Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/05/2011
Equipes brasileiras estreiam com pé direito na SAE Baja Kansas

As três equipes receberam nota máxima no relatório de custos dos veículos e lideram a competição. Hoje (27) participam das provas estáticas e amanhã e domingo (28 e 29), das dinâmicas

As três equipes de estudantes universitários brasileiros que participam do Baja SAE Kansas, nos Estados Unidos, Mangue Baja UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), FEI Baja (Centro Universitário da FEI) e Poli Fênix (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), estrearam neste dia 27 com o pé direito, uma vez que iniciaram a competição com nota máxima no relatório de custos, com 15 pontos cada, seguidas por outras sete equipes, que receberam 14 pontos cada.

Sob muita tensão por conta do tufão Joplin que passou pela região no último fim de semana, o Baja SAE Kansas reúne até domingo, dia 29, no Estado norte-americano de Pittsburg, Kansas, mais de 100 equipes dos Estados Unidos, México, Canadá e Brasil. Durante o período, as equipes participam de provas estáticas e dinâmicas, com a realização, no último dia, de um enduro de velocidade, em que o vencedor é a equipe que completa o maior número de voltas em quatro horas de prova.

Porém, para se consagrar campeão da competição é preciso pontuar bem em todas as provas estáticas (avaliação e relatório de design, relatório de custo e custo do protótipo) e dinâmicas (aceleração, tração ou subida, manobrabilidade, suspensão e enduro).

O Brasil é tetracampeão da competição nos Estados Unidos, com um vitória de equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1998, e três campeonatos com estudantes da FEI, em 2004, 2007 e 2008.

Os alunos da FEI, Poli USP e UFP ganharam o direito de representar o Brasil nos Estados Unidos após vencerem a 17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano, em Piracicaba (SP).

Baja SAE – Os veículos, denominados Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Dar aos jovens a oportunidade de trabalhar em um projeto de alta performance, lidando com as dificuldades reais que cercam um trabalho dessa monta, é importante; assistir o seu desempenho e vê-los motivados, supera a satisfação; e ajudar no enriquecimento da formação profissional na engenharia é a nossa missão. O Projeto Baja SAE nos proporciona tudo isso”, define Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade - jessica@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921
www.companhiadeimprensa.com.br/assessoria

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308