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 Release
08/06/2011
SAE BRASIL discute os rumos da eletroeletrônica embarcada no Rio de Janeiro

Na terceira edição, o Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada e Mostra de Engenharia será nos dias 9 e 10 de junho, em Penedo

A cada dois anos, a Seção Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL realiza o Colloquium de Eletroeletrônica Embarcada para discutir os rumos e as tendências tecnológicas aplicadas à mobilidade, visando a troca de informações, experiências e a busca de um consenso para a indústria de veículos automotores. Este ano, o encontro, que está na terceira edição, será realizado dias 9 e 10 de junho, em Penedo, cidade da região de Resende, no Rio de Janeiro.

O 3º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada e Mostra de Engenharia contará com dois temas principais: as novas tecnologias no desenvolvimento de veículos mais limpos e a dependência da indústria automotiva brasileira em relação a componentes importados. Teremos apresentações especiais e painéis de debates, além da apresentação de trabalhos técnicos e exposição de produtos e serviços na área da eletroeletrônica embarcada.

No dia 9, haverá a palestra ‘O Impacto na Área Eletroeletrônica das Próximas Legislações’, com representante da Anfavea. Posteriormente, teremos a mesa redonda ‘Veículos menos Poluentes x Novas Tecnologias’, com a participação de engenheiros de montadoras e sistemistas, num debate sobre como os componentes eletroeletrônicos ajudam no desenvolvimento de veículos menos poluentes, como os híbridos, elétricos, a etanol e outros biocombustíveis.

O segundo dia terá como tema central o debate sobre a dependência da indústria brasileira em relação a componentes importados, com palestra e mesa redonda dentro do mesmo contexto.

GRADE - O Colloquium será dirigido por Mithermayer Menabó Junior, da Engenharia Elétrica da MAN Latin America. Além dos temas principais, o encontro terá apresentações de trabalhos técnicos (papers) sobre novas tecnologias e aplicações na área de eletroeletrônica embarcada e, paralelamente, palestras e minicursos para o público estudantil.

São esperados cerca de 200 participantes, entre engenheiros, executivos de montadoras, sistemistas, indústrias de autopeças e comunidade acadêmica, que objetivam conhecer os avanços da tecnologia para aplicá-la no seu dia a dia. O encontro será realizado no City Park Hotel (praça Toivo Uuskallio, 10, Penedo, RJ). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br

Para o engenheiro Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, um encontro como este mostra o avanço dos diferentes polos de desenvolvimento tecnológicos especializados no Brasil. “Ele faz parte do calendário de encontros técnicos avançados, que têm o objetivo de promover o intercâmbio de informações técnicas e científicas entre os associados da entidade, e permitir o acompanhamento das transformações dos setores automotivo e aeroespacial”, ressalta Mastrobuono.

Dia 9 de junho

9h – Abertura – Mithermayer Menabo - chairman do Colloquium.

9h30 – O IMPACTO NA ÁREA ELETROELETRÔNICA DAS PRÓXIMAS LEGISLAÇÕES – com representante da ANFAVEA ou governo.

10h30 – paper – ANÁLISE DINÂMICA EM VEÍCULOS PESADOS E APLICAÇÕES, Marcelo Alleo, engº do Produto da Semcon.

10h30 – paper – INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NOS SISTEMAS DE FREIOS E TRAÇÃO, Matheus Pereira da Silva, engenheiro do Produto, da MAN Latin América.

11h – paper – DESIGN AND OPTIMIZATION OF AN AUTOMOTIVE L1 GPS ANTENNA USING GENETIC ALGORITHMS AND AN ELECTROMAGNETIC COMPATIBILITY STUDY REGARDING RADIATION PERFORMANCE, Juliano Fujioka Mologni, analista de suporte da ESSS.

11h – paper – DESENVOLVIMENTO DE CHICOTE ELÉTRICO – UM ESTUDO DE CASO, Leandro Jair Milan, analista do Produto Pleno da Semcon.

11h30 – MODELO STEER-BY-WIRE UMA COMPARAÇÃO DO SEU USO COM DIFERENTES PROTOCOLOS, Eduardo Germano da Silva, engenheiro da Scania Latin America.

11h30 – paper – SISTEMA START-STOP, Rafael Borelli, gerente do Produto e Marketing da Bosch.

14h – paper – ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE UMA CENTRAL INERCIAL PARA APLICAÇÃO EM VEÍCULOS AUTÔNOMOS, Helton Rodrigo de Souza Sereno, coordenador do Curso Técnico em Automação da IFRJ campus Volta Redonda.

14h – paper – TESTES AUTOMOTIVOS, Davi Napoli, engenheiro de testes da Semcon.

14h30 – paper – OVERVIEW DE NOVAS TECNOLOGIAS EMBARCADAS AUTOMOTIVAS, Ricardo Yoshikazu Takahira, gerente de Novos Negócios da Magneti Marelli.

14h30 – paper – A ELETRÔNICA E A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO, Ricardo Wetzel, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento para Eletrônica em Veículos Comerciais, da Continental

15h – paper – MONITORAMENTO DE EMISSÕES (OBD): SCR COM SENSOR DE NOX X EGR COM SENSOR LAMBDA, Leonardo de Oliveira Costa, engenheiro de Calibração de Motores da IAV do Brasil.

15h – paper – SISTEMAS ELETRÔNICOS EMBARCADOS E RISCOS DE EMC E EMI, Paulo Roberto Kroskinsque, engenheiro especialista em hardware, da Continental do Brasil.

16h – Mesa-redonda: VEÍCULOS MENOS POLUENTES - NOVAS TECNOLOGIAS – com representantes da Magneti Marelli, Weg, Bosch Diesel Gás, CPFL e Iveco.

Dia 10 de junho

9h – paper – OS EFEITOS DA INTERMODULAÇÃO PASSIVA NAS TRANSMISSÕES SEM FIO PARA APLICAÇÕES MULTIMÍDIA NOS AUTOMÓVEIS, Wellington Luiz dos Santos, analista de suporte da ESSS.

9h – paper – ANÁLISE DE EMC E EXPERIMENTOS DA CONFIGURAÇÃO DE ATERRAMENTO DO SISTEMA VEICULAR PARA AS UNIDADES DE CONTROLE AUTOMOTIVO, Séphora Mendes do Amaral, analista do Produto da Fiat Powertrain.

9h30 – paper – CRIANDO UMA NOVA GERAÇÃO DE SIMULADORES HIL BASEADA NA TECNOLOGIA FPGA, Rodrigo Paulo Vilas Boas, engenheiro de Marketing Técnico da National Instruments Brazil.

9h30 – paper – CENTRAIS ELETRÔNICAS E CHICOTES MODULARES, André Flores, gerente de Engenharia da AEES Power Systems.

10h – paper – SOFTWARE DE PARAMETRIZAÇÃO – BCU, Adriano dos Santos Ribeiro, analista do Produto, Semcon

10h30 – paper – EVOLUTION OF THE SELF-DIAGNOSTIC ON THE ELECTRONIC CONTROL UNITS IN AUTOMOTIVE VEHICLES, Juliana Martins Barbosa, analista de Engenharia do Produto da Fiat Automóveis.

11h30 – Mesa redonda - A DEPENDÊNCIA BRASILEIRA DE COMPONENTES ELETRÔNICOS IMPORTADOS, Cláudio Uhle, engenheiro de Desenvolvimento da QN Tecnopartes, e representantes da Bosch, Continental, VW Automóveis, Quantum, MAN e GDE.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 e 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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