Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/03/2011
SAE BRASIL apresentará tendências em freios, no Rio Grande do Sul

10º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia será realizado de 4 a 6 de maio, no InterCity Premium, em Caxias do Sul

As principais fontes da engenharia de freios do Brasil têm encontro marcado de 4 a 6 de maio em Caxias do Sul, RS, com a décima edição do Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia. Maior encontro do setor de freios automotivos no Brasil e um dos mais importantes do mundo, o Colloquium SAE BRASIL vai expor e discutir as principais tendências tecnológicas no setor, por meio da apresentação de 17 trabalhos técnicos, dois fóruns temáticos, palestra especial e exposição de produtos e serviços com as mais importantes marcas do segmento. Toda a programação será no Centro de Convenções do InterCity Premium (avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333).

Animado com encontro, o engenheiro Paulo Varante, chairman do Colloquium, espera atrair 400 visitantes, entre especialistas, acadêmicos e profissionais da área. “O Brasil vive excelente momento econômico, colocando-se entre os cinco maiores fabricantes de veículos do mundo. Temos déficit na importação de autopeças e a nossa engenharia precisa aproveitar melhor essas oportunidades, necessitando para isto avançar mais em pesquisa e desenvolvimento”, justifica o engenheiro.

Segundo Varante, o Colloquium aproximará os diversos atores da cadeia de freios para troca de experiências e sinergias. “Para que os fabricantes de veículos e sistemistas possam continuar investindo e crescendo no Brasil é necessário que os fornecedores locais se desenvolvam tecnologicamente e ofereçam soluções adequadas às nossas necessidades. A dinâmica do Colloquium é uma iniciativa importante no sentido de criar condições para que esta evolução ocorra de forma sustentável”, ressalta.

O Colloquium abrirá dia 4, às 19h, com palestra de Rudolf Limpert, engenheiro, Ph.D e consultor do governo americano e empresas nas áreas de motores e segurança veicular. Limpert é especialista na reconstrução de acidentes rodoviários e análise de responsabilidades, e autor de livros, como ‘Brake Design and Safety, ‘Motor Vehicle Accident Reconstruction and Cause Analysis’ e ‘Vehicle System Components: Design Safety’. Em sua apresentação, o consultor falará sobre a importância do sistema de freios na segurança do usuário.

PAINÉIS TEMÁTICOS - Dois painéis estão na pauta do encontro bianual: Legislação de Componentes de Freios para o Mercado de Reposição, dia 5, e Segurança Veicular, no dia 6, ambos com especialistas da indústria e instituições do governo.

Outra parte importante do encontro será a apresentação de 17 trabalhos técnicos, que visam o aprimoramento de produtos e processos para a comunidade de engenharia de freios. Entre os temas das pesquisas estão regulamentação e legislação sobre freios, segurança veicular, modelagem analítica e computacional de sistema de freios, testes e simulações, materiais e matérias-primas, processos de manufatura, eletrônica em sistema de freios, ruídos e vibrações e meio ambiente.

EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA - Organizado pela SAE BRASIL- Seção Caxias do Sul, o Colloquium contará na Mostra de Engenharia com mais de 40 expositores, como Alroko, Aspock, Bins, Bombril, Chevron, Delga, Duroline, Dynea, ESSS, Farina, Ferdinand Erlmann, Formale, Grupo Nucap, HBM, Linkeng, Merkantil, Metaltork, MSC/Tekno Laminates, National Instruments Brazil, SBU, Shandong Shengquan Chemical, SKF, Teijin, Terra Mater, Trelleborg, Útil Group e Voges.

O Colloquium SAE BRASIL conta com patrocínio da Brex, Empresas Randon, Haldex, Ingepal, MAN, Menegotti, Michelin, Pirelli Pneus, Schaeffler, SI Group Crios, Usiminas, Wabco e Welle Laser. Informações e inscrições pelo site da SAE BRASIL http://www.saebrasil.org.br/eventos/secao_caxias/2011/Colloquium/site ou telefones (11) 3287-2033, ramal 109, e (54) 3223-8677 ou e-mail colloquium@colloquium.com.br

Norberto Fabris, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, afirma que Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia se tornou referência ímpar na área de freios, com a participação cada vez maior de empresas e engenheiros do importante setor automotivo. “A engenharia brasileira deste setor está na vanguarda tecnológica, e isso demonstra nossa competência técnica no desenvolvimento de produtos inovadores”, destaca o diretor da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO:

4 DE MAIO – QUARTA-FEIRA

19h - ABERTURA – com Paulo Varante, chairman do Colloquium.
19h30 – PALESTRA ESPECIAL - COM RUDOLF LIMPERT, ENGENHEIRO, PHD

5 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

8h30 – paper - Metodologia de correlação de desempenho na frenagem considerando testes veiculares, dinamômetro e cálculo computacional
8h55 – paper - Investigação de alguns parâmetros que podem influenciar na distância de frenagem
9h20 – paper - Estudo das relações entre DTV, BTV e BPV mais Judder Type vibração do disco do sistema de freio
9h40 – paper - Varibilidade de testes de freio em dinamômetros – Análise de causa raiz
11h10 – paper - Efeito da geometria na fadiga térmica de tambores de freio fabricados em Fof Vermicular
11h35 – paper - Cubos & Tambores – revisão e validação de design e processo
12h – paper - Aplicação de nanopartículas elastoméricas em pastilhas de freio
14h15 – paper - Análise de asbestos em pastilhas e lona de freios
14h40 – paper - Caracterização do material de atrito em pastilhas e lona de freios
15h05 – paper - Caracterização de dureza de filmes de fricção gerados na superfície de discos de freios
16h30 – paper - Estudo de vibrações em freios, causadas por stick-slip utilizando transição contínua entre atrito estático e dinâmico e amortecimento viscoso
16h55 – paper - Identificação de ruído de freio usando análise de fase
17h20 – paper - Análise da propensão à ocorrência de squeal noise em freio S-cam a partir de modelos numéricos
18h10 – Painel LEGISLAÇÃO DE COMPONENTES DE FREIOS PARA REPOSIÇÃO

6 DE MAIO - SEXTA-FEIRA

8h05 – paper - Diferenças de desempenho de freios a tambor equipados com sapatas fundidas e estampadas em ônibus urbano.
8h30 – paper - O caminho até zero acidentes – Sistema modular de segurança avançado para veículos
8h55 – paper - Desempenho de ABC em semirreboques com diferentes configurações de sensores e modulares
9h20 – paper - Comparação de Sistemas Trainler ABS e Legislação
10h40 – Painel SEGURANÇA VEICULAR
12h30 – Encerramento




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – Jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308