Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/05/2011
CURSOS SAE BRASIL - maio e junho

MAIO


Dinâmica da Frenagem Veicular
Dias 05 e 12 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor –
Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - Dinâmica da desaceleração.
Forças e limites de frenagem.
Dissipação da energia cinética.
Distribuição da frenagem entre os vários eixos.
Dinâmica da frenagem de veículos articulados.
Dispositivos anti-travamento (abs).
Estudo de concepções construtivas e aplicações.


______________________________________________________________

Brake Design and Safety
Dias 09 e 10 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor –
Rudolf Limpert

Ementa - 1. Fundamentals of Braking Performance, Design and Safety
2. Brake Torque, Brake Factor and Braking Effectiveness
2.1 Brake Factor
2.2 Brake Temperature
3. Single Vehicle Braking Dynamics
3.1 Hydraulic Brakes
3.2 Air Brakes / 2- and 3-Axle Trucks
4. Braking of Truck-Trailer Combinations
5. Brake Design Applications and Workshop


______________________________________________________________

Química dos Combustíveis e Cinética Química da Combustão
Dias 14 e 28 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor –
Profº Dra. Paula Manuel Crnkovic

Ementa - - Conceitos gerais de química orgânica
- Química dos hidrocarbonetos, álcoois e ésteres
- Emissões poluentes
- Equilíbrio químico
- Formação de NOx
- Cinética química
- Cinética da combustão / cinética das explosões


______________________________________________________________

Conceitos gerais sobre torque, processos de aperto e metodologia para controle do torque
Dias 16 a 18 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 24h

Instrutor –
Dr.Roberto Garcia

Ementa - Aula expositiva, com apresentação de conceitos teóricos e exemplos reais.
Aula com atividades experimentais, utilizando apertadeira eletro-eletrônica, bem como o aparelho "DTT - Determinação Torque-Tensão" e posterior discussão dos resultados, com analogia direta com o que ocorre nas diversas linhas de montagem.

Público Alvo - Engenheiros de produtos, engenheiros de processo, auditores, coordenadores, supervisores, líderes e operadores de equipamento de aperto.


______________________________________________________________

Sistemas de Transmissões
Dias 16 de maio a 06 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 21h

Instrutor –
Profº Ruy Blanco

Ementa - A transmissão é uma necessidade imposta pela pobre adaptabilidade do motor de combustão interna. Como componente mais importante do Sistema de Força Motriz, a função básica da transmissão é converter o torque do motor para movimentar o veículo. Além de conversor de troque acima descrito, a transmissão tem outras funções não menos importantes, tais como aumentar ou reduzir a velocidade, auxiliar na partida e parada do veiculo e ter provisões para tomada de força para movimentar equipamentos e implementos.

Objetivo - O objetivo precípuo desta matéria propõe-se dar ao aluno conhecimentos específicos de projeto da transmissão, bem como cálculo de componentes, princípios de funcionamento, tais como o controle da marchas e sistemas de engate.
Programa:
1.00 – Projeto da Transmissão Manual
1.10 – Exigências de Projeto
1.20 – Classificação
1.30 – Nomenclatura
2.00 – Projeto da Transmissão
3.00 – Engrenagens da Transmissão Manual
4.00 – Sistemas de Engate e Controle de Marchas


______________________________________________________________

Análise de Fadiga através do método dos elementos finitos
Dias 23 a 25 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 24h

Instrutor –
Giovanni de Morais Teixeira, M.Sc.

Ementa • Introdução ao Método de Elementos Finitos;
• História do método e panorama na indústria;
• Natureza estatística da fadiga;
• Características das falhas por fadiga e propriedades básicas dos materiais estruturais;
• Métodos tradicionais de dimensionamento a fadiga (S-N, e-N);
• Estimativas de curvas S-N;
• Método Rain Flow, efeito das cargas médias e regra de acúmulo de dano de Miner;
• Estimativas e relações entre as constantes e-N;
• Fadiga multiaxial e fator de correção de Neuber;
• Fadiga em elastômeros;
• Simulações numéricas: aplicações diversas na indústria;
• Conclusões.

Objetivo - Estudos indicam que o fenômeno de fadiga é responsável por 90% das falhas de serviço relativas a causas mecânicas e particularmente insidiosas por ocorrer sem que haja qualquer aviso prévio e sem a existência de deformações macroscópicas na estrutura. Sabendo dessa necessidade, a ESSS elaborou o presente curso sobre fadiga e modelagem do fenômeno, com ênfase no uso das ferramentas de simulação numérica (CAE), como um importante ponto de partida para a correta determinação da vida a fadiga de componentes mecânicos. O objetivo de curso é preparar os profissionais de engenharia para realizar análises numéricas de fadiga.


______________________________________________________________

Arquitetura de Processadores Embarcados E-learning
Dias 28 de maio a 20 de agosto – São Paulo/SP



Carga Horária - 72h

Ementa - 1 - Circuitos Lógicos Ágicos e Álgebra Booleana

Data: 28 de maio a 04 de junho de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Fornecer ao profissional as bases dos sistemas digitais binários e suas operações.
Conteúdo: Álgebra booleana, circuitos combinatórios, funções digitais, simplificação de funções digitais, circuitos seqüenciais, registradores, tipos de memórias.
Metodologia: Aulas expositivas e práticas. Exercícios.

2 - Arquitetura de Processadores Embarcados
Data: 11, 18 de junho e 02 de julho de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 24h
Objetivos: Ensinar o profissional a projetar pequenos circuitos auxiliares utilizando os conceitos de circuitos combinatórios e seqüenciais. Estes circuitos dão suporte à CPU em plataformas embarcadas customizadas.
Conteúdo: Conversão A/D e D/A, registradores, latches e memórias. Circuitos auxiliares a CPU: power sequence, reset, watch dog (prevenção contra EMI)..
Metodologia: Aulas expositivas e exercícios.

3 - Organiza Organização de Computadores
Data: 30 de julho e 06 de agosto de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Fornecer ao profissional elementos necessários ao projeto de plataformas embarcadas customizadas. Conceitos de hardware que dão a base para implementação/customização de sistemas operacionais.
Conteúdo: Arquitetura Harvard e Von Neuman. ULA, UC, MMU, DMA, IRQs. Barramentos. Memórias. Principais periféricos e suas formas de mapeamento.
Metodologia: Aulas expositivas e exercícios.

4 - Projeto de Hardware com FPGA/VHDL
Data: 13 e 20 de agosto de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Apresentar ao profissional as novas tecnologias de projeto de sistemas digitais utilizando FPGA e VHDL. Estas tecnologias permitem execução de projetos de hardware que podem ser alterados dinamicamente.
Conteúdo: Introdução ao FPGA, modelagem, fluxo de projeto. Introdução a VHDL, estruturas de controle. Síntese de circuitos.
Metodologia: Aulas expositivas e práticas. Exercícios e aulas práticas (opcional).


______________________________________________________________

Arquitetura de Processadores Embarcados - Presencial
Dias 28 de maio a 20 de agosto – São Paulo/SP



Carga Horária - 72h

Ementa - 1 - Circuitos Lógicos Ágicos e Álgebra Booleana

Data: 28 de maio a 04 de junho de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Fornecer ao profissional as bases dos sistemas digitais binários e suas operações.
Conteúdo: Álgebra booleana, circuitos combinatórios, funções digitais, simplificação de funções digitais, circuitos seqüenciais, registradores, tipos de memórias.
Metodologia: Aulas expositivas e práticas. Exercícios.

2 - Arquitetura de Processadores Embarcados
Data: 11, 18 de junho e 02 de julho de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 24h
Objetivos: Ensinar o profissional a projetar pequenos circuitos auxiliares utilizando os conceitos de circuitos combinatórios e seqüenciais. Estes circuitos dão suporte à CPU em plataformas embarcadas customizadas.
Conteúdo: Conversão A/D e D/A, registradores, latches e memórias. Circuitos auxiliares a CPU: power sequence, reset, watch dog (prevenção contra EMI)..
Metodologia: Aulas expositivas e exercícios.

3 - Organiza Organização de Computadores
Data: 30 de julho e 06 de agosto de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Fornecer ao profissional elementos necessários ao projeto de plataformas embarcadas customizadas. Conceitos de hardware que dão a base para implementação/customização de sistemas operacionais.
Conteúdo: Arquitetura Harvard e Von Neuman. ULA, UC, MMU, DMA, IRQs. Barramentos. Memórias. Principais periféricos e suas formas de mapeamento.
Metodologia: Aulas expositivas e exercícios.

4 - Projeto de Hardware com FPGA/VHDL
Data: 13 e 20 de agosto de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Apresentar ao profissional as novas tecnologias de projeto de sistemas digitais utilizando FPGA e VHDL. Estas tecnologias permitem execução de projetos de hardware que podem ser alterados dinamicamente.
Conteúdo: Introdução ao FPGA, modelagem, fluxo de projeto. Introdução a VHDL, estruturas de controle. Síntese de circuitos.
Metodologia: Aulas expositivas e práticas. Exercícios e aulas práticas (opcional).


______________________________________________________________

Combustão e Emissões para Engenheiros
Dias 30 e 31 de maio – Paraná/Santa Catarina



Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof.Felipe Soto Pau

Ementa - Aspectos da segunda lei na vida diária. Aspectos Termodinâmicos de sistemas biológicos
- Quantidade versus qualidade no dia-a-dia.
- Primeira e segunda lei da termodinâmica e sua aplicação na combustão
- A chama e sua propagação em escoamentos bifásicos
- Sistemas de injeção de combustível
- Sistemas de sobre alimentação de motores
- Energia e médio ambiente
- Sistemas de pós-tratamento das emissões
- Legislações de emissões


______________________________________________________________

Workshop – Da indústria ao mercado: Viabilizando o produto possível através da análise técnica, financeira e mercadológica
Dias 30 e 31 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Heymann A R Leite

Ementa - Este workshop simula as condições reais do processo de proposição, planejamento e viabilização de um novo produto. Ele permite ao participante aprender e aplicar os métodos e processos utilizados em montadoras de veículos para estabelecer o Business Case que dá suporte à análise de novos programas. Nele se abordam, qualificam e quantificam parâmetros técnicos, financeiros e mercadológicos que estão envolvidos no processo. Estes parâmetros são apresentados, discutidos e analisados de tal forma que ao final do workshop o participante estará apto a compreendê-los e aplicar a metodologia de análise necessária ao julgamento da viabilidade para novos projetos, baseado em dados objetivos de realidade, dos pontos de vista técnico, financeiro e mercadológico.


______________________________________________________________
JUNHO



Engenharia do valor econômico aplicada a engenharia automotiva
Dias 02 e 03 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Luiz Geraldo Crespo Arruda

Ementa - - Definições;
- Valor x Desperdício;
- Histórico;
- Consagrações;
- Campos de aplicação;
- Valor econômico orientado a Sustentabilidade;
- A implementação da Gestão do Valor na organização;
- A abordagem funcional e a abordagem criativa.
- Fases de trabalho do projeto de engenharia do valor: Preparatória - Informativa - Analítica - Criativa - Avaliação - Julgamento - Implementação - Encerramento.
- Estudo de casos de Engenharia e Análise do Valor aplicados a engenharia automotiva


______________________________________________________________

Biocombustíveis e seus desempenhos
Dias 04 e 11 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Profº. Dr. Felipe Soto Pau

Ementa - Concepção geral sobre combustíveis e biocombustíveis
- Gás Natural. Gás liquefeito
- Biogás. Recuperação Energética de Biogás
- Álcoois. Antecedentes. Etanol e metanol. Éteres
- Número de octano e cetano dos combustíveis
- Biodiesel. Estudos Necessários. Futuro. Novidades e aspetos importantes do processo industrial. Vantagens e desvantagem do Biodiesel
- Desempenho de motores de combustão usando Biodiesel
- Desempenho de motores de combustão usando etanol
- Desempenho de motores de combustão usando biogás.

Público Alvo- Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas dos combustíveis, energia, combustão e emissões em motores de combustão interna em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.


______________________________________________________________

Vibrações e Ruídos Veiculares
Dias 07 e 08 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof.Dr. Samir N.Y.Gerges

Objetivo- Fornecer um forte embasamento para o estudo dos mecanismos de geração, radiação e transmissão das vibrações e ruído veicular.
O curso apresenta os princípios de controle de vibrações e ruído juntamente com as últimas técnicas de engenharia existentes e cobre uma grande gama de problemas com casos de estudos reais.
O curso é baseado no livro Ruídos e Vibrações Veiculares autoria do prof. Samir e equipe de 20 especialistas a níveis de mestrado e doutorado na área.

Público Alvo- Profissionais de nível superior ou técnicos especializados nas áreas de medição, projeto, desenvolvimento, engenharia, instalação, gerência, controle de qualidade, PD e campos afins, da indústria automotiva e setor de autopeças, também estudantes de engenharia.


______________________________________________________________

Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dias 09 e 16 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa- Limites de conforto para passageiros e cargas.
Oscilações livres e forçadas.
Modelos com um e mais graus de liberdade.
Freqüências, rigidez e amortecimento.
Acelerações no veículo e cargas dinâmicas nas rodas.
Suspensões ativas.
Análise de concepções construtivas e aplicações.


______________________________________________________________

Sistemas de Árvores de Transmissão
Dias 13 a 29 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 18h

Instrutor – Profº Ruy Blanco

Ementa - A ligação entre o motor e os componentes de acionamento dos veiculo sobre rodas é feita por meio da árvore de transmissão transversal ou longitudinal. Como componente do Sistema de Força Motriz dos veículos com tração dianteira ou traseira, a Árvore de Transmissão possui características próprias de projeto, ditadas por normas de segurança.

Objetivo - O programa de ensino desta matéria visa dar ao aluno os critérios de projeto, cálculo das peças que compõem a Árvore de Transmissão com exemplos de aplicação.
Programa:
1.00 – Sistemas de Árvores de Transmissão:
1.10 – Exigências de Projeto da Árvore de Transmissão
1.20 – Arranjos da Linha de Transmissão
1.30 – Nomenclatura da Árvore de Transmissão
2.00 – Método de Projeto da Árvore de Transmissão
3.00 – Juntas Universais
4.00 – Projeto e Seleção da Junta Universal


______________________________________________________________

Design Probabilístico e Design Axiomático
Dias 18 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 8h

Instrutor – Prof. Mauro C. Andreassa

Ementa- 1 - Engenharia de Confiabilidade
2 - Highly Accelerated Life Testing (HALT)
3 - Fatores que afetam o modelo HALT
4 - A Física da Falha:
. Equação de progressão de trincas
. Power law
. Equação de Black
. Modelo de Eyring
. Equação de Boltzman-Arrhenius
. Teoria de Transição de Estados
. Equação de Fluência (creep)
5 - Design Axiomático
. Axioma 1 – da Independência
. Axioma 2 - da Informação
6 - Entropia de Shannon

Objetivo do Curso- O custo de reparo assim como a substituição de produtos falhados pode fazer a diferença entre o lucro e o prejuízo. Ao mesmo tempo, os aspectos legais da responsabilidade civil dos efeitos de produtos sem confiabilidade podem ser catastróficos. Assim, o objetivo do curso é preparar o profissional para abordar temas da engenharia de confiabilidade com as mais atuais tendências e ferramentas.


______________________________________________________________

Método dos Elementos Finitos Aplicado na Indústria Automotiva
Dias 20 e 21 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Valmir Fleischmann

Objetivo- 1. Introdução ao Método dos Elementos Finitos (FEM)

2. Malha de elementos finitos

2.1 Tipos de elementos utilizados na discretização do modelo
2.1.1 Elementos unidimensionais (vigas e treliças)

2.1.2 Elementos bidimensionais (cascas)

2.1.3 Elementos tridimensionais (sólidos)

2.2 Funções de interpolação e discretização

2.3 Refinamento da malha e seus efeitos nos resultados

3. Estimativa de erros da solução

3.1 Erros envolvidos no estudo: Norma da Energia

4. Propriedade dos materiais

4.1. Comportamento mecânico

4.2. Elasticidade linear

4.3. Plasticidade

4.4. Material linear versus material não linear

5. Tipos de análises

5.1. Estática linear

5.2. Análise modal

5.3. Análise de fadiga

5.4. Otimização estrutural paramétrica

6. Critérios de Aprovação de Projeto

6.1. Teoria da Tensão Máxima Principal

6.2. Teoria da Máxima Tensão Equivalente (Critério de Von Mises)

6.3. Teoria da Máxima Tensão Cisalhante (Critério de Tresca)





Mais informações à imprensa:
Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308