Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/03/2011
Programa de Especialização em Projetos de Sistemas Digitais Embarcados da SAE BRASIL começa 12 de março

Aulas serão ministradas aos sábados, na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e on-line, pelo software Adobe Connect

São Paulo, março de 2010 – Começa 12 de março próximo o curso de Especialização em Projetos de Sistemas Digitais Embarcados da SAE BRASIL, desenvolvido a partir das necessidades das empresas de profissionais com formação específica em eletrônica embarcada.

Com aulas presenciais ministradas aos sábados, das 9 às 18h, na sede da SAE BRASIL (av. Paulista, 2073, ed. Horsa II, cj. 1003, São Paulo) o curso, que se estende até 25 de agosto de 2012, tem em seu conteúdo programático temas de hardware e software divididos em cinco módulos com o total de 376 horas/aula. O aluno poderá escolher o programa completo, ou optar individualmente por um ou mais conteúdos específicos.

As aulas serão transmitidas também on-line por meio do programa Adobe Connect, que permite a visualização de áudio e vídeo do professor, da apresentação, e da área de chat. Para apoio a essa modalidade do curso, haverá um sistema de gerenciamento de conteúdo disponível 24 horas em todos os dias da semana, com acesso prévio aos textos, além de comunicação aberta com os professores, fóruns de discussão e atividades extra-classe.

José Luiz Albertin, diretor de Conhecimento da SAE BRASIL, explica que para o desenvolvimento do curso a entidade contou com a contribuição de experts de diversas empresas, a fim de suprir com precisão os pontos reconhecidamente frágeis na formação dos profissionais da cadeia automotiva.

O coordenador pedagógico, professor e engenheiro Hayram Nicacio, mestre em Engenharia Eletrônica pela Unicamp, relaciona outros aspectos que motivaram a realização do treinamento. Entre eles estão o fato de que 90% da inovação estão relacionados à eletrônica embarcada e que, atualmente, cerca de 40% do custo de peças de um veículo se devam a ela.

Nove empresas apoiam e patrocinam a realização do curso: Bosch, GM, Delphi, Embraer, Freescale, Infineon, Magneti Marelli, MSX International e Ryuma.

Abaixo a grade curricular:

MÓDULOS – Os temas que compõem a grade curricular do curso são:

1. Técnicas de Programação (72h - Linguagens de Programação Estruturada, Algoritmos e Estruturas de Dados, Sistemas de Criptografia, Linguagens Programação Orientada a Objetos).

2. Arquitetura de Computadores Embarcados (72h - Circuitos Lógicos e Álgebra Booleana, Arquitetura de Processadores Embarcados, Organização de Processadores Embarcados, Projeto de Hardware com FPGA/VHDL).

3. Sistemas Operacionais (72h - Implementação de Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS) -, Padrões e Aplicações de Sistemas Operacionais).

4. Protocolos de Comunicação (80h - Protocolos de Comunicação Ponto a Ponto, Redes Embarcadas, Protocolos e Barramentos de Comunicação, Arquitetura TCP/IP, Comunicação Sem Fio);

5. Engenharia de Sistemas (80h - Gestão de Requisitos, Modelagem de Sistemas com UML, Gestão de Projetos, Garantia da Qualidade: Testes e Validações).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3287-2033 ramal 115, ou através do e-mail cursos@saebrasil.org.br.

Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921



Mais informações à imprensa:

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308