Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/05/2011
Universitários brasileiros rumam aos EUA em busca de mais um título do SAE Baja Kansas

Ao todo, três equipes representam o País na competição norte-americana: a tricampeã FEI BAJA, a Poli Ciser e a novata MangueBaja, esta de Pernambuco

Nos próximos dias 26 a 29, as equipes FEI BAJA , do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo (SP), Poli Ciser, da Escola Politécnica da USP, e MangueBaja, da Universidade Federal de Pernambuco (UFP), representam todos os universitários brasileiros na competição Baja SAE Kansas, em Pittsburg, Kansas, organizada anualmente pela SAE International, e que este ano contará com mais de 100 equipes dos Estados Unidos, Canadá e México. A competição será realizada na Pittsburg State University.

Os alunos da FEI, Poli USP e UFP ganharam o direito de representar o Brasil nos Estados Unidos após vencerem a 17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano, em Piracicaba (SP). Eufóricos, os universitários querem buscar o pentacampeonato. O Brasil já conquistou quatro vezes o título mundial: em 1998, com equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2004, 2007 e 2008, com alunos da FEI. “Nossas expectativas são muito boas, e vamos buscar mais um título”, afirmou o capitão da FEI BAJA, Márcio Henrique Maia.

Para tanto, os alunos da FEI trabalharam intensamente durante o ano na preparação do baja batizado de Dipton, que irá participar das provas. De acordo com a equipe, o carro é mais leve e econômico graças a novo sistema de fixação do motor, que permitiu a redução do peso em 3 kg e melhorou a rigidez do chassi. Como consequência, o carro ganhou desempenho em aceleração, velocidade final e frenagem.

Outra veterana na competição norte-americana é a equipe da Escola Politécnica da USP, que participa pela quarta vez da Baja SAE Kansas, com expectativas de ficar entre os cinco primeiros colocados. “Temos evoluído bastante: no primeiro ano ficamos em 33º, no segundo, em 26º, e no ano passado, em nono lugar”, diz o capitão da equipe, Luiz Guilherme Fonseca.

CARRO ÁGIL - O estudante da Poli USP revela que a equipe trabalhou em melhorias no trambulador do carro para tornar as trocas de marchas mais macias. O Baja SAE tem duas marchas, uma de alta velocidade e outra de baixa, com reduzida. “Agora ficou mais confiável e podemos brigar por uma posição melhor”, diz o capitão da equipe, que tem como vantagem a boa classificação do carro no ano anterior, quando conquistou as provas de velocidade final e manobrabilidade. “Nosso carro é o mais rápido do mundo e o mais ágil”, comemora.

A estreante equipe de Pernambuco está otimista. “Sempre andamos muito próximo da equipe da FEI, que é campeã mundial e tem muita experiência na prova internacional”, afirma o professor do Departamento de Engenharia e coordenador do Projeto Baja, Laurênio Accioly, que divide a tarefa com os professores Carlson Verçosa e Dario Ferraz.

Accioly conta que o carro montado pelos alunos está bem confiável e por isso espera terminar a competição entre os 10 primeiros colocados. “Mas não tão próximo do 10º”, comenta. A favor, o professor lembra que na prova em Piracicaba, em março, o Baja SAE da equipe de Recife foi o primeiro colocado na prova de velocidade máxima. “Estamos com um projeto bastante robusto e rápido”, afirma.

Para a Baja SAE Kansas, a equipe trabalhou na manutenção preventiva do veículo, com troca dos componentes de desgaste natural e algumas pequenas correções de chassis. “Foram intervenções pequenas, algumas nem eram necessárias, mas fizemos para prevenir qualquer surpresa”, diz.

UNIÃO – Apesar de concorrentes na prova realizada em Piracicaba, as equipes da FEI, USP e Federal de Pernambuco participam da Baja SAE Kansas em clima de união. “Lá somos o Brasil”, afirma o capitão da equipe FEI BAJA, Márcio Henrique Maia. “Se uma equipe brasileira tem problemas, trabalhamos juntos para resolvê-los”, diz.

Baja SAE – Os veículos, denominados Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Dar aos jovens a oportunidade de trabalhar em um projeto de alta performance, lidando com as dificuldades reais que cercam um trabalho dessa monta, é importante; assistir o seu desempenho e vê-los motivados, supera a satisfação; e ajudar no enriquecimento da formação profissional na engenharia é a nossa missão. O Projeto Baja SAE nos proporciona tudo isso”, define Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade - jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921
www.companhiadeimprensa.com.br/assessoria

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308