Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/06/2011
Novas tecnologias e energias alternativas para a mobilidade serão foco de Seminário SAE BRASIL

Piracicaba (SP) sediará o encontro técnico neste dia 15 de junho,
no Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454)

São Paulo – As tendências no uso de novas tecnologias e de biocombustíveis e a política de sustentabilidade serão assuntos do 3º Seminário de Energias Alternativas Aplicadas à Mobilidade, que será realizado nesta quarta-feira, 15 de junho, pela Seção São Carlos/Piracicaba da SAE BRASIL.

O diretor da Seção, Luiz Mirara, destaca a importância da discussão do tema por todos os setores envolvidos. “Esse é um debate de toda a sociedade, uma oportunidade para a apresentação dos planos de sustentabilidade na ótica de cada segmento e para um alinhamento de estratégias em toda a cadeia produtiva com a política governamental” aponta.

O engenheiro Pedro Mizutani, vice-presidente executivo para Etanol, Açúcar e Bio Energia da Raízen (Shell/Cosan), é o chairman do seminário.

Com foco em veículos comerciais e no papel da tecnologia para o melhor aproveitamento e aplicação de biocombustíveis em relação ao combustível fóssil, o seminário reunirá especialistas do poder público, indústria sucroalcooleira, executivos de montadoras e sistemistas.

PALESTRAS – Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco, apresentará o ‘Iveco Trakker Bi-Fuel Diesel-Etanol’, solução da empresa para o transporte de cana-de-açúcar.

‘Sustentabilidade Corporativa-Combustíveis Alternativos’ é o assunto de Ricardo Santos, diretor de Compras da Mercedes-Benz.

Gilberto Pose, engenheiro de Combustíveis da Raízen (joint-venture Shell/Cosan com produção de 2,2 bilhões de litros de etanol), discorrerá sobre o 'Uso do Motor a Etanol em Condições de Alto Rendimento'.

Eduardo Monteiro Pinto, da Scania, fará apresentação com o tema ‘Introdução do Ônibus a Etanol na Cidade de São Paulo’.

Marcos Jank, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Acúcar) e Allan Kardec Duailibe, diretor da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis apresentarão o tema ‘Diretrizes Governamentais Voltadas ao Desenvolvimento da Mobilidade’ que encerrará ciclo de palestras. A conclusão do encontro de Piracicaba será em mesa redonda.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância dos simpósios da instituição. “Esses eventos reúnem profissionais que são referência na área da mobilidade e trazem o que de mais importante acontece nas áreas tecnológicas e de gestão, cobrindo inovações, avanços e tendências. Acrescentam muito valor à experiência dos participantes”, afirma o executivo.

Programação

8:30h – ABERTURA - Pedro Mizutani, vice-presidente executivo para Etanol, Açúcar e Bio Energia da Raízen (Shell/Cosan), e chairman do seminário.
9h – IVECO TRAKKER ‘BI-FUEL DIESEL-ETANOL’, com Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco.
9h40 – SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA - COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, com Ricardo Santos, diretor de Compras Mercedes-Benz.
11h – DINAMICA E PERSPECTIVA DO ETANOL BRASILEIRO, com Marcos Jank, presidente da Única.
11h40 – USO DE MOTOR A ETANOL EM CONDIÇÕES DE ALTO RENDIMENTO, com Gilberto Pose, engenheiro de Combustíveis Raízen.
12h20 – INTRODUÇÃO DO ÔNIBUS A ETANOL NA CIDADE DE SÃO PAULO, com Eduardo Monteiro Pinto, Scania.
14h – DIRETRIZES GOVERNAMENTAIS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DA MOBILIDADE, com Allan Kardec Duailibe é diretor da ANP.
14h40 – Mesa redonda – todos os palestrantes, mediador Luiz Mirara, diretor da SAE BRASIL
15h30 – Encerramento





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308