As três equipes de estudantes universitários brasileiros que participaram do Baja SAE Kansas, nos Estados Unidos - FEI Baja (Centro Universitário da FEI), Poli Fênix (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e Mangue Baja UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) - marcaram os melhores tempos na prova de aceleração, o que garantiu largar nas primeiras posições no enduro de resistência, principal prova da competição, realizada neste domingo, dia 29, em Kansas, Pittsburg.
Problemas técnicos com os carros, durante a prova de resistência, que apresentou sequências de obstáculos de concreto, troncos de árvores, piscinas de lama com armadilhas e rampas, tiraram das três equipes brasileiras a chance de completar o enduro. Mesmo assim, a equipe FEI Baja foi a sexta colocada na classificação geral, entre as mais de 100 equipes que disputaram a competição da SAE International, de países como Estados Unidos, Canadá, México e Argentina.
Destaques – A equipe FEI Baja foi ainda a melhor colocada na prova de Tração, e a segunda classificada nas provas de Manobrabilidade e Projeto + Relatório de Projeto. No final, o enduro teve como vencedora a equipe Pomona, da California State Poly University (EUA), seguida por equipe da l'Université Laval (Canadá) e, em terceiro, da Central Michigan University (EUA).
O resultado final do Baja SAE Kansas, que teve início dia 26, foi: l'Université Laval (Canadá), em primeiro, seguida da Tennessee Tech University (EUA) e em terceiro a University of Maryland - Baltimore County (EUA). A FEI Baja ficou em sexto lugar, a Poli Fênix em 18°, e a MangueBaja em 33°.
Os alunos da FEI, Poli USP e UFP ganharam o direito de representar o Brasil nos Estados Unidos após vencerem a 17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano, em Piracicaba (SP).
O Brasil é tetracampeão da competição Baja SAE, nos EUA, com uma vitória de estudantes da Universidade do Rio Grande do Norte, em 1998, e três campeonatos da equipe FEI Baja, em 2004, 2007 e 2008.
Baja SAE – Os veículos, denominados Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“Dar aos jovens a oportunidade de trabalhar em um projeto de alta performance, lidando com as dificuldades reais que cercam um trabalho dessa monta, é importante; assistir o seu desempenho e vê-los motivados, supera a satisfação; e ajudar no enriquecimento da formação profissional na engenharia é a nossa missão. O Projeto Baja SAE nos proporciona tudo isso”, define Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL. |