão conferir a exposição tecnológica, ampliar seu network e trocar experiências, informações e ideias com representantes de empresas especializadas e de instituições de ensino e pesquisa”, adianta Angelo Juliato, diretor geral da Seção Regional Campinas da SAE BRASIL.

O engenheiro Mario Junghahnel, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Schaeffler Brasil, é o chairman do simpósio, que conta com patrocínio de Neumayer Tekfor, ZF do Brasil, BorgWarner, Fiat Powertrain, Iveco, Virtual CAE, MWM e Schaeffler Group, Delphi e Bosch.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância dos simpósios da instituição. “Eles reúnem profissionais que são referência na área da mobilidade e trazem o que de mais importante acontece nas áreas tecnológicas e de gestão, cobrindo inovações, avanços e tendências. Acrescentam muito valor à experiência dos participantes”, afirma o executivo.

Os dois encontros estão com as inscrições abertas pelo site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br Confira os temas das apresentações:

Dia 8 de agosto – MOTORES Ciclo Otto – Trabalhos técnicos
8h30 - Abertura – Luso Ventura, SAE BRASIL
9h – Redução de Atrito <> Co2, Validação Motores/Veículo - Fabio Nonato de Paula (Grupo Schaeffler);
9h40 - Turbo Technologies Roadmaps for Future Fuel Economy and Co2 Emission Challenges - Michael Stone (Garret/ Honeywell Turbo Technologies);
10h50 - TSI Flex – The Flex Fuel Potential of a Turbocharged Direct Injection Engine – Karsten Bennewitz (Volkswagen);
11h30 - Desenvolvimento do Motor 1.6 Turbo Injeção Direta – Franck Turkowics (PSA);
14h - Front-Loaded TC GDI Powertrain Development Process – Mohamed Gouda (AVL);
14h40 - Enhanced Powertrain Development Supported by Dynamic Analysis – Martin Rebbert (FEV Brasil Tecnologia de Motores).

15h50 – Painel Emissões Veiculares – Uma Visão do Regulador ao Usuário. Moderador: Francisco Nigro (Governo do Estado de São Paulo). Palestrantes: Gabriel Murgel Branco (Environmentaly), Henry Joseph Jr. (ANFAVEA) e Frans Theunissen (Delphi).

Dia 9 de agosto - MOTORES Ciclo Otto
8h25 – Abertura
8h30 - Painel Simulação em Motores de Combustão Interna (Moderador: Clayton Zabeu/ VSE)
Palestrantes: Prof. Dr. Francisco José de Souza (UF Uberlândia) – Estado da Arte em Métodos de Simulação de CFD 1D/3D; Mohamed Gouda (AVL) - Aplicação de Ferramentas de Simulação Durante a Fase de Desenvolvimento do Produto; Marcelo Andreotti (VSE) - Métodos Experimentais de Validação de Resultados Numéricos;

10h40 – Painel Novas Tecnologias (Moderador: Marcos Eduardo de Toledo/ VW; José Guilherme Coelho Baêta/ Fiat Powertrain). Palestrantes: Ing. Stefan Münz (Borgwarner); José Guilherme Coelho Baêta (Fiat Powetrain) – Scavenging Strategy for Downsizing Engines; Michael Pontoppidan (Magneti Marelli) – Overview of different Mixture Preparation Layouts of Gasoline Diretct Injection Systems for Automotive Applications;

13h40 – Painel Emissões (Moderador: Marcos Eduardo de Toledo/ VW)
Palestrantes: Ederson Conti (Bosch) – Novas Tecnologias para Emissões; Stephan Blumrich (Umicore); Wokimar Teixeira Garcia (Coopersucar);

15h50 – Painel Redução de Atrito e Combustível (Moderador: Eduardo Tomanik/ Mahle)
Palestrantes: Amilton Sinatora – Atrito no Motor; Eduardo Tomanik – Engine Friction Reduction; Fabio Nonato de Paula (Schaeffler) – Global and Local Trends in Friction Reduction.

Dia 9 de agosto - TRANSMISSÕES - Trabalhos técnicos
9h - Plastic Thrust Bearing Applications in Lubricated Environments - Brian Stern (Solvay USA)
9h40 - Evolução das Transmissões Automáticas/ Automatizadas - Cesar Henrique Amendola (ZF do Brasil)
10h50 - Alternativas para Redução de Consumo/ Monitoramento de Consumo - Nelson Kayano (Netz Automotiva)
11h30 - An Innovative Lightweight Differential for Small and Midsize Cars - Mauro Moraes de Souza (Neumayer-Tekfor)
14h - Transmissão para Veículos Híbridos - Celso Duarte (Ford)
14h40 -Transmissão DCT - Cláudio Fernandes de Castro (Grupo Schaeffler)

15h50 – Painel Especial - Relacionamento entre Gerações de Engenheiros. Moderador: Ivan Witt (Steer Recursos Humanos). Palestrantes: Álvaro Costa Neto (Multicorpos) – a confirmar; Paulo Riedel GM) – a confirmar; José Roberto França Arruda (Unicamp) – a confirmar.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308