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 Release
16/03/2011
Equipes da Grande SP estão com carros prontos para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Competição reunirá de 24 a 27 de março, em Piracicaba, SP, 67 equipes, de 59 instituições de ensino, de 14 Estados e Brasília

Oito equipes de cinco instituições de ensino da Grande São Paulo estão com os carros prontos para a 17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que acontecerá de 24 a 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, SP. Ao todo, a competição de engenharia reunirá 67 equipes, de 59 instituições de ensino, de 14 Estados e Brasília (ver lista abaixo).

Promovida pela SAE BRASIL, a competição desafia 1,2 mil universitários a projetarem e construírem carros off road para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade. Na lista de provas estão avaliações de projeto, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, feito durante quatro horas de duração em pista de terra cheia de obstáculos e muito barro. Para vencerem, as equipes devem seguir ao regulamento e ter muita criatividade e determinação.

A Grande São Paulo será representada por equipes do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo; Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Faculdade de Tecnologia de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie, da capital; e do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, num total aproximado de 100 estudantes.

POLI - A Poli USP terá duas equipes: Poli Fênix e Poli Titan, esta, terceira colocada na competição nacional e nona na Baja SAE Carolina, ambas em 2010. Nos EUA, a Poli Titan fez a melhor prova de manobrabilidade da competição, entre mais de 100 equipes. Este ano, os carros das duas equipes, com 25 integrantes ao todo, são bastante semelhantes. Em relação ao ano passado, foram aperfeiçoadas inovações como pedais com regulagem de ângulo e distância, alimentação de sistemas eletrônicos por energia solar, uso de tecidos em derivados de PET reciclado e aplicação de tecnologia de identificação do piloto. “Melhoramos também a parte de tração do carro”, conta Vitor Keniti Sakano, capitão da equipe Poli Fênix, 13ª colocada em 2010.

Luiz Guilherme Fonseca, capitão da equipe Poli Titan, afirma que além das inovações citadas, ampliou o uso de alumínio para reduzir o peso do veículo e substituiu os controles manuais por eletrônicos “Empregamos ainda um controle elétrico para acionar o afogador do motor, antes operado com cabo de aço, que era pesado, complexo e restritivo”, conta o estudante da Poli USP. “Além disso, instalamos câmera embarcada para aquisição de imagens Agora, temos a obrigação de melhorar os resultados, principalmente na avaliação de projeto e no enduro”, diz.

FATEC - Formada por seis estudantes da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, uma das pioneiras na competição, a equipe Fatecnólogos disputará com um carro robusto, equipado com pneus mais altos (23X8X10) para facilitar o acesso nas provas com obstáculos, e transmissão semi-automática, que garante a velocidade ideal para cada prova. “A suspensão de nosso veículo possui elementos superdimensionados (terminais rotulares) para evitar quebras”, conta Thales Leite, capitão da equipe, que está dentro do cronograma para disputar a competição.

Outra equipe que testa o carro é a Mack51, que homenageia os 51 anos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Mackenzie. A equipe levará para Piracicaba o mesmo veículo do ano passado. “Trocamos o cubo de rodas dianteiro de material menos resistente por outro de alumínio quase tão forte quanto o aço 1020, só que significativamente mais leve. Também mudamos o sistema de transmissão do motor para o câmbio, que antes era de corrente e agora é correia, o que reduziu, por exemplo, a vibração do veículo”, explica José Fernando Paz Gonzalez, capitão da equipe com 10 participantes.

COMPETIÇÃO – Ao final, as equipes das três instituições representadas na competição que alcançarem no final as melhores pontuações, na soma geral das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Kansas, entre 26 e 29 de maio deste ano, em Pittsburg (Kansas, EUA), onde participam mais de 90 times de diferentes países, e o Brasil acumula quatro vitórias.

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto e a viagem da equipe ao local da competição.

Segundo o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, as indústrias buscam cada vez mais novos talentos no ambiente competitivo e saudável da Competição Baja SAE BRASIL, cujo mérito é complementar a formação do futuro engenheiro. “É notório como a participação em projetos estudantis desta magnitude influencia na hora em que um currículo é examinado pelas empresas”, ressalta Robson Galvão.


17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

67 equipes inscritas



CENTRO-OESTE

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 30)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 60)


NORDESTE

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 27)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 31)

Ceará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 40)
Universidade de Fortaleza (Unifor) – equipe Mangabaju Racing (carro 55)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal da Paraíba – equipes UFPBaja Imensurável e UFPBaja Inexorável (carros 14 e 15)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 52)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Ciser Parahybaja (carro 36)

Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 9 e 10)
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) – equipes Corisco Cavalo e Corisco Vingador (carros 19 e 20)

Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 26)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja (carro 51)


SUDESTE

São Paulo / Interior – (13 equipes / 11 instituições)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara (carro 62)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 63)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 6 e 7)
Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC )– equipe FAC Quadrilha B. (carro 59)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 37)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipes Ita Mach Baja 1 e Ita Mach Baja 2 (carros 43 e 44)
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba – equipe Nitro Baja Racing (carro 17)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Bauru – equipe PAC Baja Unesp (carro 48)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 16)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 38)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 49)

Grande São Paulo – (8 equipes / 5 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (Dipton) e FEI Baja 2 (Zaya) (carros 1 e 2)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Titan e Poli Ciser Fenix (carros 3 e 39)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 46)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack 51 (carro 53)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 4 e 5)

Minas Gerais – (5 equipes / 5 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 8)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 54)
Universidade Federal de São João Del Rei - equipe Komiketo Baja SAE (carro 22)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 50)
Centro Universitário UNA campus Raja – equipe Una Monster BH (carro 58)

Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja (carro 11)

Rio de Janeiro (8 equipes /8 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Baja (carro 35)
Associação Educacional D. Bosco (ex-Faculdade de Engª de Resende) – equipe Aedbaja (carro 34)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja UERJ (carro 66)
Universidade Federal Fluminense – equipe Tuffão (carro 41)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mud Runner (carro 47)
Instituto Politécnico do Rio de Janeiro – equipe Beirute Baja SAE (carro 33)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 57)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe PUC Rio Baja SAE (carro 67)


SUL

Santa Catarina (5 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipes UFSC Tupy Ilhéu e UFSC Tupy Uiraçu e (carros 12 e 13)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 24)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – equipe Univille Baja (carro 45)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Velociraptor (carro 28)

Rio Grande do Sul (7 equipes / 7 instituições)
Universidade Regional Integrada (URI) – equipe UriBaja (carro 42)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe Tchê (carro 25)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo Fahor (carro 18)
Universidade de Passo Fundo – equipe Mas Baja Tchê (carro 23
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 56)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) – equipe Panambaja (carro 64)
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Bombaja (carro 21)

Paraná (4 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 32)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador UTFPR (carro 29)
Pontifícia Universidade Católica / PUC PR – equipe CW Baja (carro 61)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 65)

17ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 24 a 27 de março de 2011
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP - mapa



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Viviane Monteiro - viviane@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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