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 Release
04/05/2011
Rudolph Limpert abre hoje (4) Colloquium SAE BRASIL de Freios, em Caxias

Além de painéis, evento trará trabalhos técnicos e mostra de Engenharia, de 4 a 6 de maio, no InterCity Premium (av.Therezinha Pauletti Sanvitto, 333)

O engenheiro Rudolf Limpert, consultor do governo americano e de empresas nas áreas de motores e segurança veicular, PhD, autor de livros referência na área e especialista em reconstrução de acidentes rodoviários e análise de responsabilidades, abre nesta quarta-feira (4) o 10º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, com palestra especial, às 19h30, sobre a importância do sistema de freios para a segurança do usuário.

Organizado pela SAE BRASIL-Seção Caxias do Sul e considerado o maior evento do setor no Brasil e um dos mais importantes do mundo, o encontro traz especialistas da engenharia de freios do Brasil e do Exterior nos painéis Legislação de Componentes de Freios para o Mercado de Reposição, amanhã, dia 5, e Segurança Veicular, dia 6.

No painel de ‘legislação’, serão abordados aspectos do impacto da lei sobre sistemas de freios, veículos e projetos futuros na área; em segurança veicular, o foco será de que forma os sistemas podem contribuir para a melhoria da segurança de motoristas e pedestres. Serão apresentados ainda 16 trabalhos técnicos (papers), e, na mostra tecnológica, produtos e serviços pelas mais importantes marcas do segmento.

Paulo Varante, chairman do Colloquium, espera 400 visitantes, entre especialistas, acadêmicos e profissionais da área: “O Brasil vive excelente momento econômico, colocando-se entre os seis maiores fabricantes de veículos do mundo, temos déficit na balança comercial de autopeças e a nossa engenharia precisa aproveitar melhor essas oportunidades, avançando em pesquisa e desenvolvimento”, afirma o engenheiro.

Norberto Fabris, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, afirma que Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia se tornou referência ímpar na área de freios, com a participação cada vez maior de empresas e engenheiros do setor automotivo. “A engenharia brasileira deste setor está na vanguarda tecnológica, e isso demonstra nossa competência técnica no desenvolvimento de produtos inovadores”, destaca o diretor da SAE BRASIL

EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA – Mais de 40 expositores estão na Mostra de Engenharia, entre os quais empresas como Alroko, Aspock, Bins, Bombril, Chevron, Delga, Duroline, Dynea, ESSS, Farina, Ferdinand Erlmann, Formale, Grupo Nucap, Linkeng, Merkantil, Metaltork, MSC/Tekno Laminates, National Instruments Brazil, SBU, Shandong Shengquan Chemical, SKF, Spectris,Teijin, Terra Mater, Transtechnology Brasil, Trelleborg, Útil Group, Voges, Wolverine e Encart Car.

O Colloquium conta com patrocínio da Brex, Empresas Randon, Haldex, Ingepal, MAN, Menegotti, Michelin, Pirelli Pneus, Schaeffler, SI Group Crios, Usiminas, Wabco e Welle Laser. Informações pelo site da SAE BRASIL http://www.saebrasil.org.br/eventos/secao_caxias/2011/Colloquium/site ou telefones (11) 3287-2033, ramal 109, e (54) 3223-8677 ou e-mail colloquium@colloquium.com.br. Confira a programação:

4 DE MAIO – QUARTA-FEIRA


19h - ABERTURA – com Paulo Varante, chairman do Colloquium.

19h30 – PALESTRA ESPECIAL - COM RUDOLF LIMPERT, ENGENHEIRO, PHD

5 DE MAIO – QUINTA-FEIRA


8h30 – paper - Metodologia de correlação de desempenho na frenagem considerando testes veiculares, dinamômetro e cálculo computacional.

8h55 – paper - Investigação de alguns parâmetros que podem influenciar na distância de frenagem.

9h20 – paper - Estudo das relações entre DTV, BTV e BPV mais Judder Type vibração do disco do sistema de freio.

9h40 – paper - Varibilidade de testes de freio em dinamômetros – Análise de causa raiz.

11h10 – paper - Efeito da geometria na fadiga térmica de tambores de freio fabricados em ferro fundido vermicular.

11h35 – paper - Cubos & Tambores – revisão e validação de design e processo.

12h – paper - Aplicação de nanopartículas elastoméricas em pastilhas de freio.

14h15 – paper - Análise de asbestos em pastilhas e lona de freios.

14h40 – paper - Caracterização do material de atrito em pastilhas e lona de freios.

15h05 – paper - Caracterização de dureza de filmes de fricção gerados na superfície de discos de freios.

16h40 – paper - Estudo de vibrações em freios, causadas por stick-slip utilizando transição contínua entre atrito estático e dinâmico e amortecimento viscoso.

17h10 – paper - Relação entre características de desempenho e propriedades dos abrasivos em materiais de fricção para freios a disco.

18h10 – Painel LEGISLAÇÃO DE COMPONENTES DE FREIOS PARA REPOSIÇÃO, com Eduardo Gimenez, consultor de Vendas da Fras-le; Franklin de Melo Neto, consultor institucional do Sindipeças; Vitor Simão, pesquisador tecnologista em Metrologia e Qualidade do INMETRO; e Josué dos Santos, monitor de laboratório físico da TMD. Mediação: Gilberto Crosa, diretor industrial e tecnologia da Fras-le.

6 DE MAIO - SEXTA-FEIRA


8h05 – paper - Diferenças de desempenho de freios a tambor equipados com sapatas fundidas e estampadas em ônibus urbano.

8h30 – paper - O caminho até zero acidentes – Sistema modular de segurança avançado para veículos.

8h55 – paper - Desempenho de ABS em semirreboques com diferentes configurações de sensores e moduladores.

9h20 – paper - Comparação de Sistemas Trainler ABS e Legislação.

10h40 – Painel SEGURANÇA VEICULAR, com Rudolf Limpert, engenheiro e consultor; Mauro Kunzel, gerente de Desenvolvimento do Produto Caminhões da Volvo; e Wagner Fonseca, gerente de Desenvolvimento do Produto da Netz Engenharia Automotiva. Mediação: Leandro Siqueira, gerente executivo de Engenharia da MAN.

12h30 – Encerramento




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
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Telefones 11 4435-0000 e 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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