Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/05/2011
Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia debate avanços em projetos

Encontro será 6 de junho no Centro de Convenções
Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana) em São Paulo

São Paulo - Os avanços em novos materiais e o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala nanométrica, e seus resultados na melhoria de projetos serão assuntos do Simpósio de Novos Materiais e Nanotecnologia, promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, dia 6 de junho, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana), em São Paulo.

Sob o tema ‘Segredos na Escolha de Materiais no Desenvolvimento de Novos Projetos’, o simpósio reunirá especialistas ligados a universidades, à área de Engenharia de Materiais de montadoras e de autopeças, além da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O encontro trará ainda debate com representantes da área de compras das principais montadoras brasileiras.

Alberto Rejman, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, destaca que o Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia tratará de avanços ligados à reengenharia de materiais conhecidos. “Esses avanços estão relacionados ao desenvolvimento de equipamentos hoje disponíveis aos pesquisadores, como microscópios muito poderosos para a manipulação da matéria em escala nanométrica. Isso possibilita o estudo da estrutura interna dos materiais e sua reengenharia em função da aplicação desejada”, explica.

Segundo o engenheiro, a nanotecnologia tem proporcionado o surgimento de novos materiais para diversas aplicações, muitos com uso imediato na indústria da mobilidade. “Estamos sempre atrás da otimização de projetos, de materiais mais sofisticados com custos acessíveis e sem impacto ao meio ambiente”, afirma.

Para Ricardo Takeo Kuwabara, diretor geral do simpósio, trazer os últimos estudos e possibilidades da nanotecnologia em materiais de diversas áreas da produção automobilística não é o único diferencial do simpósio deste ano. “Mostraremos a realidade da pesquisa e da engenharia na área, e, com a participação pela primeira vez de profissionais de compras, conseguiremos também discutir questões da viabilidade econômica dos projetos”, afirma.

PAINÉIS - O primeiro painel - Pesquisa de Materiais e Aplicação na Indústria Automobilística - destacará o ensino acadêmico e os resultados de pesquisas da engenharia de materiais em universidades e institutos brasileiros.

Em seguida, o painel Nanotecnologia e Materiais Metálicos trará os avanços na utilização de aços de última geração na indústria automobilística, experiências em projetos inovadores para veículos mais leves e ecológicos e os desafios e oportunidades para o uso do alumínio em partes da carroceria.

No terceiro painel, Nanotecnologia em Materiais Químicos e Plásticos, serão discutidas as novas tecnologias em plásticos e suas aplicações na indústria automobilística para carros mais leves, econômicos e com design mais arrojado. Plásticos de fontes renováveis para aplicação em revestimentos internos de veículos são destaques entre os temas, além de nanoselantes e nanoadesivos ecológicos.

Em Novos Materiais e Nanotecnologia: A Visão das Autopeças, especialistas da indústria abordarão a evolução de novos materiais nos motores diesel, em pneus, em acústica e aplicações especiais em polímeros. Potenciais das Novas Matérias-Primas: A Visão de Compras é o tema de outro painel com executivos de compras dos principais fabricantes brasileiros de veículos. Materiais e Nanotecnologia: A Visão das Montadoras será último painel, no qual especialistas trarão experiências de aplicações de materiais ‘verdes’ em produtos de suas empresas.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância dos simpósios da instituição. “Eles reúnem profissionais que são referência na área da mobilidade e trazem o que de mais importante acontece nas áreas tecnológicas e de gestão, cobrindo inovações, avanços e tendências. Acrescentam muito valor à experiência dos participantes, afirma.

Confira abaixo a programação:

7h50 – Abertura Seção São Paulo SAE BRASIL
8h – Painel – PESQUISA DE MATERIAIS E APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA – Daniel Zanetti de Florio, coordenador pós-graduação Nanociências e Materiais Avançados UFABC; Fernando Galembeck, professor Unicamp; Guilherme Wolf Lebrão, professor de Materiais Instituto Mauá de Tecnologia; José Zeno Fontana, analista de projetos FINEP. Coordenação: Flavio Campos, diretor de Engenharia Delphi.
10h30 – Painel - NANOTECNOLOGIA EM MATERIAIS METÁLICOS - Ed Juarez, gerente de Produtos e Soluções Usiminas; Jesse Paegle, Technical Business Development & Marketing - New Platforms Arcelor Mittal; Luciano Pedrote, gerente de Inteligência Competitiva e Tecnológica Embraer; Ayrton Filleti, diretor técnico da ABAL. Coordenação: José Luiz Albertin, diretor de Conhecimento SAE BRASIL.
11h40 – Painel – NANOTECNOLOGIA EM MATERIAIS QUÍMICOS E PLÁSTICOS - Wang Chen, Adespec; Anderson Maróstica, especialista em Aplicação da Lanxess; Leonora Novaes, Braskem; Gilberto Janolio, Electrocell; Ivani Pizzitola, Engenharia de Produto Volkswagen; Mariana Machado, Engenharia de Materiais Basell Poliolefinas. Coordenação: Adilson Muniz, Magna Closures Brazil
14h – Painel - NOVOS MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA: A VISÃO DAS AUTOPEÇAS - Dr. Celso Argachoy, engenheiro chefe MWM International; Hartmut Kiessig, head R&D South America Rieter Automotive Brasil; Marcio Tiraboschi, gerente de Engenharia de Materiais Plascar; Naohiro Sasaka, Bridgestone Corporation; Roberto Falkestein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Pirelli. Coordenação: Ricardo Takeo Kuwabara, SAE BRASIL Seção SP.
15h20 – Painel de debates– POTENCIAIS DAS NOVAS MATÉRIAS-PRIMAS: A VISÃO DE COMPRAS - Cláudio Bello, diretor de Compras General Motors, Diego Merens, gerente de Compras Volkswagen, João Pimentel, diretor de Compras da Ford, e Roger Dias, TOP Sider de PWT e head para Elétricos, FGP. Coordenação: Guilherme Sortino, diretor CGS/Hella.
16h25 – Painel - MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA: A VISÃO DAS MONTADORAS – Ayta Patriota, auditora Meio Ambiente e Qualidade PSA Citröen; Edison Serbino, consultor da Volkswagen; José Guilherme da Silva, responsável pelo CTCM-Centro de Tecnologia e Ciência dos Materiais Fiat Automóveis; Marco Colósio, coordenador P&D General Motors; Mauro Paraíso, Mercedes-Benz; Sérgio Velez, P&D Novos Materiais Renault. Coordenação: Paulo Braga, editor Automotive Business.
18h – Conclusão – Alberto Rejman, diretor da SAE BRASIL Seção São Paulo.







Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308