Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/04/2011
SAE BRASIL divulga os vencedores do 5º Prêmio de Jornalismo

Cerimônia foi realizada neste dia 4 de abril, no Intercontinental, em SP, na comemoração dos 20 anos da SAE BRASIL, que contou apresentação do urbanista Jaime Lerner e presença de dezenas de jornalistas e diretores da associação de engenheiros

São Paulo, abril de 2011 – A SAE BRASIL anunciou neste dia 4 de abril os vencedores do 5º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, que teve o apoio da Delphi, durante noite de celebração dos 20 anos da entidade, exclusiva para jornalistas, no Hotel Intercontinental, em São Paulo. Conheça dos vencedores:

Categoria impresso

1º colocado - Fred Carvalho, da AutoData, autor da série ‘Carro do Futuro’.

‘Carro do Futuro - De volta para o futuro’

'Carro do Futuro - Mudanças drásticas'

Carro do Futuro - Tudo ao mesmo tempo'

'Carro do Furuto - Décadas de desafios"

'Carro do Futuro - Tão perto e tão longe'

'Carro do Futuro - Ruim com ele, pior sem ele'

'Carro do Futuro - Tempos de criar'

'Carro do Futuro - O poder muda de mãos'

'Carro do Futuro - Chips & bits no controle'

'Carro do Futuro - O sonho não acabou'

'Carro do Futuro - Em busca da natureza'

'Carro do Futuro - A evolução dos conceitos'

'Carro do Futuro - A procura da perfeição'

'Carro do Futuro - Sem estoques e sem oficinas'

'Carro do Futuro - O Brasil do futuro'


Destaques - Maiara Gonçalves, do jornal Notícias do Dia, do Grupo RIC-Record/SC, com a série ‘Projeto Passagem - O que é Mobilidade' '‘Projeto Passagem - O que é Mobilidade' e Gabriela Alves de Barros, da Revista Plástico Industrial, com a matéria ‘Indústria automobilística investe na produção de peças verdes'.‘Indústria automobilística investe na produção de peças verdes'

Categoria internet

1º colocado - Claudio Luis de Souza, do site UOL Carros, autor da reportagem ‘Teste drive do Volt'. ‘Teste drive do Volt'

Destaques - Glenda Carlos Ferreira de Almeida, da Agência USP de Notícias, reportagem ‘Brasil é campeão consagrado nas competiçőes de aerodesign’; ‘Brasil é campeão consagrado nas competiçőes de aerodesign’e Luiz Humberto Monteiro Pereira, do MotorDream, reportagem ‘Pequenos parceiros de grande valor’. ‘Pequenos parceiros de grande valor’

Fred Carvalho e Claudio Luis de Souza receberam troféu e prêmio de R$ 7 mil em dinheiro; enquanto os quatro autores homenageados como ‘Destaques’, nas duas categorias, receberam placa e prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil cada.

Com 278 trabalhos inscritos (221 na edição anterior), a comissão julgadora do 5º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo ainda apontou como Destaque Especial, com ‘Menção Honrosa’, autores de 4 reportagens:

Destaque Especial

Carina Mazarotto - revista Autoesporte - reportagem ‘Carros ao mar!’ ‘Carros ao mar!’

Eduardo Hiroshi - caderno Máquina, jornal Agora SP – reportagem ‘Movidos a bateria’.‘Movidos a bateria’

Nivaldo Souza – jornal Brasil Econômico – reportagem ‘Investimentos em ferrovias dão sinal verde a vagões modernos’. ‘Investimentos em ferrovias dão sinal verde a vagões modernos’

Pedro Kutney – revista Automotive Business – reportagem ‘Sustentabilidade S/A, a nova cara das empresas’.‘Sustentabilidade S/A, a nova cara das empresas’

JÚRI - A seleção das matérias vencedoras foi feita por dois jornalistas especializados na cobertura do setor da mobilidade: Paulo Campo Grande, editor de Testes da revista Quatro Rodas, e Chico Lelis, editor do Caderno DCarro, jornal Diário do Comércio. Também integrou o corpo de jurados Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.

O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2005, com objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita geral e especializada em todas as redações do País, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira que contribuam para o desenvolvimento humano e social no planeta.

Capitaneada por Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, a solenidade de premiação e celebração dos 20 anos da entidade contou com a presença de aproximadamente 50 jornalistas do setor automotivo, além de diretores da associação e do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que proferiu a palestra ‘A Mobilidade e Sustentabilidade nos Grandes Centros Urbanos’.

Vagner Galeote, que abriu a cerimônia, associou a semelhança da produção da reportagem com a atividade da engenharia da mobilidade. “Assim como vocês, jornalistas, nós engenheiros também vivemos atrás de novidades, e do conhecimento compartilhado extraímos a inovação, mola propulsora da Engenharia”, disse. Vagner Galeote ressaltou que nesses 20 anos de atuação, a SAE BRASIL tem aprendido muito o valor da comunicação e procurado aplicá-la em todas as suas atividades de trabalho.

Na oportunidade, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner afirmou que para uma mobilidade melhor “é preciso pensar o transporte como parte integrada à cidade, mudar conceitos arraigados, ter vontade política, visão estratégica, e, sobretudo, saber transformar problemas em soluções".

Gábor Deák, presidente da Delphi para a América do Sul, destacou a importância da divulgação da tecnologia e enalteceu o trabalho dos jornalistas. “A imprensa contribui valiosamente com suas ponderações e críticas para mostrar os caminhos da mobilidade”, comentou.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921
www.companhiadeimprensa.com.br/assessoria

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308